2024

Ética na Era digital

Nome: Ética na Era digital
Cód.: FIL14375L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Caracterizar a Sociedade de Informação.
2. Definir o tipo de saber distintivo da Ética.
3. Reconhecer a necessidade de questionamento ético levantada pelos problemas da Era Digital.
4. Distinguir entre: dados e informação; informação e comunicação e conhecimento; técnica e tecnologia.
5. Justificar a especificidade da relação entre dados e ferramentas digitais.
6. Apreender a importância da fundamentação ética na tomada de decisões humanas.
7. Aprofundar a relação entre informação e decisão pautada por critérios éticos.
8. Compreender o carácter deontológico de uma ética para o mundo digital, a necessidade da sua institucionalização e o seu alcance normativo.
9. Exemplificar a complementaridade entre direitos e deveres na Era Digital.

Conteúdos Programáticos

I. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E ÉTICA – UMA RELAÇÃO INEVITÁVEL
I. 1. Contemporaneidade da Sociedade da Informação
I. 2. Importância da informação, da comunicação e do conhecimento para as pessoas singulares e para as organizações
I. 3. Ética e participação responsável na Sociedade da Informação
I. 4. O conceito de cidadania digital
II. TECNOLOGIAS– TÉCNICA DIGITAIS DO LOGOS DA À FUNDAMENTAÇÃO ÉTICA DAS DECISÕES
II. 1. Que é a Técnica?
II. 2. Da produção técnica à tecnologia e à informatização do saber
II. 3. Lugar das máquinas inteligentes e das finalidades humanas na tomada de decisões
II. 4. Critérios éticos da produção, difusão e uso de recursos tecnológicos
III. QUESTÕES ÉTICAS DO PROCESSAMENTO DE DADOS
III. 1. A representação digital do «mundo» e do «sujeito»
III. 2. As relações humano-tecnologia-mundo na Era Digital
III. 3. O imperativo da transparência no desenvolvimento das tecnologias de Big Data e de IA
III. 4. Regulamentos europeus e nacionais de protecção de dados

Métodos de Ensino

Na unidade curricular serão usados os seguintes métodos principais:
a) Exposição (na introdução de temas e problemas);
b) Hermenêutica de textos;
c) Debate (discussão e argumentação);

Avaliação

Avaliação: contínua através de um teste (40%), um projeto individual (40%) e participação nas aulas (20%); ou através de exame final: prova escrita (100%), ou prova escrita e prova oral para alunos com nota entre 8 e 10 na prova escrita.

Bibliografia

ANUNCIAÇÃO, Pedro Fernandes da – Ética, Sustentabilidade e Sociedade da Informação e do Conhecimento. Lisboa: Chiado Editora, 2014.
BRITO, José H. Silveira de – «Ética geral e éticas aplicadas», in NEVES, Maria do Céu P. (coord.) – Ética: dos fundamentos às práticas. Lisboa: Edições 70, 2016, pp. 285-298.
CASTELLS, M. – A Era da Informação: Economia, Sociedade e CulturaI, Vol. I: A Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
FLORIDI, L. – The Ethics of Information. Oxford: Oxford University Press. 2015.
FLORIDI, L. – The 4th Revolution: How the Infosphere is Reshaping Human Reality. Oxford: OxfordUniversity Press, 2014.
HEIDEGGER, M. – «The Question Concerning Technology», in Basic Writings. London and New York: Routledge, 2008.
ROSENBERGER, R.; VERBEEK, P.P. – Postphenomenological Investigations: Essays on Human-Technology Relations.
https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/europe-fit-digital-age_en
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000149992

Equipa Docente