2023

Seminário de Problemáticas Sociológicas Aprofundadas

Nome: Seminário de Problemáticas Sociológicas Aprofundadas
Cód.: SOC13631D
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo Central - Desenvolver a capacidade de utilizar analiticamente conceitos e teses sociológicas.Objetivos específicos:1 – Aprofundar o conhecimento, interpretação e a compreensão crítica dos referenciais teóricos da sociologia, e consequente aplicabilidade em contexto de investigação.2 – Aplicar os referenciais teóricos da Sociologia à formulação e análise de problemas científicos sobre fenómenos sociais complexos e respetiva tradução em problemas sociológicos.3 – Enquadrar os problemas de investigação num posicionamento de aprofundado conhecimento sociológico sobre os fenómenos em análise, com base em bibliografia científica relevante e actualizada.4 – Integrar os problemas de investigação em linhas e/ou projetos de investigação de grupo.5 – Desenvolver e discutir criticamente o trabalho de investigação assim como o trabalho de outros investigadores, especificamente nos referenciais teóricos utilizados assim como questões ético-deontológicas que se lhes coloquem.

Conteúdos Programáticos

Na U.C. examinam-se as percepções, teorias, argumentos e soluções propostas para algumas das questões socialmente mais relevantes. Muitas destas questões são controversas, como diferentes grupos em sociedades têm opiniões diferentes sobre quais problemas são problemas. Os problemas variam ao longo do tempo em custo, benefícios, reconhecimento e status legal.
As explicações destes problemas podem ser agrupadas em micro, meso e macro níveis de análise. Sociólogos que estudam problemas sociais muitas vezes enfatizam os níveis de análise macro e meso e enfatizam os contextos sociais, políticos e económicos.
Em cada duas sessões é analisado um novo tipo de problema social, com preponderância para a relação entre problemas contemporâneos versus problemas clássicos na Sociologia.

Métodos de Ensino

Sessões plenárias para discussão: i) dos problemas epistemológicos e teóricos de interesse geral; ii) e das problemáticas de investigação definidas pelos doutorandos.Sessões modulares para discussão de problemáticas teóricas específicas e/ou de perspetivas especificas de investigação.Sessões de apresentação de ensaios de progresso dos objetos de estudo propostos pelos doutorandos.Acompanhamento e discussão tutorial, individual ou em pequenos grupos organizados por afinidades temáticas e/ou de problemáticas, sobre o desenvolvimento da definição dos problemas de investigação.
Avaliação: Avaliação contínua pela análise e discussão dos relatórios de progresso - 30%;Avaliação das competências de argumentação e de oralidade na discussão da conceção do projeto de investigação e dos conteúdos do ensaio de problematização; Avaliação das competências de escrita, de reflexão e argumentação teórica reveladas na conceção e sistematização do ensaio de problematização - 70%.

Bibliografia

Alexander, J.(2005), The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology, Oxford University Press,
Alexander, Jeffrey C. (2013), The dark side of modernity, Cambridge, Polity Press.
Aron, Raymon,(1991) As Etapas do Pensamento Sociológico. Lisboa, Círculo de Leitores.
Corcuff, P.(2001), As Novas Sociologias. 2.ª ed. Queluz, VRAL, Lda.
Giddens, A.,(2000) Dualidade da Estrutura. Agência e Estrutura, Oeiras, Celta Ed.
Joas, Hans e Knobl, Wolfgang (2009), Social Theory: Twenty Introductory Lectures, Cambridge: Cambridge University Press
Luc Boltanski e Laurent Thévenot (2006), On Justification – Economies of Worth, Princeton: Princeton University Press
Lahire, B.(1998), L’Homme Pluriel: Les Ressorts de l’Action, Paris, Nathan, Essais & Recherches.
Patrick Baert, Silva, Filipe C.(2014), Teoria Social Contemporânea. Lisboa: Mundos Sociais
Turner, J. H. (2013), Contemporary Sociological Theory,London,SAGE.

Equipa Docente