2024

Realidade Virtual em Arquitetura Paisagista

Nome: Realidade Virtual em Arquitetura Paisagista
Cód.: PAO13890M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Arquitectura Paisagista

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimento e compreensão do conceitos fundamentais de visualização computacional e de criação de ambientes virtuais imersivos.
Realidade virtual vs realidade aumentada.
Desenho e visualização em ambiente virtual imersivo no processo criativo de construção de espaço especulando através de diferentes ensaios (conteúdos, formas e gramáticas gráficas) os atributos morfológicos e as dinâmicas espaciais e temporais que o projeto se propõe construir.
Integração do processos de criação de modelos de dados espaciais e preparação da informação de base visando a criação de metáforas expeditas de representação.
Integração de estruturas de dados em software de realidade virtual e concepção e desenvolvimento de interfaces de visualização/imersão considerando a percepção do utilizador.
Promover a capacidade critica no desenho de projeto, em tempo real, através do uso de modelos digitais imersivos que permitam ensaios (formas, texturas, materialidade, luz).

Conteúdos Programáticos

Conceitos fundamentais de visualização e de criação de ambientes virtuais imersivos.
Realidade virtual versus realidade aumentada.
Ambientes virtuais imersivos como mecanismo de análise, construção e reavaliação da morfologia urbana e do desenho de projeto de Arquitetura Paisagista.
Análise de estrutura geral de projeto de realidade virtual em explorando atributos morfológicos do espaço, formas, dinâmicas espaciais e temporais.
Concepção geral de projecto de realidade virtual.
Definição de modelo de dados espaciais e preparação da informação de base.
Geração de estruturas de dados especializadas e criação de metáforas de representação.
Processos de transformação de dados e integração em software de realidade virtual.
Interface de visualização/imersão e percepção do utilizador.
Avaliação de resultados e perspetivas de aplicação e realidade virtual no projeto em Arquitetura Paisagista.

Métodos de Ensino

O método de ensino é baseado na apresentação de conceitos teóricos e metodologias associadas de acordo com a estrutura dos materiais letivos da AP e da Modelação 3D, complementado com o desenvolvimento de exercícios práticos em ambiente laboratorial de realidade virtual.
Os materiais letivos disponíveis incluem os conceitos teóricos fundamentais, exercícios de auto avaliação, vídeos, artigos científicos e outra documentação considerada relevante.
Avaliação:
Projeto conceptual - 30%
O projeto conceptual corresponderá a uma proposta que se paute pelos fundamentos da AP
Projeto final - 70%
O projeto final implementado numa aplicação de realidade virtual, deverá comunicar a proposta de construção de espaço

Os projetos desenvolvem-se em individualmente e serão apresentados e discutidos oralmente. As competências a desenvolver pelo estudante não podem ser avaliadas através de regime de avaliação final.

Bibliografia

Markovic, N: Augmented Reality in Landscape Architecture (2018), VDM Verlag, ISBN-10 : 9783639678932
Champion, Erik (Editor). (2018). The Phenomenology of Real and Virtual Places, London: Routledge, ISBN 9781138094079
Yamu, C. (Ed.), Poplin, A. (Ed.), Devisch, O. (Ed.), De Roo, G. (Ed.). (2018). The Virtual and the Real in Planning and Urban Design: Perspectives, Practices and Applications. London: Routledge, https://doi.org/10.4324/9781315270241
Mitchel. A. (2012), The Esri Guide to GIS Analysis, Volume 3: Modeling Suitability, Movement, and Interaction; Redlands CA, Esri Press
Mach, Rüdiger & Petschek, Peter. (2007). Visualization of Digital Terrain and Landscape Data: A Manual. Springer-Verlag, Berlim. ISBN:978-3-540-30491-3.
Longley, P.A. Goodchild, M.F. , Maguire, D.J. and Rhind, D.W. (2005), Geographic Information Systems and Science, Second Edition. New York: Wiley.