2023

Prestação de Cuidados a Pessoas Idosas

Nome: Prestação de Cuidados a Pessoas Idosas
Cód.: CMS14657O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC promove uma aproximação multifatorial e operacional da prestação de cuidados aos idosos, numa perspetiva do cuidador formal e informal. Aborda os modelos atuais de promoção do bem estar dos idosa e, também, a prevenção da violência.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os modelos de promoção do bem-estar dos idosos
Conhecer as componentes da avaliação multidimensional de idosos
Planear e prestar cuidados/intervenções sustentadas em modelos adaptados às necessidades específicas dos idosos
Prevenir a violência sobre idosos
Formar e capacitar os cuidadores formais e informais de idosos



Conteúdos Programáticos

1.Teorias da promoção do bem-estar dos idosos
2. Cuidados centrados na pessoa idosa – avaliação da funcionalidade
3. Determinantes do Envelhecimento Ativo: saúde, segurança e participação social
4. Prevenção da violência sobre idosos
5. Formação e capacitação dos cuidadores formais e informais de idosos




Métodos de Ensino

As metodologias de ensino pretendem que os estudantes desenvolvam competências de análise, reflexão e planeamento sobre os diferentes domínios que integram a prestação de cuidados aos idosos. Mediante a exposição, discussão e apresentação de casos e testemunhos, pretende-se incentivar a participação ativa dos estudantes e a sua intervenção constante no processo, levando à aquisição de conhecimentos e competências que lhes permitam a compreensão dos processos sociais, comunitários e familiares inerentes à prestação de cuidados a esta população, desde a avaliação da funcionalidade, ao envelhecimento ativo e prevenção da violência. Nestas metodologias de ensino, os espaços de reflexão individual e grupal e a utilização de técnicas de trabalho de grupo, leitura e pesquisa orientadas sobre os diferentes temas do programa, serão centrais.
A avaliação contínua tem duas componentes: um trabalho individual e um trabalho de grupo, correspondendo respetivamente a 50% e 50% da nota final da UC.

Bibliografia

Freitas E. V. & Py L. (ed.) (2016). Tratado de geriatria e Gerontologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
Miller, C. (2015). Nursing for Wellness in Older Adults. 7th ed Philadelphia: Wolters Kluwer.
Mendes F., Gemito L., Zangão O., Lopes, M., Chora MA., Sampaio M & Alegria J. (2020). Quebrar Silêncios – Guia orientador para a prevenção da violência sobre pessoas idosas. Évora: Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-125-6
Mendes F., João C., Gemito L. & Lopes M. (2020). Plano regional de prevenção da violência sobre pessoas idosas no Alentejo. Évora: UÉ. ISBN: 978-972-778-128-7.
Yuen EYN, Knight T, Ricciardelli LA, Burney S. Health literacy of caregivers of adult care recipients: A systematic scoping review. Health Soc Care Community. 2018 Mar;26(2):e191-e206. doi: 10.1111/hsc.12368. Epub 2016 Jul 18. PMID: 27426731
World Health Organization. (2017). Global strategy and action plan on ageing and health. In WHO. Retrieved from http://www.who.int/ageing/WHO-GSAP-2017.pdf?ua=1