2023

Sintaxe do português

Nome: Sintaxe do português
Cód.: LLT14370M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fornecer aos alunos um conhecimento, tão completo quanto possível, de teorias e práticas da análise sintática, consubstanciadas nos itens do ponto 2. dos conteúdos programáticos. Visa-se, relativamente a tais itens, problematização teórica e descritiva, quer por evidenciarem esses itens movimentos de rutura com a norma atual do português, quer pela possibilidade de abordagens diferenciadas.
Pretende-se que os alunos:
- Compreendam a dinâmica da língua ao nível sintático.
- Apliquem conhecimentos teóricos e pratiquem, de forma consciente, abordagens diferenciadas na descrição de construções e fenómenos sintáticos do português.

Conteúdos Programáticos

1. As diferentes abordagens da análise sintática: gramática tradicional vs. gramática(s) estrutural(is) (gramática de valências; sintaxe funcional; sintaxe gerativa; gramática discursivo-funcional)
2. Princípios teórico-descritivos da sintaxe do português
2.1. Ordem SVO; estrutura de constituintes; concordância sintática
2.2. Funções sintáticas: a categoria “sujeito”; a predicação; a complementação
2.4. Estrutura frásica complexa: áreas críticas da coordenação e da subordinação

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino consistem em sessões coletivas de ensino com momentos de exposição teórica e análise prática, envolvendo participação dos alunos. A tutoria semanal inclui o acompanhamento individualizado do trabalho de pesquisa e investigação desenvolvido pelos alunos.
Nos termos do Regulamento Académico da Universidade de Évora, os alunos poderão optar por (i) regime de avaliação contínua, consistindo na realização escrita e apresentação oral de um trabalho (60%), bem como na participação nas atividades desenvolvidas durante as sessões presenciais (40%); (ii) exame.

Bibliografia

Dik, Simon C. (1981). Functional grammar. Holland: Foris Publications.
Grafi, Giorgio (2001). 200 years of Syntax – a critical survey. Amsterdam: John Benjamins.
Martinet, André (1985). Syntaxe générale. Paris: Armand Colin.
Mateus, Mª Helena Mira, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria (52003). Gramática da língua portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, João Andrade e Telmo Móia (1995). Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, Eduardo B. P., Maria Fernanda B. do Nascimento, Maria Antónia C. da Mota, Luísa Segura, Amália Mendes (org.) (2013/2020). Gramática do português, vols. I-III. Lisboa: FCG.
Vilela, Mário (1992). Gramática de valências: teoria e aplicação. Coimbra: Almedina.

Equipa Docente