2024
Pensamento Filosófico Contemporâneo
Nome: Pensamento Filosófico Contemporâneo
Cód.: FIL02565L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se contribuir a que os estudantes se orientem no horizonte do pensamento contemporâneo, muito especialmente nos vectores e correntes que se cruzam com problemáticas da Psicologia, como complemento de outras disciplinas de frequência obrigatória.
Os alunos deverão:
1) Adquirir informação básica acerca de correntes fundamentais da filosofia contemporânea;
2) Identificar algumas das questões fundamentais e metodológicas;
3) Exercitar o conhecimento adquirido na análise de um problema;
4) Apresentar e discutir criticamente as suas leituras.
Os alunos deverão:
1) Adquirir informação básica acerca de correntes fundamentais da filosofia contemporânea;
2) Identificar algumas das questões fundamentais e metodológicas;
3) Exercitar o conhecimento adquirido na análise de um problema;
4) Apresentar e discutir criticamente as suas leituras.
Conteúdos Programáticos
1. O que é contemporâneo?
Acepções históricas, culturais e filosóficas da noção de contemporâneo
Contemporaneidade, Modernidade, Pós-modernidade
A «vida das culturas»: continuidades, rupturas, o «novo»
2. Que há de novo na contemporaneidade?
A fragmentação do saber no início do século XX
Da certeza à suspeita: o valor da interpretação
Interpretação e transformação do mundo
Tecnociência e ideologia
3. Correntes do pensamento contemporâneo
Freud e a Psicanálise
A Fenomenologia de Husserl: a intencionalidade
A descoberta fenomenológica da existência: Heidegger e Sartre.
A extensão terapêutica da filosofia: Fenomenologia e Análise existencial
A alteridade da loucura, segundo Foucault
Análise exemplar de um fenómeno existencial (ex. a angústia)
4. Actualidade: amor, sociedade líquida, excesso de positividade
Ferry: o amor como novo paradigma social
Baumann: a ideia do «mundo líquido»
Han: o «liso» e o «polido» na sociedade do cansaço.
Acepções históricas, culturais e filosóficas da noção de contemporâneo
Contemporaneidade, Modernidade, Pós-modernidade
A «vida das culturas»: continuidades, rupturas, o «novo»
2. Que há de novo na contemporaneidade?
A fragmentação do saber no início do século XX
Da certeza à suspeita: o valor da interpretação
Interpretação e transformação do mundo
Tecnociência e ideologia
3. Correntes do pensamento contemporâneo
Freud e a Psicanálise
A Fenomenologia de Husserl: a intencionalidade
A descoberta fenomenológica da existência: Heidegger e Sartre.
A extensão terapêutica da filosofia: Fenomenologia e Análise existencial
A alteridade da loucura, segundo Foucault
Análise exemplar de um fenómeno existencial (ex. a angústia)
4. Actualidade: amor, sociedade líquida, excesso de positividade
Ferry: o amor como novo paradigma social
Baumann: a ideia do «mundo líquido»
Han: o «liso» e o «polido» na sociedade do cansaço.
Métodos de Ensino
Exposição, acompanhada de leitura e comentário de textos, em suporte impresso e videográfico. Privilegia-se o debate entre todos os participantes.
A avaliação poderá ser por exame final (100%) ou por avaliação contínua. Esta basear-se-á em:
1) assiduidade e participação activa (20%);
2) pelo menos uma apresentação oral sobre um texto ou um tema, ou um trabalho de aula (30%);
3) uma prova escrita de exame final (50%)
A avaliação poderá ser por exame final (100%) ou por avaliação contínua. Esta basear-se-á em:
1) assiduidade e participação activa (20%);
2) pelo menos uma apresentação oral sobre um texto ou um tema, ou um trabalho de aula (30%);
3) uma prova escrita de exame final (50%)
Bibliografia
Agamben, G. (2009): O que é o contemporâneo? Chapecó, Argos
Bauman, Z.(2001):Modernidade Líquida, Rio de Janeiro, Zahar
Borges-Duarte, I. (2011): Fragmentariamente. Fenomenologia de uma modalidade da existência. A primazia do texto, Lisboa, Esfera do Caos, 473-483.
Freud, S. (1901): Sobre os sonhos. Textos essenciais I, Mem martins, Europa-América, 95-139
Habermas, J. (1993): Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa, Ed. 70
Han, B.-C. (2016): A salvação do belo. Lisboa, Relógio dÁgua
Heidegger, M. (2008): O conceito de Tempo [1924]. Tr. I. Borges-Duarte. Lisboa, Fim de Século
Husserl, E. (1990): El artículo de la Encyclopedia Britannica, México, U.N.A.M..
Huston, J. (1962): Freud: The secret passion, EUA, 1962, 140 m, p/b. (Tr.: Freud Para além da alma)
Ferry, Luc (2013): Do amor. Uma filosofia para o sec. XXI. Rio de Janeiro, Difel
Foucault, M. (2002): História da Loucura. São Paulo, Perspetiva
Sartre, J.-P. (1969), O Muro (Tr.: I. Pardelha ). Le Mur, Paris, Gallimard, 1969.
Bauman, Z.(2001):Modernidade Líquida, Rio de Janeiro, Zahar
Borges-Duarte, I. (2011): Fragmentariamente. Fenomenologia de uma modalidade da existência. A primazia do texto, Lisboa, Esfera do Caos, 473-483.
Freud, S. (1901): Sobre os sonhos. Textos essenciais I, Mem martins, Europa-América, 95-139
Habermas, J. (1993): Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa, Ed. 70
Han, B.-C. (2016): A salvação do belo. Lisboa, Relógio dÁgua
Heidegger, M. (2008): O conceito de Tempo [1924]. Tr. I. Borges-Duarte. Lisboa, Fim de Século
Husserl, E. (1990): El artículo de la Encyclopedia Britannica, México, U.N.A.M..
Huston, J. (1962): Freud: The secret passion, EUA, 1962, 140 m, p/b. (Tr.: Freud Para além da alma)
Ferry, Luc (2013): Do amor. Uma filosofia para o sec. XXI. Rio de Janeiro, Difel
Foucault, M. (2002): História da Loucura. São Paulo, Perspetiva
Sartre, J.-P. (1969), O Muro (Tr.: I. Pardelha ). Le Mur, Paris, Gallimard, 1969.
Equipa Docente
- Olivier Martin Louis Albert René Feron [responsável]