2025
Psicologia Educacional
Nome: Psicologia Educacional
Cód.: PSI11440M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento psicológico, processos de aprendizagem e dinâmicas das relações educativas.
2. Conhecer e compreender a complexidade e a interdependência dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem à luz das principais correntes psicológicas.
3. Descrever e analisar de modo crítico fenómenos psicológicos subjacentes a processos educativos, nas dimensões pessoais, sociocognitivas e relacionais.
4. Aprofundar conhecimentos que possibilitem uma intervenção nas dinâmicas das relações educativas (processos de ensino, expectativas, interações, gestão da sala de aula, resolução de conflitos) cientificamente fundamentada, promotora de ambientes educacionais positivos.
5. Desenvolver competências de autoconhecimento e gestão das emoções, que possibilitem o desenvolvimento pessoal e lidar com problemas relacionados com a atividade docente.
6. Conhecer investigação psicológica no campo da Psicologia da Educação e sua aplicação aos contextos educativo
2. Conhecer e compreender a complexidade e a interdependência dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem à luz das principais correntes psicológicas.
3. Descrever e analisar de modo crítico fenómenos psicológicos subjacentes a processos educativos, nas dimensões pessoais, sociocognitivas e relacionais.
4. Aprofundar conhecimentos que possibilitem uma intervenção nas dinâmicas das relações educativas (processos de ensino, expectativas, interações, gestão da sala de aula, resolução de conflitos) cientificamente fundamentada, promotora de ambientes educacionais positivos.
5. Desenvolver competências de autoconhecimento e gestão das emoções, que possibilitem o desenvolvimento pessoal e lidar com problemas relacionados com a atividade docente.
6. Conhecer investigação psicológica no campo da Psicologia da Educação e sua aplicação aos contextos educativo
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
Perspetivas sobre Psicologia da Educação
A Psicologia da Educação na formação de docentes
2. Desenvolvimento Psicológico
Perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento psicológico.
Desenvolvimento humano em contexto
3. Aprendizagem em contextos educativos
Perspetivas teóricas sobre aprendizagem em contextos educativos: perspetivas comportamentais, cognitivas, sociocognitivas, construtivistas e socioconstrutivistas
Autoeficácia, metacognição e autorregulação da aprendizagem
Motivação, ensino e aprendizagem
4. Fatores Psicológicos e Relacionais implicados nos Processos Educativos
Dimensões pessoais, sociocognitivas e relacionais
Competências sociais e emocionais
5. Dinâmicas das Relações Educativas
Representações e expectativas na relação educativa
Diversidade(s) em contextos educativos
Relação educativa e gestão de sala de aula
Aprendizagem sócio emocional e promoção de ambientes educativos positivos
Clima de escola e envolvimento do/a aluno/a na escola
Perspetivas sobre Psicologia da Educação
A Psicologia da Educação na formação de docentes
2. Desenvolvimento Psicológico
Perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento psicológico.
Desenvolvimento humano em contexto
3. Aprendizagem em contextos educativos
Perspetivas teóricas sobre aprendizagem em contextos educativos: perspetivas comportamentais, cognitivas, sociocognitivas, construtivistas e socioconstrutivistas
Autoeficácia, metacognição e autorregulação da aprendizagem
Motivação, ensino e aprendizagem
4. Fatores Psicológicos e Relacionais implicados nos Processos Educativos
Dimensões pessoais, sociocognitivas e relacionais
Competências sociais e emocionais
5. Dinâmicas das Relações Educativas
Representações e expectativas na relação educativa
Diversidade(s) em contextos educativos
Relação educativa e gestão de sala de aula
Aprendizagem sócio emocional e promoção de ambientes educativos positivos
Clima de escola e envolvimento do/a aluno/a na escola
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos promovem articulação entre fundamentações teóricas, investigação e situações práticas. As aulas são desenvolvidas através de: a) aulas de exposição dos conteúdos programáticos, visando desenvolver o pensamento critico e reflexivo dos estudantes, através da análise e discussão dos modelos teóricos e sua aplicação a situações práticas; b) aulas de cariz teórico-prático com a análise, discussão e reflexão de situações práticas, relacionando a Psicologia Educacional com a intervenção em situações educativas. Está prevista a realização de trabalhos de grupo sobre temáticas relacionadas com problemáticas psicoeducacionais, sendo incentivado o conhecimento da investigação realizada no âmbito da Psicologia Educacional.
Pretende-se incentivar o trabalho cooperativo, o trabalho autónomo de pesquisa, o desenvolvimento de projetos, a utilização de recursos digitais, etc. É utlizado o Moodle para disponibilizar materiais e fomentar a comunicação docente-estudantes.
Pretende-se incentivar o trabalho cooperativo, o trabalho autónomo de pesquisa, o desenvolvimento de projetos, a utilização de recursos digitais, etc. É utlizado o Moodle para disponibilizar materiais e fomentar a comunicação docente-estudantes.
Avaliação
A avaliação está delineada para possibilitar o cumprimento os objetivos da unidade curricular, procurando-se diferentes modalidades avaliativas.
Avaliação contínua: a) prova escrita, abordando toda a matéria lecionada (60%); b) trabalho de grupo (40%), consistindo no aprofundamento de um tópico relacionado com uma problemática psicoeducacional. O trabalho de grupo é apresentado oralmente e discutido nas aulas, sendo dado o respetivo feedback e possibilitada a melhoria do trabalho escrito final.
Avaliação final: a) prova escrita sobre a matéria lecionada (65%); b) trabalho individual, nos mesmos moldes do trabalho da avaliação contínua (35%), com apresentação e discussão oral..
As questões das provas escritas são delineadas para avaliar a capacidade de análise e reflexão dos estudantes.
As aulas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).
Avaliação contínua: a) prova escrita, abordando toda a matéria lecionada (60%); b) trabalho de grupo (40%), consistindo no aprofundamento de um tópico relacionado com uma problemática psicoeducacional. O trabalho de grupo é apresentado oralmente e discutido nas aulas, sendo dado o respetivo feedback e possibilitada a melhoria do trabalho escrito final.
Avaliação final: a) prova escrita sobre a matéria lecionada (65%); b) trabalho individual, nos mesmos moldes do trabalho da avaliação contínua (35%), com apresentação e discussão oral..
As questões das provas escritas são delineadas para avaliar a capacidade de análise e reflexão dos estudantes.
As aulas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).
Bibliografia
- Black, D. L. (2022). Essentials of social emotional learning. Wiley
- Cline, T., Gulliford, A., & Birch, S. (Eds.) (2024). Educational psychology. Routledge.
- Duchesne, S., McMaugh, A. M., & Mackenzie, E. (2022). Educational psychology for learning and teaching. Cengage Learning.
- Fredricks, J. A., Reschly, A. L., & Christenson, S. L. (2019). Handbook of student engagement interventions. Working with disengaged students. Academic Press
- NASEM (2018). How people learn II. Learners, contexts, and cultures. The National Academies Press.
- Santrock, J. W. & Roehrig, A. D. (2024). Educational Psychology. McGraw-Hill.
- Schunk, D. H. (2020). Learning theories: an educational perspective. Pearson.
- Veiga, F. H. (coord.) (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Climepsi.
- Wentzel, K. R. & Miele, D. B. (Eds.) (2016). Handbook of motivation at school. Routledge.
- Woolfolk, A. & Usher, E. L. (2023). Educational psychology. Pearson
- Cline, T., Gulliford, A., & Birch, S. (Eds.) (2024). Educational psychology. Routledge.
- Duchesne, S., McMaugh, A. M., & Mackenzie, E. (2022). Educational psychology for learning and teaching. Cengage Learning.
- Fredricks, J. A., Reschly, A. L., & Christenson, S. L. (2019). Handbook of student engagement interventions. Working with disengaged students. Academic Press
- NASEM (2018). How people learn II. Learners, contexts, and cultures. The National Academies Press.
- Santrock, J. W. & Roehrig, A. D. (2024). Educational Psychology. McGraw-Hill.
- Schunk, D. H. (2020). Learning theories: an educational perspective. Pearson.
- Veiga, F. H. (coord.) (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Climepsi.
- Wentzel, K. R. & Miele, D. B. (Eds.) (2016). Handbook of motivation at school. Routledge.
- Woolfolk, A. & Usher, E. L. (2023). Educational psychology. Pearson