Psicologia Social
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Promover a compreensão da interacção social, das relações humanas e da realidade social
Promover a competência social
Promover o conhecimento e a compreensão das abordagens e conceitos da psicologia social
Promover a integração dos conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas da licenciatura em Psicologia
Conteúdos Programáticos
Apresentação
1. INTRODUÇÃO
1.1. Caracterização da Psicologia Social enquanto ciência
1.2. Primórdios e tendências actuais da Psicologia Social
1.3. Orientações metodológicas na Psicologia Social
1.4. Questões éticas na investigação em Psicologia Social
2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS
2.1. A génese da relação social
2.2. Atracção interpessoal
2.3. As relações Intimas
2.4.Os comportamentos pró-sociais e anti-sociais
3. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL
3.1. A formação das impressões e a percepção social
3.2. As representações sociais
3.3. Os processos de atribuição causal
4. PROCESSOS DE INFLUÊNCIA SOCIAL
4.1. Influência social
4.2. Formação de atitudes e funções das atitudes
4.3. Atitudes e comportamentos
4.4. Mudança de atitudes
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas está prevista o predomínio de técnicas expositivas com discussões orientadas.
Nas aulas práticas prevê-se a discussão de casos, resolução de problemas em grupo e exercícios demonstrativos e a discussão dos trabalhos dos alunos.
Avaliação
A avaliação contínua processar-se-á ao longo do ano letivo através de 2 elementos de avaliação:
· 1. Prova de avaliação no final do semestre;
· 2. Trabalho de grupo (grupos de 2 pessoas) que consiste na apresentação de 1 artigo científico das áreas temáticas do programa. Os artigos serão fornecidos pelo docente. Esse artigo deverá ser apresentado em Power-point e incluir os seguintes pontos:
i) Síntese das ideias fundamentais do enquadramento teórico do artigo;
ii) Formulação do(s) problema(s) de partida e das hipóteses colocadas;
iii) Descrição da investigação realizada;
iv) Apresentação dos principais resultados obtidos;
v) Discussão do modo como esses resultados respondem aos problemas iniciais;
vi) Identificação das questões deixadas em aberto e análise crítica das limitações da investigação apresentada.
vii) Demonstração prática do procedimento do estudo, dos seus resultados e/ou do tema/problema de investigação associado ao estudo (este ponto pode incluir a demonstração em aula do próprio estudo, por exemplo por role-playing, recurso a vídeos ou reprodução do paradigma experimental usado na experiencia) *
viii) Discussão do trabalho com os colegas e eventuais questões colocadas por estes
* A demonstração prática pode ser apresentada em qualquer altura da apresentação e não necessariamente na ordem apresentada.
A apresentação não deverá ter mais de 20 slides e deve durar no máximo 20min (pontos i a vi) + 20min (pontos vii + viii) de demonstração prática e discussão do trabalho.
Na semana anterior à apresentação do trabalho na aula prática, deverá ser apresentado o trabalho e discutido com o docente. Será atribuído 1 valor na nota de apresentação, com base nesta apresentação prévia. Nota: A simples comparência na OT não garante a atribuição desse valor.
No dia da apresentação deverá ser entregue ao docente uma cópia dos slides a apresentar (em cd ou enviado por email).
· 3. (opcional) Participação como sujeito em até 2 investigações propostas pelo docente, no âmbito daquelas realizadas por equipas de investigação em Psicologia Social. Os alunos que participarem têm até 1 valor de bónus na nota final (0,5 por cada participação).
Os trabalhadores estudantes terão que fazer as mesmas provas que os restantes alunos. Não estão obrigados à presença nas aulas, à excepção das aulas em que vão apresentar trabalhos.
A participação dos alunos nas aulas teóricas e prática é obrigatória, sendo contudo considerada uma tolerância de 25%.
Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.
A fórmula de cálculo da nota final é a seguinte:
Nota Final = 0.60 (teste) + 0.40 (Trabalho de grupo) + (até mais 1,0 valores pela participação em estudos)
Datas das Provas da avaliação contínua:
Prova de avaliação – 15 de Dezembro de 2015 – 11, 00 horas
REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
No regime de avaliação final (incluindo exame de recurso e exame de época especial) será realizada uma prova escrita individual (exame), devendo no mesmo dia ser apresentado individualmente pelo aluno, um artigo em power-point, segundo os parâmetros definidos para o ponto 1 da avaliação contínua.
No caso do aluno ter realizado o trabalho de grupo com apresentação na aula no âmbito da avaliação contínua, este poderá, se o aluno assim o desejar, substituir o trabalho individual.
Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.
A fórmula de cálculo da nota final é a seguinte:
Nota Final = 0.3 (Trabalho individual) + 0.7 (Exame Final)
Avaliação Final da Disciplina por exame – 07 de Janeiro de 2015 – 11 h
Data do Exame de Recurso - 28 de Janeiro de 2015 – 11 horas
Bibliografia
Baron, R. A. & Byrne, D., Branscombe, N.R. (2005). Social Psychology 11th ed.). Massachusetts: Needham Heights.
Crano, W.D., Brewer, M.B., Lach, A. (2002) Principles and Methods of Social Research, Lawrence Erlbaum Assoc. 2nd Edition.
Hogg, M.A. Vaughan, G.M. (2004). Social Psychology. London: Prentice Hall
Smith, E.R., Mackie, D.M., Claypool, H.M. (2015) Social Psychology. New York : Psychology Press, 4rd edition.
Vala, J.; Monteiro, M. B. (Coordenadores) (2013) Psicologia Social. 9ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA
1. INTRODUÇÃO
Smith, E.R., Mackie, D.M., Claypool, H.M. (2015) Social Psychology. New York : Psychology Press, 4rd edition. – Chapter 1
Macrae, C.N., & Bodenhausen, G.V. (2000). Social Cognition: Thinking categorically about others. Annual Review of Psychology, 51, 93-120.
Gaspar, R. & Garrido, M. (in press). Cognição Social. In Miguel Pereira Lopes, Patrícia Jardim da Palma e Albino Lopes (Eds.), Psicologia Fundamental. Lisboa: RH editores.
2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Hogg, M.A.; Vaughan, G.M. (2004) Agression. Social Psychology. London: Prentice Hall. pp. 399-423.
Hogg, M.A.; Vaughan, G.M. (2004) Prosocial Behaviour. Social Psychology. London: Prentice Hall. Pp.483-504.
Anderson, C. & Bushman, B. (2002) Human Agression. Annual Review of Psychology, 53, 27–51.
Postmes, T. & Spears, R. (1998). Deindividuation and Antinormative Behavior: A Meta-Analysis. Psychological Bulletin. 123 (3), 238-259
3. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL
Asch, S. (1946). Forming impressions of personality. Journal of Abnormal and Social Psychology, 41, 258-290.
4. PROCESSOS DE INFLUÊNCIA SOCIAL
Fazio, R., (1990). Multiple processes by which attitudes guide behavior: The MODE model as an integrative framework. In M. Zanna (Ed.) Advances in Experimental Social Psychology, vol 23, (pp. 75-109). San Diego, CA: Academic.
Olson, J.M., & Zanna, M.P. (1991). Attitudes and beliefs. In R. Baron & W. Graziano (Eds.), Social Psychology (pp. 192-225). New York: Holt, Rinehart & Winston.
Bohner, G., & Schwarz, N. (2001). Attitudes, persuasion, and behaviour. In A. Tesser & N. Schwarz (Eds.), Blackwell handbook of social psychology: Intraindividual processes (Vol. 1, pp. 425-435). Oxford, UK: Blackwell.
Equipa Docente
- Maria de Fátima Campos Bernardo [responsável]