2023
Português como Língua Estrangeira
Nome: Português como Língua Estrangeira
Cód.: LLT14374M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular apresenta-se com um objetivo duplo:
-Por um lado oferecer ao aluno um saber teórico-prático que lhe permite conhecer e compreender os variados estudos realizados no domínio do Português Língua Estrangeira, enquanto área especializada que é;
-Por outro lado, dar a conhecer aos alunos os processos de construção de conhecimento linguístico no domínio da aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira.
A unidade curricular desenvolverá as seguintes competências:
1. Capacidade de identificar processos de construção do conhecimento linguístico;
2. Capacidade de identificar diferentes modelos teóricos no domínio do Português Língua Estrangeira;
3. Capacidade de compreensão das políticas de línguas relacionadas com a área do Português Língua Estrangeira;
4. Capacidade de analisar criticamente materiais pedagógicos promotores de boas práticas.
-Por um lado oferecer ao aluno um saber teórico-prático que lhe permite conhecer e compreender os variados estudos realizados no domínio do Português Língua Estrangeira, enquanto área especializada que é;
-Por outro lado, dar a conhecer aos alunos os processos de construção de conhecimento linguístico no domínio da aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira.
A unidade curricular desenvolverá as seguintes competências:
1. Capacidade de identificar processos de construção do conhecimento linguístico;
2. Capacidade de identificar diferentes modelos teóricos no domínio do Português Língua Estrangeira;
3. Capacidade de compreensão das políticas de línguas relacionadas com a área do Português Língua Estrangeira;
4. Capacidade de analisar criticamente materiais pedagógicos promotores de boas práticas.
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento teórico do Português como Língua Estrangeira (PLE)
1.1 Problemáticas teóricas entre Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda
1.2 Aprendizagem e aquisição
2. Tendências contemporâneas no ensino de línguas estrangeiras
2.1 Teoria comportamentalista
2.2 Teorias de carácter mentalista
2.3 Paradigmas teóricos no domínio de línguas não maternas
3. Políticas de língua e ensino do Português análise comparativa
3.1 O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
3.3 Instituições governamentais promotoras do Português enquanto Língua Estrangeira
4. Exemplos de boas práticas e modalidades de aplicação de materiais pedagógicos
4.1 O ensino do português como língua estrangeira em Portugal
4.2 Exemplos de boas práticas
4.3 Matérias de PLE disponíveis online análise crítica
1.1 Problemáticas teóricas entre Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda
1.2 Aprendizagem e aquisição
2. Tendências contemporâneas no ensino de línguas estrangeiras
2.1 Teoria comportamentalista
2.2 Teorias de carácter mentalista
2.3 Paradigmas teóricos no domínio de línguas não maternas
3. Políticas de língua e ensino do Português análise comparativa
3.1 O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
3.3 Instituições governamentais promotoras do Português enquanto Língua Estrangeira
4. Exemplos de boas práticas e modalidades de aplicação de materiais pedagógicos
4.1 O ensino do português como língua estrangeira em Portugal
4.2 Exemplos de boas práticas
4.3 Matérias de PLE disponíveis online análise crítica
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino consistem, por um lado, em sessões coletivas de ensino, que compreendem momentos de exposição teórica e de comentário de textos, onde se pedirá a forte contribuição dos discentes para a discussão dos assuntos tratados; por outro lado, no âmbito da tutorial seminal, far-se-á um acompanhamento individualizado de aspetos relacionados com o trabalho autónomo de pesquisa e investigação desenvolvido pelo discente.
A avaliação poderá ser realizada por exame final ou em avaliação continua. Esta última será a preferencial e consistirá na realização de um trabalho e sua apresentação oral (60%), bem como na participação nas atividades desenvolvidas durante as sessões presenciais (40%).
A avaliação poderá ser realizada por exame final ou em avaliação continua. Esta última será a preferencial e consistirá na realização de um trabalho e sua apresentação oral (60%), bem como na participação nas atividades desenvolvidas durante as sessões presenciais (40%).
Bibliografia
Cook, V. J. (2001). Second language learning and language teaching. London: Edward Arnold.
Gass, S. M., Selinker, L. (2008). Second language acquisition. an introductory course. New York and London: Routledge.
Pinto, P. F. , S. Melo-Pheifer (2018). Políticas linguísticas em português. Lisboa: Lidel.
Osório, P., Meyer, R. M. (2008). Português língua segunda e língua estrangeira. Lisboa: Lidel.
Silva, A. A., M. J. Marçalo (2015). O ensino do português língua estrangeira e o recurso a uma plataforma digital de acesso livre. Ecos de Linguagem. e-ISSN: 2317-0808
Silva, A. A., M. J. Marçalo. (2015) O Português Língua Estrangeira: Adaptação de Materiais à Web 2.0. In Teorias e Usos Linguísticos: Aplicações ao Português Língua Não Materna, P. Osório e F.S. Bertinetti (Eds) pp. 211-246. Lisboa: Lidel.
Vanpattern, B., J. Williams (Eds.) (2007). Theories in second language acquisition: an introduction. Mahwah. NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Gass, S. M., Selinker, L. (2008). Second language acquisition. an introductory course. New York and London: Routledge.
Pinto, P. F. , S. Melo-Pheifer (2018). Políticas linguísticas em português. Lisboa: Lidel.
Osório, P., Meyer, R. M. (2008). Português língua segunda e língua estrangeira. Lisboa: Lidel.
Silva, A. A., M. J. Marçalo (2015). O ensino do português língua estrangeira e o recurso a uma plataforma digital de acesso livre. Ecos de Linguagem. e-ISSN: 2317-0808
Silva, A. A., M. J. Marçalo. (2015) O Português Língua Estrangeira: Adaptação de Materiais à Web 2.0. In Teorias e Usos Linguísticos: Aplicações ao Português Língua Não Materna, P. Osório e F.S. Bertinetti (Eds) pp. 211-246. Lisboa: Lidel.
Vanpattern, B., J. Williams (Eds.) (2007). Theories in second language acquisition: an introduction. Mahwah. NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Equipa Docente
- Ana Alexandra Lázaro Vieira da Silva [responsável]