2025
Globalização Económica
Nome: Globalização Económica
Cód.: ECN13103M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos consigam:
1. Ter capacidade de análise sobre as dinâmicas económicas globais numa perspetiva histórica
2. Conhecer as tendências atuais dos fluxos de comércio de bens, de serviços e de fatores produtivos no contexto da economia mundial
3. Promover a compreensão sobre os fluxos migratórios na atualidade
4. Identificar as causas e os efeitos ambientais provocados pela globalização económica e avaliar a influência das políticas públicas da União Europeia na tentativa de minimizar tais efeitos.
5. Promover a compreensão sobre o papel das organizações económicas internacionais na definição das regras e na sua supervisão
Pretende-se, ainda, que os alunos desenvolvam capacidades:
6. de reflexão independente, de decisão, de comunicação escrita e oral e de trabalho em equipa
7. para enquadrar a problemática da globalização no domínio das políticas públicas, permitindo uma melhor inserção no mercado de trabalho
8. para funções no domínio da investigação
1. Ter capacidade de análise sobre as dinâmicas económicas globais numa perspetiva histórica
2. Conhecer as tendências atuais dos fluxos de comércio de bens, de serviços e de fatores produtivos no contexto da economia mundial
3. Promover a compreensão sobre os fluxos migratórios na atualidade
4. Identificar as causas e os efeitos ambientais provocados pela globalização económica e avaliar a influência das políticas públicas da União Europeia na tentativa de minimizar tais efeitos.
5. Promover a compreensão sobre o papel das organizações económicas internacionais na definição das regras e na sua supervisão
Pretende-se, ainda, que os alunos desenvolvam capacidades:
6. de reflexão independente, de decisão, de comunicação escrita e oral e de trabalho em equipa
7. para enquadrar a problemática da globalização no domínio das políticas públicas, permitindo uma melhor inserção no mercado de trabalho
8. para funções no domínio da investigação
Conteúdos Programáticos
1. Quadro conceptual e aspetos históricos da globalização económica
2. Comércio internacional
3. Movimentos de capitais: investimento direto estrangeiro e investimento internacional de carteira
4. Fluxos migratórios
5. Consequências ambientais da globalização
6. Efeitos da globalização: a perspetiva da União Europeia e dos países em desenvolvimento
7. As instituições económicas internacionais
2. Comércio internacional
3. Movimentos de capitais: investimento direto estrangeiro e investimento internacional de carteira
4. Fluxos migratórios
5. Consequências ambientais da globalização
6. Efeitos da globalização: a perspetiva da União Europeia e dos países em desenvolvimento
7. As instituições económicas internacionais
Métodos de Ensino
As aulas terão uma componente expositiva dos conteúdos e uma componente aplicada em que serão
analisados artigos científicos e notícias relacionadas com a globalização económica. Também será realizado
um pequeno trabalho de pesquisa e de revisão de literatura. O objetivo é distinguir entre o tratamento
académico e jornalístico de um fenómeno que tem uma dimensão pública distinta da sua realidade efetiva.
Há três possibilidades de avaliação: Regime de avaliação contínua, que consiste de um teste escrito,
orientação de discussão em sala e realização de um trabalho de investigação (40%, 30%, 30%). Regime de
avaliação final, com uma prova escrita e uma prova oral (50%, 50%). A prova oral só se realizará se a nota da
prova escrita for superior a 9 valores. Regime de avaliação mista, com um teste escrito e um trabalho de
investigação (50%, 50%).
analisados artigos científicos e notícias relacionadas com a globalização económica. Também será realizado
um pequeno trabalho de pesquisa e de revisão de literatura. O objetivo é distinguir entre o tratamento
académico e jornalístico de um fenómeno que tem uma dimensão pública distinta da sua realidade efetiva.
Há três possibilidades de avaliação: Regime de avaliação contínua, que consiste de um teste escrito,
orientação de discussão em sala e realização de um trabalho de investigação (40%, 30%, 30%). Regime de
avaliação final, com uma prova escrita e uma prova oral (50%, 50%). A prova oral só se realizará se a nota da
prova escrita for superior a 9 valores. Regime de avaliação mista, com um teste escrito e um trabalho de
investigação (50%, 50%).
Avaliação
A avaliação, será realizada através do regime de avaliação contínua ou de exame. O regime de avaliação contínua implica a realização de um trabalho, um relatório e um teste final.
1. Relatorio (25% da nota final)
Objectivo: Analisar e apresentar em aula um artigo, enquadrável na UC. Aspetos
fundamentais do artigo (objetivo, estado da arte, metodologia, resultados e linhas de
investigação, etc..) com um máximo de 5 páginas.
2. Trabalho (50% da nota final). Elaborar o estado da arte sobre um dos temas indicados pelo docente, o qual terá por base uma questão de pesquisa.
3. Teste individual escrito (25%). Uma nota inferior a 7, mesmo que a média seja positiva, exige a realizaçãp de uma prova oral.
1. Relatorio (25% da nota final)
Objectivo: Analisar e apresentar em aula um artigo, enquadrável na UC. Aspetos
fundamentais do artigo (objetivo, estado da arte, metodologia, resultados e linhas de
investigação, etc..) com um máximo de 5 páginas.
2. Trabalho (50% da nota final). Elaborar o estado da arte sobre um dos temas indicados pelo docente, o qual terá por base uma questão de pesquisa.
3. Teste individual escrito (25%). Uma nota inferior a 7, mesmo que a média seja positiva, exige a realizaçãp de uma prova oral.
Bibliografia
ACEMOGLOU, D. e J. ROBINSON (2020), O Equilíbrio do Poder: Estados, sociedades e
o futuro da liberdade por Temas e Debates, Lisboa.
??AGHION, P., ANTONIN, C. and BUNEL, S. (2021), O Poder da Destruição Criadora: Inovação, crescimento e o futuro do capitalismo, Temas e Debates, Lisboa.
??COLOMER, J. and BEALE, A. (2020), Democracy and Globalization: Anger, Fear and Hope, Routledge, London.
??BENEDICTER, R., GRUBER, M. and KOFLER, I. (2022), Re-Globalization: New Frontiers of Political, Economic, and Social Globalization, Routledge, London.
??DALIO, R. (2022), A nova Ordem Mundial: Porque falham e triunfam as Nações, Editora Self, Lisboa.
??DWEEK, S. (2020), Pandemic and Future of Globalization: End of Era ? 2020 -, Amazon Digital Services.
??GALOR, O. (2022), As origens da Riqueza e da Desigualdade, Lua de Papel, Lisboa.
??LOPEZ-CLAROS, A., DAHL, A. And GROFF, M. (2020), Global Governance and the Emergence of Global Institutions for the 21st Century, Cambridge University Press.
o futuro da liberdade por Temas e Debates, Lisboa.
??AGHION, P., ANTONIN, C. and BUNEL, S. (2021), O Poder da Destruição Criadora: Inovação, crescimento e o futuro do capitalismo, Temas e Debates, Lisboa.
??COLOMER, J. and BEALE, A. (2020), Democracy and Globalization: Anger, Fear and Hope, Routledge, London.
??BENEDICTER, R., GRUBER, M. and KOFLER, I. (2022), Re-Globalization: New Frontiers of Political, Economic, and Social Globalization, Routledge, London.
??DALIO, R. (2022), A nova Ordem Mundial: Porque falham e triunfam as Nações, Editora Self, Lisboa.
??DWEEK, S. (2020), Pandemic and Future of Globalization: End of Era ? 2020 -, Amazon Digital Services.
??GALOR, O. (2022), As origens da Riqueza e da Desigualdade, Lua de Papel, Lisboa.
??LOPEZ-CLAROS, A., DAHL, A. And GROFF, M. (2020), Global Governance and the Emergence of Global Institutions for the 21st Century, Cambridge University Press.