2023

Estudos de Léxico

Nome: Estudos de Léxico
Cód.: LLT14372M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC tem como objetivo geral proporcionar um quadro abrangente e atualizado das áreas que estudam o léxico, expondo e problematizando os conceitos, os modelos descritivos, as metodologias, as correntes fundamentais e os domínios específicos de investigação e suas interfaces. Assim, o objetivo fundamental é dar conta da complexidade do nível lexical da língua, bem como da diversidade de perspetivas de que este é objeto. Além da aquisição de conhecimentos teóricos, são objetivos específicos facultar competências e ferramentas analíticas / descritivas do léxico, nível linguístico que requer a confluência de várias áreas do saber linguístico, e aplicar os conhecimentos em trabalhos práticos. A estreita relação entre as dimensões teórica e prática (Oficina de Léxico), que visa o trabalho com materiais já disponíveis ou a produção de materiais novos, permite desenvolver aptidões e competências que conduzem os estudantes do "saber" ao "saber fazer" em domínios específicos do estudo do léxico.

Conteúdos Programáticos

1. O léxico na Linguística atual.
1.1. Questões teóricas: conceitos, questões e modelos
2. Os estudos de léxico e as ciências do léxico
2.1. Lexicologia
2.1.1. Escopo, métodos e abordagens
2.2. Lexicografia
2.2.1. Escopo, métodos, abordagens.
2.2.2. Da tradição lexicográfica à e-lexicografia.
2.3. Terminologia
2.3.1. Escopo, métodos e abordagens
2.3.2. Terminologia e Neologia.
2.4. Léxico e interfaces: Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Fraseologia.
2.5. Léxico e Etimologia
3. Oficina de léxico
3.1. Ferramentas atuais para o estudo do léxico
3.2. Análise de aspetos do léxico (palavras, campos semânticos, entre outros)
3.3. Estudo de casos (em português e em outras línguas)

Métodos de Ensino

Estudos de Léxico desenvolve-se em sessões coletivas de natureza teórico-prática. As exposições teóricas (com recurso a power-point, textos, bases de dados e corpora online) visam preparar os estudantes para o trabalho prático a ser desenvolvido na Oficina de Léxico, proporcionando momentos de trabalho individual e de interação entre os estudantes. No âmbito da Oficina de Léxico realizam-se tarefas de aplicação de conhecimentos adquiridos na primeira parte do semestre, assim como o treino no uso de ferramentas especificas e de produção de materiais em alguma das áreas contempladas nos conteúdos. Na tutoria semanal, far-se-á o acompanhamento individualizado do trabalho autónomo desenvolvido por cada discente. Nos termos do Regulamento Académico da Universidade de Évora, os alunos optarão por (i) regime de avaliação contínua, mediante a realização e apresentação de um trabalho sobre um dos tópicos do programa (peso 100%); (ii) exame.

Bibliografia

Gonçalves, M. F. 2020. Dictionaries of language difficulties. In. F.Lebsanft & F.Tacke (Eds), Manual of Language Standardization in the romance Languages. Berlin/Boston: De Gruyter, 725-746.
Isquerdo, A. N. 2020. As ciências do léxico. Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. Campo Grande: UFMS. On-line.
Mota, M. A. 2020. Morfologia. In E. B. Paiva Raposo et al., Gramática da Língua Portuguesa, 3º vol. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2787-3152
Rio-Torto et al. 2016. Gramática Derivacional do Português. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. On-line.
Villalva, A. 2020. Composição. In E. B. Paiva Raposo et al., Gramática da Língua Portuguesa, 3º v. Lisboa: FCG, 3153-3212.
Villalva, A. 2020. Conversão. In E. B. Paiva Raposo et al., Gramática da Língua Portuguesa, 3º vol. Lisboa: FCG, 3213-3234 .
Villalva, A. & Williams, G. 2019. The landscape of of Lexicography. Lisboa/Aveiro: CLUL/UA.

Equipa Docente