2025
Diplomacia Económica
Nome: Diplomacia Económica
Cód.: ECN12134M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Economia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos consigam:
1. Entender o papel da Diplomacia Económica num mundo multipolar e globalizado e os fatores que a modelam, tendo em conta as abordagens teóricas e sua aplicação prática
2. Conhecer a influência da Diplomacia Económica na promoção do Investimento Direto Estrangeiro e no Comércio Internacional
3. Avaliar o desempenho das Organizações não-Governamentais na Diplomacia Económica
4. Entender a racionalidade e o funcionamento da Diplomacia Económica da União Europeia, dando especial atenção aos desenvolvimentos decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia
Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam capacidades:
5. de reflexão independente, de decisão, de comunicação escrita e oral e de trabalho em equipa
6. para enquadrar a problemática da diplomacia económica na formação das políticas públicas, permitindo uma futura inserção no mercado de trabalho
7. para funções no domínio da investigação
1. Entender o papel da Diplomacia Económica num mundo multipolar e globalizado e os fatores que a modelam, tendo em conta as abordagens teóricas e sua aplicação prática
2. Conhecer a influência da Diplomacia Económica na promoção do Investimento Direto Estrangeiro e no Comércio Internacional
3. Avaliar o desempenho das Organizações não-Governamentais na Diplomacia Económica
4. Entender a racionalidade e o funcionamento da Diplomacia Económica da União Europeia, dando especial atenção aos desenvolvimentos decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia
Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam capacidades:
5. de reflexão independente, de decisão, de comunicação escrita e oral e de trabalho em equipa
6. para enquadrar a problemática da diplomacia económica na formação das políticas públicas, permitindo uma futura inserção no mercado de trabalho
7. para funções no domínio da investigação
Conteúdos Programáticos
1. A relevância da Diplomacia Económica num mundo multipolar e globalizado e os fatores que a modelam.
2. Desafios e respostas da moderna Diplomacia Económica
3. Os fatores que modelam a Diplomacia Económica: das abordagens teóricas à sua aplicação prática
4. A Diplomacia Económica e promoção do Investimento Direto Estrangeiro e do Comércio Internacional: estratégias e impactos
5. Os Princípios e os as limitações da Diplomacia Económica na formulação da Política Externa
6. O papel das Organizações não-Governamentais na Diplomacia Económica
7. A Diplomacia Económica da União Europeia: da racionalidade do seu funcionamento à sua efetividade
8. Tendências recentes da Diplomacia Económica no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia
2. Desafios e respostas da moderna Diplomacia Económica
3. Os fatores que modelam a Diplomacia Económica: das abordagens teóricas à sua aplicação prática
4. A Diplomacia Económica e promoção do Investimento Direto Estrangeiro e do Comércio Internacional: estratégias e impactos
5. Os Princípios e os as limitações da Diplomacia Económica na formulação da Política Externa
6. O papel das Organizações não-Governamentais na Diplomacia Económica
7. A Diplomacia Económica da União Europeia: da racionalidade do seu funcionamento à sua efetividade
8. Tendências recentes da Diplomacia Económica no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia
Métodos de Ensino
As aulas terão uma componente expositiva e uma componente aplicada em que serão
analisados case studies. Assim, os diferentes tópicos serão apresentados através da análise de artigos e relatórios onde tais quadros teórico-empíricos foram aplicados.
Algumas sessões serão dedicadas ao acompanhamento, apresentação e discussão dos
trabalhos realizados pelos alunos, os quais concretizam a vertente contacto com as
metodologias de investigação. Deste modo, a avaliação nesta unidade curricular será composta por duas componentes: trabalhos práticos e um teste final.
analisados case studies. Assim, os diferentes tópicos serão apresentados através da análise de artigos e relatórios onde tais quadros teórico-empíricos foram aplicados.
Algumas sessões serão dedicadas ao acompanhamento, apresentação e discussão dos
trabalhos realizados pelos alunos, os quais concretizam a vertente contacto com as
metodologias de investigação. Deste modo, a avaliação nesta unidade curricular será composta por duas componentes: trabalhos práticos e um teste final.
Avaliação
A avaliação, será realizada através do regime de avaliação contínua ou de exame. O regime de avaliação contínua implica a realização de um trabalho, um relatório e um teste final.
1. Relatorio (25% da nota final)
Objectivo: Analisar e apresentar em aula um artigo, enquadrável na UC. Aspetos
fundamentais do artigo (objetivo, estado da arte, metodologia, resultados e linhas de
investigação, etc..) com um máximo de 5 páginas.
2. Trabalho (50% da nota final). Elaborar o estado da arte sobre um dos temas indicados pelo docente, o qual terá por base uma questão de pesquisa.
3. Teste individual escrito (25%). Uma nota inferior a 7, mesmo que a média seja positiva, exige a realizaçãp de uma prova oral.
1. Relatorio (25% da nota final)
Objectivo: Analisar e apresentar em aula um artigo, enquadrável na UC. Aspetos
fundamentais do artigo (objetivo, estado da arte, metodologia, resultados e linhas de
investigação, etc..) com um máximo de 5 páginas.
2. Trabalho (50% da nota final). Elaborar o estado da arte sobre um dos temas indicados pelo docente, o qual terá por base uma questão de pesquisa.
3. Teste individual escrito (25%). Uma nota inferior a 7, mesmo que a média seja positiva, exige a realizaçãp de uma prova oral.
Bibliografia
BAYNE, N. and S. WOOLCOCK ? editors - (2017), ?The New Economic Diplomacy: Decision-Making and Negotiation in International Economic Relations?, 4th. edition, Routledge: London.
BERGEIK, P. ? editor- (2021), ?Research Handbook on Economic Sanctions?, Edward Elgar Publishing: Cheltenham.
BERGEIJK, P., and J. MOONS ? editors - (2018), ?Research Handbook on Economic Diplomacy: Bilateral Relations in a Context of Geopolitical Change?, Edward Elgar Publishing: Cheltenham.
CHAN, S. (2017), ?Meditations on Diplomacy: Comparative Cases in Diplomatic Practice and Foreign Policy Economic Relations, E-International Relations Publishing: Bristol.
CHATTERJEE, C. (2020), ?Economic Diplomacy and Foreign Policy-making?, Palgrave Macmillan, Cham: Switzerland.
WOOLCOCK, S. (2012), ?European Union Economic Diplomacy: The Role of the EU in External?, Routledge: London.
BERGEIK, P. ? editor- (2021), ?Research Handbook on Economic Sanctions?, Edward Elgar Publishing: Cheltenham.
BERGEIJK, P., and J. MOONS ? editors - (2018), ?Research Handbook on Economic Diplomacy: Bilateral Relations in a Context of Geopolitical Change?, Edward Elgar Publishing: Cheltenham.
CHAN, S. (2017), ?Meditations on Diplomacy: Comparative Cases in Diplomatic Practice and Foreign Policy Economic Relations, E-International Relations Publishing: Bristol.
CHATTERJEE, C. (2020), ?Economic Diplomacy and Foreign Policy-making?, Palgrave Macmillan, Cham: Switzerland.
WOOLCOCK, S. (2012), ?European Union Economic Diplomacy: The Role of the EU in External?, Routledge: London.
Equipa Docente
- José Manuel Martins Caetano [responsável]
- Miguel Rocha de Sousa