2025
Análise de Redes Sociais
Nome: Análise de Redes Sociais
Cód.: SOC12056M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
a) Conhecer os princípios teóricos e metodológicos da análise de redes sociais
b) Identificar os princípios de análise das redes sócio-organizacionais
c) Identificar metodologias e ferramentas de análise de redes sócio-organizacionais
d) Reconhecer os factores de êxito e de fracasso das redes sociais
e) Identificar as potencialidades da Análise de Redes Sociais no enfoque organizacional
f) Aprender a estudar um problema na perspectiva da análise de redes sociais
g) Conhecer as ferramentas metodológicas de ARS para a captura de dados sócio-organizacionais
h) Aprender e aplicar as diferentes possibilidades de visualização e análises de redes recorrendo a
ferramentas informáticas
a) Conhecer os princípios teóricos e metodológicos da análise de redes sociais
b) Identificar os princípios de análise das redes sócio-organizacionais
c) Identificar metodologias e ferramentas de análise de redes sócio-organizacionais
d) Reconhecer os factores de êxito e de fracasso das redes sociais
e) Identificar as potencialidades da Análise de Redes Sociais no enfoque organizacional
f) Aprender a estudar um problema na perspectiva da análise de redes sociais
g) Conhecer as ferramentas metodológicas de ARS para a captura de dados sócio-organizacionais
h) Aprender e aplicar as diferentes possibilidades de visualização e análises de redes recorrendo a
ferramentas informáticas
Conteúdos Programáticos
Tema 1 Enquadramento
A génese das redes
Jacob Moreno e os testes sociométricos
As Escolas de Harvard e Chicago
A Escola de Manchester
A actualidade da análise de redes sociais
Tema 2 Linguagem e princípios
Os Grafos
As matrizes
As conexões na rede
A linguagem utilizada nos grafos e matrizes
As medidas da rede
Tema 3 Metodologia
Princípios de orientação metodológica
Rede e estrutura: o enfoque na análise estrutural
Objectivos da investigação em ARS
Técnicas de análise
Detecção da estrutura
Posições e papéis sociais na rede: o conceito de equivalência
Posicionamento dos actores na estrutura
Índice de poder de Bonacich
Efeito da estrutura no comportamento dos actores
Tema 4 Análises sócio-organizacionais
Relações, recursos e periodicidade
Motivos para a formação de redes sócio-organizacionais
Tema 5 Ferramentas Informáticas
Ucinet e Netdraw
A génese das redes
Jacob Moreno e os testes sociométricos
As Escolas de Harvard e Chicago
A Escola de Manchester
A actualidade da análise de redes sociais
Tema 2 Linguagem e princípios
Os Grafos
As matrizes
As conexões na rede
A linguagem utilizada nos grafos e matrizes
As medidas da rede
Tema 3 Metodologia
Princípios de orientação metodológica
Rede e estrutura: o enfoque na análise estrutural
Objectivos da investigação em ARS
Técnicas de análise
Detecção da estrutura
Posições e papéis sociais na rede: o conceito de equivalência
Posicionamento dos actores na estrutura
Índice de poder de Bonacich
Efeito da estrutura no comportamento dos actores
Tema 4 Análises sócio-organizacionais
Relações, recursos e periodicidade
Motivos para a formação de redes sócio-organizacionais
Tema 5 Ferramentas Informáticas
Ucinet e Netdraw
Métodos de Ensino
Aulas expositivas: A transmissão de conteúdos fundamentais será realizada através de aulas teóricas com caráter interativo, incorporando exemplos práticos e discussão de casos, de forma a contextualizar os conceitos teóricos da Análise de Redes Sociais (ARS) e facilitar a compreensão progressiva dos estudantes.
Sessões práticas: Serão promovidas atividades práticas, centradas na aplicação de metodologias de análise de redes e no uso de ferramentas informáticas específicas, como Ucinet, Netdraw e Gephi. Estas sessões permitem aos estudantes consolidar competências técnicas e explorar dados reais ou simulados em redes sociais e organizacionais.
Trabalho colaborativo: Serão realizados exercícios em grupo, simulações e análises de estudos de caso, promovendo a discussão crítica e a capacidade de aplicação da perspetiva da ARS a problemas organizacionais e sociais concretos. Esta metodologia incentiva a partilha de conhecimentos, a negociação de interpretações e o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa.
Trabalho autónomo: Os estudantes serão estimulados a desenvolver competências de investigação e análise através de leituras orientadas, exploração de bases de dados e realização de pequenos projetos individuais ou em grupo. Esta metodologia fortalece a autonomia, a capacidade de formulação de problemas e a interpretação crítica de resultados.
Deste modo, a unidade curricular combina metodologias, garantindo coerência com o modelo pedagógico centrado na aprendizagem ativa, na interdisciplinaridade e no desenvolvimento de competências analíticas e aplicadas. A UC utiliza o moodle como recurso para a organização e acesso aos materiais de aprendizagem e comunicação/feedback.
Sessões práticas: Serão promovidas atividades práticas, centradas na aplicação de metodologias de análise de redes e no uso de ferramentas informáticas específicas, como Ucinet, Netdraw e Gephi. Estas sessões permitem aos estudantes consolidar competências técnicas e explorar dados reais ou simulados em redes sociais e organizacionais.
Trabalho colaborativo: Serão realizados exercícios em grupo, simulações e análises de estudos de caso, promovendo a discussão crítica e a capacidade de aplicação da perspetiva da ARS a problemas organizacionais e sociais concretos. Esta metodologia incentiva a partilha de conhecimentos, a negociação de interpretações e o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa.
Trabalho autónomo: Os estudantes serão estimulados a desenvolver competências de investigação e análise através de leituras orientadas, exploração de bases de dados e realização de pequenos projetos individuais ou em grupo. Esta metodologia fortalece a autonomia, a capacidade de formulação de problemas e a interpretação crítica de resultados.
Deste modo, a unidade curricular combina metodologias, garantindo coerência com o modelo pedagógico centrado na aprendizagem ativa, na interdisciplinaridade e no desenvolvimento de competências analíticas e aplicadas. A UC utiliza o moodle como recurso para a organização e acesso aos materiais de aprendizagem e comunicação/feedback.
Avaliação
Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
A) Avaliação contínua:
A avaliação contínua inclui duas componentes principais, cada uma com peso específico na classificação final:
1. Recensão crítica ou position paper individual (peso 50%) (produção de uma análise crítica ou position paper sobre um tema relacionado com Análise de Redes Sociais - ARS).
2. Trabalho em grupo (peso 50%), sendo a apresentação e discussão em sala de aula valorada com 40% e os restantes 60% desta componente atribuídos à parte escrita.
B) Avaliação final: Exame (100% da CF).
A) Avaliação contínua:
A avaliação contínua inclui duas componentes principais, cada uma com peso específico na classificação final:
1. Recensão crítica ou position paper individual (peso 50%) (produção de uma análise crítica ou position paper sobre um tema relacionado com Análise de Redes Sociais - ARS).
2. Trabalho em grupo (peso 50%), sendo a apresentação e discussão em sala de aula valorada com 40% e os restantes 60% desta componente atribuídos à parte escrita.
B) Avaliação final: Exame (100% da CF).
Bibliografia
Burt, R. (1992); Structural holes. Harvard University Press
Degenne, A; Forsé, M.; (1994) Les réseaux sociaux; une analyse structurale en sociologie.Armand Colin
Silva, C.; Fialho, J., Saragoça, J. (2013). Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casos práticos e procedimentos com Ucinet. Caleidoscópio
Granovetter, M. S. (1973). The Strength of Weak Ties. American Journal of Sociology, 78(6): 1360?1380
Fialho, J. M. R., Casquilho-Martins, I. C., Vilar, D. G. R., Macedo, V., Dias, E. C. F., Thurler, L., Duarte, A. B., & Cavalcanti, M. (Coords.). (2023). Redes sociais face aos desafios num mundo global. Universidade Lusíada Editora.
Fialho, J., Santos, M. O., Baltazar, M. da S., & Saragoça, J. (2018). Redes sociais: Para uma compreensão multidisciplinar da sociedade. Edições Sílabo.
Singh, S. S., Muhuri, S., Mishra, S., Srivastava, D., Shakya, H. K., & Kumar, N. (2024). Social Network Analysis: A Survey on Process, Tools, and Application. ACM Computing Surveys, 56(8), Article 192, 1?39.
Degenne, A; Forsé, M.; (1994) Les réseaux sociaux; une analyse structurale en sociologie.Armand Colin
Silva, C.; Fialho, J., Saragoça, J. (2013). Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casos práticos e procedimentos com Ucinet. Caleidoscópio
Granovetter, M. S. (1973). The Strength of Weak Ties. American Journal of Sociology, 78(6): 1360?1380
Fialho, J. M. R., Casquilho-Martins, I. C., Vilar, D. G. R., Macedo, V., Dias, E. C. F., Thurler, L., Duarte, A. B., & Cavalcanti, M. (Coords.). (2023). Redes sociais face aos desafios num mundo global. Universidade Lusíada Editora.
Fialho, J., Santos, M. O., Baltazar, M. da S., & Saragoça, J. (2018). Redes sociais: Para uma compreensão multidisciplinar da sociedade. Edições Sílabo.
Singh, S. S., Muhuri, S., Mishra, S., Srivastava, D., Shakya, H. K., & Kumar, N. (2024). Social Network Analysis: A Survey on Process, Tools, and Application. ACM Computing Surveys, 56(8), Article 192, 1?39.
Equipa Docente
- Ana Maria Marques Balão [responsável]
