2024
Fundamentos de Didática da Matemática
Nome: Fundamentos de Didática da Matemática
Cód.: PED11194M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O1. Adquirir conhecimentos sobre o conhecimento profissional que assiste o professor de Matemática na desenvolvimento da sua atividade profissional, em especial no que diz respeito ao ensino da Matemática
O2. Adquirir conhecimento sobre a natureza do saber matemático e ser capaz de perspetivar a experiência matemática e os fatores que a afetam
O3. Adquirir conhecimento sobre a evolução das tendências curriculares a nível internacional para o ensino da Matemática e em particular em Portugal, e ser capaz de perspetivar as conexões com outros domínios do saber/disciplinas
O4. Adquirir conhecimento sobre os principais problemas que se colocam à aprendizagem da Matemática pelos alunos e ser capaz de perspetivar contributos para a sua solução
O5- Desenvolver a capacidade de problematizar os principais desafios do ensino da Matemática, em particular no 3º ciclo do ensino básico e secundário, e de valorizar a investigação no domínio como recurso para o desenvolvimento profissional.
O2. Adquirir conhecimento sobre a natureza do saber matemático e ser capaz de perspetivar a experiência matemática e os fatores que a afetam
O3. Adquirir conhecimento sobre a evolução das tendências curriculares a nível internacional para o ensino da Matemática e em particular em Portugal, e ser capaz de perspetivar as conexões com outros domínios do saber/disciplinas
O4. Adquirir conhecimento sobre os principais problemas que se colocam à aprendizagem da Matemática pelos alunos e ser capaz de perspetivar contributos para a sua solução
O5- Desenvolver a capacidade de problematizar os principais desafios do ensino da Matemática, em particular no 3º ciclo do ensino básico e secundário, e de valorizar a investigação no domínio como recurso para o desenvolvimento profissional.
Conteúdos Programáticos
C1. O conhecimento profissional e o conhecimento didático do professor (natureza, componentes, estrutura e desenvolvimento);
C2. A experiência matemática (da investigação e resolução de problemas à resolução de exercícios, o papel da intuição e da lógica, relação Matemática-mundo real, a modelação e as aplicações, as representações informais e o formalismo, os desafios da tecnologia)
C3. Tendências curriculares no ensino da Matemática (nos cenários internacional e nacional)
C4. A aprendizagem da Matemática pelos alunos (concepções e atitudes dos alunos, dificuldades persistentes, a importância da diferenciação e da integração do erro como recursos de aprendizagem, a ênfase no significado)
C2. A experiência matemática (da investigação e resolução de problemas à resolução de exercícios, o papel da intuição e da lógica, relação Matemática-mundo real, a modelação e as aplicações, as representações informais e o formalismo, os desafios da tecnologia)
C3. Tendências curriculares no ensino da Matemática (nos cenários internacional e nacional)
C4. A aprendizagem da Matemática pelos alunos (concepções e atitudes dos alunos, dificuldades persistentes, a importância da diferenciação e da integração do erro como recursos de aprendizagem, a ênfase no significado)
Métodos de Ensino
As actividades serão diversificadas, combinando momentos da responsabilidade do docente e outros da responsabilidade dos alunos. Para além da exposição e promoção da discussão dirigida pelo docente, existirão apresentações e discussões promovidas pelos alunos. Estas exigem investimento pessoal mas são apoiadas por guião orientador e recursos recomendadas pelo docente, nomeadamente artigos de investigação relevante e acessíveis aos alunos. A avaliação do trabalho dos alunos é baseada na sua participação (P) nas aulas e em três outras componentes. O trabalho de grupo (TG) inclui apresentação em aula; os trabalhos individuais correspondem a um ensaio escrito final (RC) e a um conjunto de pequenas tarefas diversas pedidas entre aulas (TA).
Classif Final: RC- 40%; TG- 30%; TA- 20%; P- 10%.
Classif Final: RC- 40%; TG- 30%; TA- 20%; P- 10%.
Bibliografia
- Clements, M.A., Bishop, A., Keitel-Kreidt, C., Kilpatrick, J. & Leung, F.K.-S. (Eds.) (2013). Third International Handbook of Mathematics Education. New York: Springer
- Davis, P., e Hersh, R. (1995). A Experiência Matemática. Lisboa: Gradiva.
- Lester, F. (Ed.) (2007). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. Reston: NCTM
- NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática escolar. Lisboa: APM.
- NRC (Ed.)(2005). How Students Learn: History in the Classroom. Washington, DC: National Academic Press
- Davis, P., e Hersh, R. (1995). A Experiência Matemática. Lisboa: Gradiva.
- Lester, F. (Ed.) (2007). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. Reston: NCTM
- NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática escolar. Lisboa: APM.
- NRC (Ed.)(2005). How Students Learn: History in the Classroom. Washington, DC: National Academic Press
Equipa Docente
- António Manuel Águas Borralho [responsável]