2023

Projeto de Arquitetura Paisagista I

Nome: Projeto de Arquitetura Paisagista I
Cód.: PAO13872M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arquitectura Paisagista

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar o aluno do conhecimento de um conjunto de conceitos, métodos, técnicas e enquadramento legal para intervenção criativa e valorizadora do espaço rural, periferias urbanas, áreas protegidas e áreas industriais com vista ao seu uso múltiplo, incluindo também a integração de estruturas e infraestruturas na paisagem.

Conteúdos Programáticos

Conservação da Natureza e Paisagem. Áreas Protegidas. Rede Nacional de Áreas Protegidas. Recreio e Paisagem. Impactes do Recreio na Paisagem. Planeamento do Recreio e Princípios básicos de conceção de espaços de recreio na paisagem rural e periurbana.
Importância dos “Greenways” no uso do território para recreio.
A Estrada e a Paisagem; outras Estruturas e Infraestruturas - planeamento e integração paisagística.
Elaboração de uma proposta (estudo prévio), para uma paisagem rural / periurbana com vista à sua valorização paisagística, ecológica e estética, articulação funcional e aproveitamento lúdico, cultural e didático cumprindo os seguintes objetivos: Conservação da natureza, da paisagem e dos valores culturais, integração paisagística de infraestruturas, valorização do património natural e cultural, recuperação ecológica e paisagística de cursos de água, zonas húmidas, albufeiras e reabilitação de áreas degradadas.

Métodos de Ensino

Palestras e conferências com especialistas convidados, projeções de vídeo e visitas de estudo.
Realização de trabalho prático, exercício de síntese da formação obtida na componente teórica da disciplina, integrando aquele conhecimento num estudo de caso. O trabalho é realizado em duas fases com apresentação oral obrigatória e a classificação final é a média ponderada das classificações obtidas em cada fase- 1ªfase peso 1, 2ªfase peso 4. As competências a desenvolver pelo estudante não podem ser avaliadas através de regime de avaliação final. Propõe-se assim uma metodologia de ensino inclusiva e integradora que pretende combater a visão sectorial e fragmentada do conhecimento.



Bibliografia

Amidon, J., 2005. Moving Horizons. The Landscape Architecture of Kathryn Gustafson and Partners. Basel.Birkäuser.
Baumeister, N. (ed.).2007. New Landscape Architecture. Berlin: Verlagshaus Braun.
Diedrich, L. (ed.), 2009. Territories. From Landscape to City. Basel. Birkäuser Verlag.
Krauel, J., 2008. Landscape Design Promenades. Barcelona: Links.
Margolis, l. and Robinson, A. 2007. Living Systems. Innovative materials and Technologies for Landscape Architecture. Basel. Birkäuser.
Smith, D. S. and Hellmund, P. C., 1993.Ecology of Greenways. Design and Function of Linear Conservation Areas, Minneapolis: University of Minneapolis Press.
Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, 2001. Lisboa: Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território
Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, Diário da República n.º 87/2018, Série I de 2018-05-07

Equipa Docente