2024
Norma e Desvio do Português
Nome: Norma e Desvio do Português
Cód.: LLT14371M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Desenvolver competências de reflexão crítica sobre a língua, a linguagem e a tensão entre: consciência da variação sincrónica e diacrónica das línguas vs. consciência das regularidades.
- Compreender a relação entre a natureza normativa da língua padrão (oral e escrita) e o funcionamento dinâmico do sistema linguístico.
- Reconhecer os instrumentos de normalização linguística mais adequados para atividades de revisão e consultoria linguísticas.
- Desenvolver práticas de análise descritiva e explicativa que permitam distinguir enunciados normativos de enunciados divergentes.
- Compreender a relação entre a natureza normativa da língua padrão (oral e escrita) e o funcionamento dinâmico do sistema linguístico.
- Reconhecer os instrumentos de normalização linguística mais adequados para atividades de revisão e consultoria linguísticas.
- Desenvolver práticas de análise descritiva e explicativa que permitam distinguir enunciados normativos de enunciados divergentes.
Conteúdos Programáticos
1. Os conceitos de norma e desvio: norma, variação e uso; a prescrição e a descrição
2. Instrumentos de normalização linguística: dicionários, gramáticas, prontuários, ortografias, recursos online e motores de pesquisa; as tarefas de assessoria linguística
3. Descrição e análise linguísticas de alguns casos de desvios padronizados: morfologia verbal; sistema pronominal; estruturas de subordinação relativa; fenómenos de concordância
4. Elementos teórico-descritivos de outras áreas de análise: ambiguidades; cadeias referenciais; processos coesivos
2. Instrumentos de normalização linguística: dicionários, gramáticas, prontuários, ortografias, recursos online e motores de pesquisa; as tarefas de assessoria linguística
3. Descrição e análise linguísticas de alguns casos de desvios padronizados: morfologia verbal; sistema pronominal; estruturas de subordinação relativa; fenómenos de concordância
4. Elementos teórico-descritivos de outras áreas de análise: ambiguidades; cadeias referenciais; processos coesivos
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino consistem, por um lado, em sessões coletivas de ensino, que compreendem momentos de exposição teórica e de comentário de textos, onde se pedirá a forte contribuição dos discentes para a discussão dos assuntos tratados; por outro lado, no âmbito da tutoria semanal, far-se-á um acompanhamento individualizado de aspetos relacionados com o trabalho autónomo de pesquisa e investigação desenvolvido pelo discente.
A avaliação poderá ser realizada por exame final ou em avaliação contínua. Esta última será a preferencial e consistirá na realização de um trabalho e sua apresentação oral (60%), bem como na participação nas atividades desenvolvidas durante as sessões presenciais (40%).
A avaliação poderá ser realizada por exame final ou em avaliação contínua. Esta última será a preferencial e consistirá na realização de um trabalho e sua apresentação oral (60%), bem como na participação nas atividades desenvolvidas durante as sessões presenciais (40%).
Bibliografia
Álvarez, Rosario e Henrique Monteagudo (eds.) (2004). Norma lingüística e variación. Unha perspectiva desde o idioma galego. Santiago de Compostela: Consello da Cultura Galega/Instituto da Lingua Galega (artigos de Inês Duarte, Francisco A. Cidrás Escáneo, Henrique Monteagudo).
Bagno, Marcos (org.) (2001). Norma Linguística. São Paulo: Edições Loyola.
Castro, Ivo (2003). O linguista e a fixação da norma. Actas do XVIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp. 11-24.
Coseriu, Eugenio (1979). Sincronia, diacronia e história: o problema da mudança lingüística. Rio de Janeiro: Presença.
David, Hayley G. e Talbot J. Taylor (eds.) (1990). Redefining Linguistics. London / New York: Routledge (artigos de Roy Harris, Talbot J. Taylor).
Martins, Ana Maria e Ernestina Carrilho (eds.) (2016). Manual de linguística portuguesa. Berlin/Boston: Walter de Gruyter (alguns artigos).
Peres, João Andrade e Telmo Móia (1995). Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa: FCG.
Bagno, Marcos (org.) (2001). Norma Linguística. São Paulo: Edições Loyola.
Castro, Ivo (2003). O linguista e a fixação da norma. Actas do XVIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp. 11-24.
Coseriu, Eugenio (1979). Sincronia, diacronia e história: o problema da mudança lingüística. Rio de Janeiro: Presença.
David, Hayley G. e Talbot J. Taylor (eds.) (1990). Redefining Linguistics. London / New York: Routledge (artigos de Roy Harris, Talbot J. Taylor).
Martins, Ana Maria e Ernestina Carrilho (eds.) (2016). Manual de linguística portuguesa. Berlin/Boston: Walter de Gruyter (alguns artigos).
Peres, João Andrade e Telmo Móia (1995). Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa: FCG.
Equipa Docente
- Ana Alexandra Lázaro Vieira da Silva [responsável]