2024
Príncipios de Probabilidades e Estatística
Nome: Príncipios de Probabilidades e Estatística
Cód.: MAT11193M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Matemática
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos:
Pretende-se fornecer ao aluno de forma rigorosa os fundamentos da teoria das probabilidades e da Inferência Estatística integrados nos programas do Ensino Secundário com enfoque nas aplicações e com utilização de software estatístico.
Competências:
Capacidade para aplicar e desenvolver os conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística que permitam representar e analisar, de forma crítica, dados estatísticos.
Pretende-se fornecer ao aluno de forma rigorosa os fundamentos da teoria das probabilidades e da Inferência Estatística integrados nos programas do Ensino Secundário com enfoque nas aplicações e com utilização de software estatístico.
Competências:
Capacidade para aplicar e desenvolver os conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística que permitam representar e analisar, de forma crítica, dados estatísticos.
Conteúdos Programáticos
. Medidas amostrais de localização Central e medidas amostrais de Dispersão (média, media, moda, variância, desvio-padrão, amplitude, etc).
. Métodos gráficos (diagrama de barras, histograma, box-plot, caule e folhas, ect).
. Teoria das Probabilidades. Leis Básicas das Probabilidades. Lei dos grandes Números.
. Literacia estatística Estocástica.
. Coeficiente de correlação. Análise de Regressão Simples.
. Estudo de Simulações.
. Uso se software Estatístico; SPSS.
. Métodos gráficos (diagrama de barras, histograma, box-plot, caule e folhas, ect).
. Teoria das Probabilidades. Leis Básicas das Probabilidades. Lei dos grandes Números.
. Literacia estatística Estocástica.
. Coeficiente de correlação. Análise de Regressão Simples.
. Estudo de Simulações.
. Uso se software Estatístico; SPSS.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino:
Aulas teórico-práticas predominantemente leccionadas no quadro, com suporte de ferramentas de e-learning e utilização de diapositivos. Motivar a ida às aulas e o trabalho contínuo do aluno.
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação directa na área da Economia, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos. Exercícios direccionados, focando a resolução de problemas actuais e reais, com o objectivo de desenvolver o gosto e interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade.
Enfoque na interpretação e análise de dados recorrendo sempre que possível a outputs do software utilizado.
Avaliação:
Privilegiar a avaliação contínua com a realização 3 frequências e a realização de diversos trabalhos complementares de avaliação. Caso o aluno não obtenha aprovação em avaliação contínua, o aluno realiza um exame onde incidirá toda a matéria leccionada
Aulas teórico-práticas predominantemente leccionadas no quadro, com suporte de ferramentas de e-learning e utilização de diapositivos. Motivar a ida às aulas e o trabalho contínuo do aluno.
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação directa na área da Economia, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos. Exercícios direccionados, focando a resolução de problemas actuais e reais, com o objectivo de desenvolver o gosto e interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade.
Enfoque na interpretação e análise de dados recorrendo sempre que possível a outputs do software utilizado.
Avaliação:
Privilegiar a avaliação contínua com a realização 3 frequências e a realização de diversos trabalhos complementares de avaliação. Caso o aluno não obtenha aprovação em avaliação contínua, o aluno realiza um exame onde incidirá toda a matéria leccionada
Bibliografia
- Casella, G. & Berger, R. L. (2002). Statistical Inference (2nd ed.). Pacific Grove: Duxbury. ESTE È O MODELO CORRETO NAS NORMAS APA
- Daniel, W. W. (1999). Biostatistics. A Foundation for Analysis in the Health Sciences (7th ed.,). New York: Wiley.
- Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2000). Exploratória de Dados - Estatística Descritiva. Lisboa: McGraw-Hill.
- Pestana, D. D. & Velosa, S. F. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística (vol. I). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Ross, S. M. (2004). Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists. 3rd Ed.. Academic Press.
- Daniel, W. W. (1999). Biostatistics. A Foundation for Analysis in the Health Sciences (7th ed.,). New York: Wiley.
- Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2000). Exploratória de Dados - Estatística Descritiva. Lisboa: McGraw-Hill.
- Pestana, D. D. & Velosa, S. F. (2002). Introdução à Probabilidade e à Estatística (vol. I). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Ross, S. M. (2004). Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists. 3rd Ed.. Academic Press.
Equipa Docente
- Lígia Carla Pinto Henriques Jorge Rodrigues [responsável]