2023

Linguística Aplicada

Nome: Linguística Aplicada
Cód.: LLT14377M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Através de uma introdução abrangente ao campo da linguística aplicada para alunos que têm pouco ou nenhum conhecimento prévio da matéria, esta unidade curricular tem como objetivos: (1) Explorar os fundamentos da área e examinar em profundidade o que a linguística aplicada realmente faz; (2) Identificar uma ampla gama de métodos e técnicas atuais utilizadas em diferentes vertentes da linguística aplicada; (3) Fornecer exemplos ilustrativos de pesquisas na área; e (4) Proporcionar perspetivas socioculturais e críticas sobre as principais questões e metodologias da linguística aplicada.

Conteúdos Programáticos

I. Introdução: definições, âmbito, abordagens, papéis.
II. Temas em LA:
A. LA e sociedade
1. Variação: linguagem padrão/não-padrão; atitudes; variedades, dialetos, sotaques; linguagem e género
2. Análise do discurso; linguística de corpus; actos de fala; análise conversacional; textos multi-modais e multi-voiced; comunicação intercultural.
3. Política linguística e planeamento
B. LA e usos especializados
1. Estudos de tradução: o processo de tradução; tipos de tradução; tradução audiovisual; tecnologia.
2. Lexicografia: colocações; frequência; dicionários
C. LA e educação
1. Línguas em casa/ escola; minorias linguísticas; testes/avaliação
2. Educação bi-/multilingue; língua de herança; programas bilingues
D. LA e ensino de língua
1.Metodologia do ensino de língua
2. Criação de materiais e programas
3. Línguas para fins específicos
4. Aquisição de língua segunda
III. Investigação em LA: recolha e e análise quantitativa/qualitativa de dados, textos, corpora

Métodos de Ensino

Este curso está organizado de modo a oferecer uma visão ampla do estudo científico da linguística aplicada. Os tópicos a serem tratados ao longo do curso serão examinados através de exposição teórica e de actividades de natureza prática. Os alunos terão tarefas de leitura em cada um dos tópicos do programa e deverão demonstrar empenho nas discussões em sala de aula. A avaliação a efetuar estará de acordo com o estipulado no Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAUÉ): (i) avaliação contínua (50%+50%) ou (ii) exame (100%). A avaliação contínua será feita através de trabalhos práticos (50%) ao longo do semestre, e com a elaboração e apresentação final de um trabalho/projeto de investigação (50%) na área da linguística aplicada, escrito e oral, que visa a aplicação dos conceitos adquiridos ao longo do semestre. A discussão do projeto de investigação permitirá o desenvolvimento de futuros projetos a partir da exploração dos temas dos conteúdos programáticos do seminário.

Bibliografia

COOK. G. & B. Seidlhofer (Eds.). (1996) Principle and Practice in Applied Linguistics. Oxfor: Oxford University Press.
DAVIES, A. (1999). An Introduction to Applied Linguistics: from theory to practice. Edinburgh: Edinburgh University Press.
GROOM, N. & J. Littlemore. (2011). Doing Applied Linguistics: a guide for students. London and New York: Routledge.
HALL, C. J., P. Smith & R. Wicaksono. (2011). Mapping Applied Linguistics: a guide for students and practitioners. London and New York: Routledge. Thanks
JONHSON, K. & H. Johnson (Eds.). (1999). Encyclopedic Dictionary of Applied Linguistics. Oxford: Blackwell Publishers.
PERRY, Jr., F. L. (2008). Research in Applied Linguistics: becoming a discerning consumer. London and New York: Routledge.
PFENNINGER, S. E. & J. Navracsics (Eds.). (2017). Future Research Directions for Applied Linguistics. Bristol: Multilingual Matters.
SARANGI, S. & T. Van Leeuwen (Eds.). (2003). Applied Linguistics and Communities of Practice. New York: Contin

Equipa Docente