2024
Seminário de Gerontologia e Saúde I
Nome: Seminário de Gerontologia e Saúde I
Cód.: CMS14655O
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Ciências da Saúde
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Propõe-se proporcionar aos alunos o contacto, a reflexão e o debate sobre temas relevantes e atuais em Gerontologia e Saúde e promover o pensamento crítico sobre as problemáticas do envelhecimento ativo e bem sucedido no contexto do life span nas sociedades contemporâneas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Proporcionar aos alunos o contacto, a reflexão e o debate sobre temas relevantes e atuais em Gerontologia e Saúde;
2. Promover o pensamento crítico sobre as problemáticas do envelhecimento ativo e bem sucedido no contexto do life span nas sociedades contemporâneas.
Pretendemos que, no termo das sessões seminariais, os alunos tenham adquirido as seguintes competências:
- Compreende a relevância interdisciplinar das problemáticas plurais do envelhecimento da população;
- Sabe enquadrar, desenvolver e discutir os problemas de investigação e de intervenção em Gerontologia com um posicionamento aprofundado conhecimento sobre os fenómenos do envelhecimento, com base em bibliografia científica relevante e atualizada.
2. Promover o pensamento crítico sobre as problemáticas do envelhecimento ativo e bem sucedido no contexto do life span nas sociedades contemporâneas.
Pretendemos que, no termo das sessões seminariais, os alunos tenham adquirido as seguintes competências:
- Compreende a relevância interdisciplinar das problemáticas plurais do envelhecimento da população;
- Sabe enquadrar, desenvolver e discutir os problemas de investigação e de intervenção em Gerontologia com um posicionamento aprofundado conhecimento sobre os fenómenos do envelhecimento, com base em bibliografia científica relevante e atualizada.
Conteúdos Programáticos
Ciclo de seminários ou palestras sobre a investigação e intervenção atual em gerontologia e saúde das pessoas idosas:
a) sessões com oradores convidados;
b) sessões organizadas pelos alunos.
a) sessões com oradores convidados;
b) sessões organizadas pelos alunos.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino consiste essencialmente na participação em sessões seminariais apresentados por docentes e especialistas em Gerontologia, e organizados pelos próprios alunos, versando diferentes áreas de investigação e de intervenção sobre temas atuais.
Avaliação continua e em exame:
- 1 relatório síntese sobre os temas seminariais: 25%
- 1 trabalho em formato de artigo científico sobre um dos temas seminariais: 75%
Avaliação continua e em exame:
- 1 relatório síntese sobre os temas seminariais: 25%
- 1 trabalho em formato de artigo científico sobre um dos temas seminariais: 75%
Bibliografia
A disponibilizar em cada um dos seminários, pelo docente responsável.