2023

Português como Língua Estrangeira

Nome: Português como Língua Estrangeira
Cód.: LLT14374M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular apresenta-se com um objetivo duplo:
-Por um lado oferecer ao aluno um saber teórico-prático que lhe permite conhecer e compreender os variados estudos realizados no domínio do Português Língua Estrangeira, enquanto área especializada que é;
-Por outro lado, dar a conhecer aos alunos os processos de construção de conhecimento linguístico no domínio da aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira.

A unidade curricular desenvolverá as seguintes competências:
1. Capacidade de identificar processos de construção do conhecimento linguístico;
2. Capacidade de identificar diferentes modelos teóricos no domínio do Português Língua Estrangeira;
3. Capacidade de compreensão das políticas de línguas relacionadas com a área do Português Língua Estrangeira;
4. Capacidade de analisar criticamente materiais pedagógicos promotores de boas práticas.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento teórico do Português como Língua Estrangeira (PLE)
1.1 Problemáticas teóricas entre Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda
1.2 Aprendizagem e aquisição

2. Tendências contemporâneas no ensino de línguas estrangeiras
2.1 Teoria comportamentalista
2.2 Teorias de carácter mentalista
2.3 Paradigmas teóricos no domínio de línguas não maternas

3. Políticas de língua e ensino do Português – análise comparativa
3.1 O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
3.3 Instituições governamentais promotoras do Português enquanto Língua Estrangeira

4. Exemplos de boas práticas e modalidades de aplicação de materiais pedagógicos
4.1 O ensino do português como língua estrangeira em Portugal
4.2 Exemplos de boas práticas
4.3 Matérias de PLE disponíveis online – análise crítica

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino consistem, por um lado, em sessões coletivas de ensino, que compreendem momentos de exposição teórica e de comentário de textos, onde se pedirá a forte contribuição dos discentes para a discussão dos assuntos tratados; por outro lado, no âmbito da tutorial seminal, far-se-á um acompanhamento individualizado de aspetos relacionados com o trabalho autónomo de pesquisa e investigação desenvolvido pelo discente.
A avaliação poderá ser realizada por exame final ou em avaliação continua. Esta última será a preferencial e consistirá na realização de um trabalho e sua apresentação oral (60%), bem como na participação nas atividades desenvolvidas durante as sessões presenciais (40%).

Bibliografia

Cook, V. J. (2001). Second language learning and language teaching. London: Edward Arnold.
Gass, S. M., Selinker, L. (2008). Second language acquisition. an introductory course. New York and London: Routledge.
Pinto, P. F. , S. Melo-Pheifer (2018). Políticas linguísticas em português. Lisboa: Lidel.
Osório, P., Meyer, R. M. (2008). Português língua segunda e língua estrangeira. Lisboa: Lidel.
Silva, A. A., M. J. Marçalo (2015). O ensino do português língua estrangeira e o recurso a uma plataforma digital de acesso livre. Ecos de Linguagem. e-ISSN: 2317-0808
Silva, A. A., M. J. Marçalo. (2015) O Português Língua Estrangeira: Adaptação de Materiais à Web 2.0. In Teorias e Usos Linguísticos: Aplicações ao Português Língua Não Materna, P. Osório e F.S. Bertinetti (Eds) pp. 211-246. Lisboa: Lidel.
Vanpattern, B., J. Williams (Eds.) (2007). Theories in second language acquisition: an introduction. Mahwah. NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Equipa Docente