2025
Relação e Comunicação
Nome: Relação e Comunicação
Cód.: PSI02576L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Ter consciência da centralidade da relação na construção da pessoa.
2. Conhecer e compreender as diferentes dimensões e processos da comunicação humana
3. Desenvolver capacidade de observação e análise dos processos de comunicação 4.Desenvolver a capacidade de estar na relação com o outro
5.Desenvolver competências de comunicação, nomeadamente de escuta ativa e de comunicação assertiva.
6.Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes ao estar na relação com o outro.
7.Consciencializar a importância das dimensões relacionais e comunicativas da intervenção psicológica.
2. Conhecer e compreender as diferentes dimensões e processos da comunicação humana
3. Desenvolver capacidade de observação e análise dos processos de comunicação 4.Desenvolver a capacidade de estar na relação com o outro
5.Desenvolver competências de comunicação, nomeadamente de escuta ativa e de comunicação assertiva.
6.Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes ao estar na relação com o outro.
7.Consciencializar a importância das dimensões relacionais e comunicativas da intervenção psicológica.
Conteúdos Programáticos
1. A relação -A origem relacional da vida psíquica. Da interiorização dos padrões de comunicação, à construção de modelos dinâmicos de relação.
2. A comunicação - A pragmática da comunicação. ?O comportamento enquanto comunicação ou a impossibilidade de não comunicar?. O processo de comunicação (a comunicação verbal e não-verbal; parâmetros da comunicação; distúrbios da comunicação) . A relação enquanto sujeito da prática comunicativa. A comunicação virtual
3. Estar e comunicar na relação com o outro.-Quem sou eu e como estou com o outro. Da literacia afetiva à competência social (o auto-conhecimento e a gestão de emoções; a empatia; a escuta ativa; a assertividade).
4. Ética, relação e comunicação
5. A intervenção psicológica enquanto prática relacional
2. A comunicação - A pragmática da comunicação. ?O comportamento enquanto comunicação ou a impossibilidade de não comunicar?. O processo de comunicação (a comunicação verbal e não-verbal; parâmetros da comunicação; distúrbios da comunicação) . A relação enquanto sujeito da prática comunicativa. A comunicação virtual
3. Estar e comunicar na relação com o outro.-Quem sou eu e como estou com o outro. Da literacia afetiva à competência social (o auto-conhecimento e a gestão de emoções; a empatia; a escuta ativa; a assertividade).
4. Ética, relação e comunicação
5. A intervenção psicológica enquanto prática relacional
Métodos de Ensino
? Realização de trabalhos de terreno centrados na observação de situações de comunicação, bem como trabalhos de pesquisa teórica e reflexiva sobre algumas das temáticas abordadas nas aulas.
? Realização de atividades, estruturadas e semiestruturadas, de autoconhecimento e de comunicação.
? O estar em grupo, pois se a exploração intrapessoal é fundamental, não é menos o espaço de interação que o grupo permite.
? Reflexão sobre as atividades realizadas.
As metodologias utilizadas são assim, metodologias ativas e experienciais, centradas na aprendizagem dos alunos, com as quais se procura levar à construção de conhecimento significativo e ao desenvolvimento das competências.
? Realização de atividades, estruturadas e semiestruturadas, de autoconhecimento e de comunicação.
? O estar em grupo, pois se a exploração intrapessoal é fundamental, não é menos o espaço de interação que o grupo permite.
? Reflexão sobre as atividades realizadas.
As metodologias utilizadas são assim, metodologias ativas e experienciais, centradas na aprendizagem dos alunos, com as quais se procura levar à construção de conhecimento significativo e ao desenvolvimento das competências.
Avaliação
Regime de avaliação contínua
1.Exercício de role-playing e respetivo relatório ( transcrição do role-playing de escuta e reflexão sobre todas as componentes deste exercício (45%).
2.Realização dum portefólio - relatório de 4 das atividades / tarefas realizadas nas aulas ao longo do semestre; reflexão sobre o processo de desenvolvimento e competências adquiridas e sua integração no percurso formativo (45%).
3. Construção duma grelha de observação dum diálogo a partir do aprendido sobre a comunicação (10%)
Regime de avaliação final
1. Exercício de role-playing, realizado numa das últimas aulas do semestre na turma em que o aluno estiver inscrito . Actividade idêntica à realizada no regime de avaliação contínua (50%)
2. Realização dum portefólio - relatório da realização de 7 atividades indicadas pela docente,; reflexão sobre o processo de desenvolvimento e competências adquiridas. e sua integração no percurso formativo 50%)
1.Exercício de role-playing e respetivo relatório ( transcrição do role-playing de escuta e reflexão sobre todas as componentes deste exercício (45%).
2.Realização dum portefólio - relatório de 4 das atividades / tarefas realizadas nas aulas ao longo do semestre; reflexão sobre o processo de desenvolvimento e competências adquiridas e sua integração no percurso formativo (45%).
3. Construção duma grelha de observação dum diálogo a partir do aprendido sobre a comunicação (10%)
Regime de avaliação final
1. Exercício de role-playing, realizado numa das últimas aulas do semestre na turma em que o aluno estiver inscrito . Actividade idêntica à realizada no regime de avaliação contínua (50%)
2. Realização dum portefólio - relatório da realização de 7 atividades indicadas pela docente,; reflexão sobre o processo de desenvolvimento e competências adquiridas. e sua integração no percurso formativo 50%)
Bibliografia
Gomes-Pedro, J. & Barbosa, A. (2004). Comunicar na clínica na educação na investigação e no ensino. Lisboa: Climepsi.
Jacobs, M. (2000). Swift to hear ? facilitating skills in listening ad responding. London: SPCK.
Biscaia, C. (2003). Literacia dos afectos. In Mª de Nazaré Trindade (coord), Literacia e Cidadania ? convergências e interfaces ? Évora: Centro de Investigação em Educação ?Paulo Freire?(cd-rom).
Matsumoto, D; Hwang, H. e Frank, M (eds ) (2015). Handbook of nonverbal communication. New York : APA ed.
Rego, A. (2007). Comunicação pessoal e organizacional. Lisboa: Ed Sílabo.
Santos, G. (2015). Corpo e relação. In J. Fernandes & P. Gutierrez (org.) Psicomotricidade: abordagens emergentes (pp 53-66). São Paulo: Editora Manole. ISBN:978-85-7854-309-9
Jacobs, M. (2000). Swift to hear ? facilitating skills in listening ad responding. London: SPCK.
Biscaia, C. (2003). Literacia dos afectos. In Mª de Nazaré Trindade (coord), Literacia e Cidadania ? convergências e interfaces ? Évora: Centro de Investigação em Educação ?Paulo Freire?(cd-rom).
Matsumoto, D; Hwang, H. e Frank, M (eds ) (2015). Handbook of nonverbal communication. New York : APA ed.
Rego, A. (2007). Comunicação pessoal e organizacional. Lisboa: Ed Sílabo.
Santos, G. (2015). Corpo e relação. In J. Fernandes & P. Gutierrez (org.) Psicomotricidade: abordagens emergentes (pp 53-66). São Paulo: Editora Manole. ISBN:978-85-7854-309-9
Equipa Docente
- Constança Maria Sacadura Biscaia da Silva Pinto [responsável]