2023

Comunicação em Contexto Escolar

Nome: Comunicação em Contexto Escolar
Cód.: PED11184M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a competência e facilitar a realização, em termos de comunicação verbal e não-verbal, com vista à integração no futuro meio socioprofissional, será, em última análise, o grande objetivo desta unidade curricular. Outros objetivos:
1. Compreender e promover competências na área da comunicação que proporcionem um ambiente facilitador do processo de ensino e aprendizagem.
2. Compreender a importância das competências comunicacionais nas relações interpessoais e o seu impacto no contexto escolar.
3. Fazer uma abordagem da comunicação humana e retirar dela fundamentos para uma pedagogia da comunicação em contexto escolar, sobretudo na relação docente e discente(s).
4. Interpretar a influência da comunicação humana, verbal e não-verbal, sobre as interações em contexto escolar.
5. Contribuir para o desenvolvimento de com

Conteúdos Programáticos

1. A comunicação humana
2. Barreiras à comunicação
3. Primeira impressão
4. O auto-conhecimento e o conhecimento do outro
5. A comunicação não-verbal em contexto escolar

Métodos de Ensino

A unidade curricular é de índole teórico-prática. As metodologias fundam-se, fundamentalmente, nas teorias cognitivas da aprendizagem: relacionação do novo com o adquirido (Piaget), com a sistematização (Bruner) e a transferência para situações novas, idênticas (Ausubal).
Procurar-se-á utilizar uma metodologia adequada às finalidades e objetivos propostos, através de uma abordagem teórico-prática com recurso à exposição e com recurso à intervenção ativa dos alunos. A metodologia de ensino e aprendizagem irá privilegiar ainda a promoção de contextos que permitam a adoção de uma atitude investigativa, com base na análise crítica de investigação educacional relevante. Ainda se apelará à participação dos alunos para que realizem pequenas experiências práticas de comunicação verbal e não-verbal. Utilizaremos tecnologia educativa que sustentará atividades investigativas múltiplas entre as quais as de avaliação de registos vídeo e de imagens.

Avaliação

Estudante-ordinário: uma prova escrita individual (PA1) e a uma prova prática (PA 2), desde que não ultrapasse três faltas. Nota final: NF=(2PA1+PA2):3. No caso de o estudante ordinário ultrapassar o número de faltas permitido, terá que elaborar relatório das aulas (PA3). Nota final: NF=(2PA1+PA2+PA3):4.

Trabalhador-estudantes, atletas de alta competição, alunos dirigentes associativos, alunos militares: participam, presencialmente, em quatro aulas e serão submetidos a uma prova escrita individual (PA 1) e a uma prova prática (PA 2). Terão, ainda, que elaborar relatório das aulas (PA 3). Nota Final: NF=(2PA1+PA2+PA3):4.

Bibliografia

Ekman, P. (2007). Emotions Revealed. Recognizing Faces and Feelings to Improve Communication and Emotional Life. Nova Iorque: Owl Books.
Castanheira, F., Simões, I. & Ferreira, A. (2019). Gestão de Conflitos em Sala de Aula. Lisboa: Coisa de Ler
Cristóvão, A. M. (2022). Dinámicas inovadoras y promotoras de ambientes de Aprendizaje para el Bienestar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 157-180
Darwin, C. (2006). A expressão das emoções no homem e nos animais. Lisboa: Relógio de Água
Pease, A. & Pease, B. (2017) Linguagem Corporal. O Guia definitivo para a comunicação não verbal. Lisboa:Pergaminho
Ramos, F. P. & Mira, A. R. (2022). Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino. PerMusi, 1-21
Valente, A., Veiga-Branco, A., Rebelo, H., Lourenço, A. & Cristóvão, A. (2020). The relationship between Emotional Intelligence Ability and Teacher Efficacy. Universal Journal of Educational Research, 8(3), 916-923

Equipa Docente