2023

Comportamentos e Comunicação em Saúde

Nome: Comportamentos e Comunicação em Saúde
Cód.: CMS14328L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Promover a compreensão do papel do comportamento e da comunicação em saúde que promova o acesso à saúde de qualidade e a promoção do bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1 Compreender o papel dos comportamentos e da comunicação na promoção da saúde
2. Conhecer as principais etapas na implementação de um programa de comunicação em saúde
3. Conhecer princípios e técnicas de comunicação efetiva no desenvolvimento de pro-gramas de comunicação em saúde
4. Identificar estratégias comportamentais e comunicacionais tendo em vista a resolução de problemas de saúde
5. Desenvolver competências promotoras de uma comunicação (interpessoal e mediada) eficaz com audiências de baixa literacia em saúde

Conteúdos Programáticos

1. O papel dos comportamentos e da comunicação na promoção da saúde
2. Competências comportamentais e comunicacionais em saúde
3. O processo de comunicação em saúde
4. Audiências, objetivos e estratégias de comunicação em saúde
5. Programas de comunicação em saúde: planeamento, implementação e avaliação
6. Comportamentos e comunicação interpessoal em saúde
7. Comportamentos e comunicação mediada em saúde
8. Literacia em saúde e práticas de comunicação eficazes

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva de interpretação do proces-so de comunicação em saúde e de desenvolvimento de intervenções baseadas no mesmo, procurando-se a articulação entre a teoria e a prática em contexto de saúde. As aulas teó-ricas são centradas na exposição/reflexão dos pressupostos, procedimentos e comporta-mentos de cada uma das etapas do processo de comunicação em saúde. Nas aulas teóri-co-práticas trabalham-se competências e técnicas comportamentais e comunicacionais em saúde; através da análise de exemplos de comunicação e comportamentos em saúde, do debate e brainstorming, e da realização de exercícios de role-play. Para além de exercí-cios individuais, é proposto o desenvolvimento de um trabalho de grupo em torno dos conteúdos programáticos, com apresentação e discussão em grande grupo.
A avaliação compreende: prova escrita individual (40%); exercícios individuais (30%); trabalho de grupo (30%).

Bibliografia

Carrapiço, E. & Ramos, V. (2012). A comunicação na consulta: Uma proposta prática para o seu aperfeiçoamento contínuo. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, 28, 212-222.

Martin, L.R., Dimatteo, M.R. (2014). The Oxford Handbook of health communication. behavior change, and treatment adherence. New York: Oxford.

Parvanta, C., Nelson, D., & Harner, R. (2018). Public Health Communication: Critical Tools and Strategies. ISBN 9781284065947. Jones & Bartlett Learning

Parvanta, C. &, Bass, S. (2018). Health Communication: Strategies and Skills for a New Era. Jones & Bartlett Learning

Shavio, R. (2013). Health Communication: From Theory to Practice (2nd Ed.). ISBN: 978-1-118-12219-8. Jossey-Bass .