2025

Globalização Económica

Nome: Globalização Económica
Cód.: ECN13103M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos consigam:
1. Ter capacidade de análise sobre as dinâmicas económicas globais numa perspetiva histórica
2. Conhecer as tendências atuais dos fluxos de comércio de bens, de serviços e de fatores produtivos no contexto da economia mundial
3. Promover a compreensão sobre os fluxos migratórios na atualidade
4. Identificar as causas e os efeitos ambientais provocados pela globalização económica e avaliar a influência das políticas públicas da União Europeia na tentativa de minimizar tais efeitos.
5. Promover a compreensão sobre o papel das organizações económicas internacionais na definição das regras e na sua supervisão
Pretende-se, ainda, que os alunos desenvolvam capacidades:
6. de reflexão independente, de decisão, de comunicação escrita e oral e de trabalho em equipa
7. para enquadrar a problemática da globalização no domínio das políticas públicas, permitindo uma melhor inserção no mercado de trabalho
8. para funções no domínio da investigação

Conteúdos Programáticos

1. Quadro conceptual e aspetos históricos da globalização económica
2. Comércio internacional
3. Movimentos de capitais: investimento direto estrangeiro e investimento internacional de carteira
4. Fluxos migratórios
5. Consequências ambientais da globalização
6. Efeitos da globalização: a perspetiva da União Europeia e dos países em desenvolvimento
7. As instituições económicas internacionais

Métodos de Ensino

As aulas terão uma componente expositiva dos conteúdos e uma componente aplicada em que serão
analisados artigos científicos e notícias relacionadas com a globalização económica. Também será realizado
um pequeno trabalho de pesquisa e de revisão de literatura. O objetivo é distinguir entre o tratamento
académico e jornalístico de um fenómeno que tem uma dimensão pública distinta da sua realidade efetiva.
Há três possibilidades de avaliação: Regime de avaliação contínua, que consiste de um teste escrito,
orientação de discussão em sala e realização de um trabalho de investigação (40%, 30%, 30%). Regime de
avaliação final, com uma prova escrita e uma prova oral (50%, 50%). A prova oral só se realizará se a nota da
prova escrita for superior a 9 valores. Regime de avaliação mista, com um teste escrito e um trabalho de
investigação (50%, 50%).

Avaliação

A avaliação, será realizada através do regime de avaliação contínua ou de exame. O regime de avaliação contínua implica a realização de um trabalho, um relatório e um teste final.
1. Relatorio (25% da nota final)
Objectivo: Analisar e apresentar em aula um artigo, enquadrável na UC. Aspetos
fundamentais do artigo (objetivo, estado da arte, metodologia, resultados e linhas de
investigação, etc..) com um máximo de 5 páginas.
2. Trabalho (50% da nota final). Elaborar o estado da arte sobre um dos temas indicados pelo docente, o qual terá por base uma questão de pesquisa.
3. Teste individual escrito (25%). Uma nota inferior a 7, mesmo que a média seja positiva, exige a realizaçãp de uma prova oral.

Bibliografia

ACEMOGLOU, D. e J. ROBINSON (2020), O Equilíbrio do Poder: Estados, sociedades e
o futuro da liberdade por Temas e Debates, Lisboa.
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??BENEDICTER, R., GRUBER, M. and KOFLER, I. (2022), Re-Globalization: New Frontiers of Political, Economic, and Social Globalization, Routledge, London.
??DALIO, R. (2022), A nova Ordem Mundial: Porque falham e triunfam as Nações, Editora Self, Lisboa.
??DWEEK, S. (2020), Pandemic and Future of Globalization: End of Era ? 2020 -, Amazon Digital Services.
??GALOR, O. (2022), As origens da Riqueza e da Desigualdade, Lua de Papel, Lisboa.
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