2025

Interação Pessoa-Máquina

Nome: Interação Pessoa-Máquina
Cód.: INF13186L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dar aos alunos conhecimentos nas áreas da Human-Computer-Interaction (HCI). No final do semestre, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender os factores humanos que condicionam a utilização de um qualquer sistema informático
- Compreender e utilizar os conhecimentos subjacentes à criação e desenvolvimento de interfaces
- Identificar o tipo de utilizadores que a interface vai "servir" e as tarefas que a interface deve suportar
- Compreender a necessidade e saber como proceder, à avaliação das interfaces que desenvolve, em todas as fases do desenvolvimento
- Identificar os problemas sentidos pelos utilizadores na interação com uma aplicação através de modelos de interação
- Tecer opiniões críticas sobre interfaces existentes, sugerindo alterações sempre que necssário.

Conteúdos Programáticos

I- Fundamentos:
1. O humano; O computador; A interação
2. Paradigmas da Interação
3. Estilos de Interacção
4. Análise de utlizadores e Tarefas
II- Noções básicas de design de interfaces
1. Engenharia de usabilidade
2. Princípios que suportam a usabilidade
3. Regras de Ouro e Heurísticas
4. Design iterativo
5. Prototipagem
6. Avaliação Preditiva e Heurística

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas com apresentação de conteúdos, explicação de aplicações e ilustração de exemplos. Aulas práticas com resolução de exercícios e desenvolvimento de exemplos.

Avaliação

A avaliação divide-se em duas componentes: a componente teórica (peso de 55%), que consiste na realização de testes durante o semestre ou de um exame final, e a componente prática (peso de 45%). A realização do último teste pode ocorrer no período de avaliação final.

A componente prática da disciplina é avaliada através de um trabalho prático, desenvolvido em várias fases de entrega, exclusivamente durante o período de aulas. Este trabalho envolve a análise de utilizadores e tarefas, a recolha de dados, a criação e teste de protótipos e a elaboração de relatórios. A realização dos testes com protótipo pode ocorrer numa aula prática de presença obrigatória. O trabalho é realizado em grupos de três alunos.

Para a aprovação, é necessário que o estudante obtenha pelo menos 8,0 valores, tanto na avaliação da componente teórica, como na da componente prática.

Bibliografia

Introdução ao Design de Interfaces. 3ª Edição de Daniel Gonçalves, Manuel J. Fonseca, Pedro Campos. FCA, ISBN:978-972-722-870-6
Human-Computer Interaction. 3rd Edition de Alan Dix, Janet Finlay, Gregory D. Abowd, Russel Beale. Prentice Hall 2004 ISBN: 978-0130461094