2024

Comercialização e Marketing de Azeite

Nome: Comercialização e Marketing de Azeite
Cód.: GES10131M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fornecer os conceitos básicos e os métodos e técnicas de Comercialização e de Marketing na sua aplicação ao sector olivícola e a sua importância como ferramenta para o desenvolvimento de qualquer projeto empresarial seja nacional, global e internacional.
Competências a desenvolver: Domínio dos conceitos, técnicas e instrumentos de comercialização e de marketing para análise dos mercados;Uso de diversos tipos de informação e delinear e conceber estudos de mercado de suporte à estratégia de marketing;Realização de um plano de marketing;Capacidade de trabalho em equipa, de transmissão de ideias e informações orais e escritas e de raciocínio interdisciplinar integrado;Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas de comercialização e de marketing;Capacidade de relacionar conceitos de forma integrada e de interpretar a informação;Capacidade de utilizar software específico e tecnologias de informação e comunicação de suporte a estratégias de comercialização e de marketing.

Conteúdos Programáticos

1. O contexto global da comercialização e do marketing
1.1. Comércio e marketing
1.2. Conceito de marketing e sua evolução
1.3. O ambiente de marketing de azeite
1.4. O sistema de marketing
1.5. Associativismo e cooperação intersectorial
1.6. e-marketing
2. O mercado de azeite
2.1. Características, Formas de Organização e Funcionamento
2.2. Métodos de análise, medição e previsão do mercado
2.3. O contexto internacional
2.4. Investigação de mercados
3. Estratégia, planeamento e controle de marketing
3.1. Análise e diagnóstico da situação
3.2. A fixação de objetivos de marketing
3.3. A estratégia de marketing
3.4. O marketing-mix do azeite
3.5. O plano de marketing

Métodos de Ensino

- Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral;
- Análise e discussão de estudos de caso;
- Regime não presencial, estudo à distância através do Moodle;
- Incentivo e acompanhamento ao trabalho de pesquisa fora da sala de aula e à realização de um plano de marketing agro-alimentar;
- Seminários por especialistas em diversos temas no âmbito da unidade curricular.
A avaliação é constituída por:
- Um teste escrito em sala de aula, individual, com consulta de materiais pedagógicos, abrangendo todos os assuntos incluídos no programa da unidade curricular, com um peso de 50% na avaliação final;
- Um trabalho de pesquisa em grupo a apresentar e discutir durante as horas letivas, com um peso de 40% na avaliação final;
- Participação nas aulas e análise e discussão de casos de estudo, com um peso de 10% na avaliação final

Bibliografia

Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio P. & Rodrigues, V. (2008), Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Ed. D. Quixote, Lisboa.
Lucas, M. R., Silvério, M., Marreiros, C. & Carvalho, L. (2013). Marketing:criação de valor para o cliente, Universidade de Évora.
Klopcic, M., Kuipers, A. & Hocquette, J. F. (2013) Consumer attitudes to food quality products in Southern Europe, Wageningen Academic Publishers, (ISBN: 978-90-8686-207-8).
Kotler, P. & Keller, K. L., (2006). Administração de Marketing. 12rd ed. Pearson/Prentice Hall.
Padberg, D., C. Ritson, L. Albisu. (1997), Agro-food marketing, Cab International.