2023

Aquisição da Linguagem

Nome: Aquisição da Linguagem
Cód.: LLT14376M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender os paradigmas fundamentais de investigação em Aquisição da Linguagem e respetivas metodologias, avaliando-os criticamente.
2. Compreender a conceção global da Gramática de Princípios e Parâmetros, aplicando-a na análise de casos específicos.
3. Dominar os estádios de aquisição para os vários módulos linguísticos e respetivos níveis de interface, com exploração de dados comparados de línguas com propriedades paramétricas distintas. Distinguir aquisições iniciais e tardias.
4. Tomar conhecimento de patologias associadas ao processo de aquisição da linguagem e do contributo que o seu estudo traz.
5. Relacionar os processos de aquisição, desenvolvimento e aprendizagem.
6. Dominar algumas ferramentas de transcrição, codificação e análise de dados de Aquisição da Linguagem, utilizando-as no tratamento de corpora específicos, com especial relevo para o Programa CHILDES (cf. McWhinney 2000).

Conteúdos Programáticos

1.Caracterização dos paradigmas fundamentais de investigação em Aquisição da Linguagem. 1.1. Princípios universais e parâmetros de variação interlinguística: exploração do enquadramento generativista.
2. Sinopse histórica sobre metodologias neste domínio: do período dos estudos de diário (1876-1926) à atualidade.
3. Ferramentas eletrónicas para a transcrição, codificação e análise de dados: o CHILDES – prática de uso.
4. Fases de aquisição dos módulos linguísticos e respetivos níveis de interface - das aquisições iniciais às tardias. Exploração de dados interlinguísticos comparados.
5. Patologias associadas à aquisição da linguagem: contributos do seu estudo para o conhecimento do processo.
6. Aquisição, desenvolvimento e aprendizagem – semelhanças, diferenças e inter-relações.

Métodos de Ensino

Sessões coletivas de ensino: exposição teórica (apoiada em textos ou em outros materiais, incluindo apresentações de powerpoint), seguida de aplicação prática; trabalhos de grupo; realização de exercícios; apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.
Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correção de trabalhos ou exercícios.
O regime de avaliação contínua inclui um trabalho escrito individual (40%) e uma prova de frequência (60%).
O regime de exame consistirá na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída a percentagem de 100%. Realizarão uma prova oral os alunos que obtiverem nota entre 8 e 9,4 na prova escrita.

Bibliografia

BERMAN, Ruth (ed.) (2004), Language Development across Childhood and Adolescence. Amsterdam: IASCL e John Benjamins Publishing Company.
DE GROOT, Annette M. B. e Peter Hagoort (2017), Research Methods in Psycholinguistics and the Neurobiology of Language: A Practical Guide. New Jersey: Wiley-Blackwell.
GONÇALVES, Fernanda (2004), Riqueza Morfológica e Aquisição da Sintaxe, Dissertação de Doutoramento. Évora: Universidade de Évora.
GUASTI, M. Teresa (2002), Language Acquisition – The Growth of Grammar. Cambridge, Mass.: The MIT Press.
MacWHINNEY, Brian (2000) The CHILDES Project: Tools for Analyzing Talk. Third Edition, 2 volumes. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. https://childes.talkbank.org/.
RUESCHEMEYER, Shirley-Ann e M. Gareth Gaskell (2018), The Oxford Handbook of Psycholinguistic Psycholinguistics. Oxford: OUP.
SIM-SIM, Inês (1998), Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Equipa Docente