2025
Introdução à Engenharia Aeroespacial
Nome: Introdução à Engenharia Aeroespacial
Cód.: EME14270L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Engenharia Aeroespacial
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Com esta unidade curricular pretende-se dar uma visão geral da área da Engenharia Aeroespacial.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dar ao aluno desde o início do curso de engenharia aeroespacial uma visão global das principais tecnologias relevantes e da sua integração na conceção dos diversos tipos de veículos aeroespaciais, e da forma como afetam a totalidade do ciclo de vida completo através do projeto, certificação, produção, operação e manutenção, e evolução de novas versões e da substituição por gerações mais avançadas.
Conteúdos Programáticos
1) Introdução à unidade curricular.
2) Dinâmica de voo como integração da aerodinâmica, propulsão, estruturas, materiais, controlo, aviónica, computação, sensores, telecomunicações e sistemas.
3) Diversos tipos de veículos aeroespaciais: aeroplanos, helicópteros, convertíveis, mísseis, robotizados, lançadores, satélites e sondas espaciais.
4) Ciclo de vida: especificações, escolha da configuração, projeto detalhado, simulação e ensaios no solo e em voo, certificação, produção, operação, manutenção, evolução de novas versões e substituição pela geração seguinte mais avançada.
5) Grandes passos tecnológicos na história dos veículos aeroespaciais desde os primórdios até à atualidade.
2) Dinâmica de voo como integração da aerodinâmica, propulsão, estruturas, materiais, controlo, aviónica, computação, sensores, telecomunicações e sistemas.
3) Diversos tipos de veículos aeroespaciais: aeroplanos, helicópteros, convertíveis, mísseis, robotizados, lançadores, satélites e sondas espaciais.
4) Ciclo de vida: especificações, escolha da configuração, projeto detalhado, simulação e ensaios no solo e em voo, certificação, produção, operação, manutenção, evolução de novas versões e substituição pela geração seguinte mais avançada.
5) Grandes passos tecnológicos na história dos veículos aeroespaciais desde os primórdios até à atualidade.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas sobre os conteúdos programáticos, aulas teórico-práticas com a resolução de exercícios e uma aula de laboratório com a realização de experiências laboratoriais. Os métodos de ensino incluem cálculos simples para mostrar o papel essencial da matemática e física na modelação, simulação, projeto e operação de veículos aeroespaciais. Exemplos de veículos aeroespaciais reais, como foram projetados para cumprir especificações, como foram usados e como evoluíram para cumprir novas missões.
Avaliação
Os elementos de avaliação da unidade curricular de Introdução à Engenharia Aeroespacial são classificados utilizando o intervalo [0,20]. Avaliação contínua ou por exame final de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora.
São os seguintes os elementos de avaliação:
[L] Componente Laboratorial (10%)
[P] Série de problemas (20%)
[T1] Teste 1 (35%)
[T2] Teste 2 (35%)
[E] Exame final (70%).
O aluno poderá escolher 1 de 2 possíveis regimes de avaliação, em que a Nota Final [NF] é calculada da seguinte forma:
i) AVALIAÇÃO CONTÍNUA: NF=L*0.1+P*0.2+T1*0.35+T2*0.35
Se NF>= 9.5 ^ L>= 9.5 ^ P>= 9.5 ^ T1>= 8.0 ^ T2>= 8.0 então aluno Aprovado.
ii) AVALIAÇÃO FINAL: NF=L*0.1+P*0.2+E*0.7
Se NF>= 9.5 ^ L>= 9.5 ^ P>= 9.5 ^ E>= 9.5 então aluno Aprovado.
São os seguintes os elementos de avaliação:
[L] Componente Laboratorial (10%)
[P] Série de problemas (20%)
[T1] Teste 1 (35%)
[T2] Teste 2 (35%)
[E] Exame final (70%).
O aluno poderá escolher 1 de 2 possíveis regimes de avaliação, em que a Nota Final [NF] é calculada da seguinte forma:
i) AVALIAÇÃO CONTÍNUA: NF=L*0.1+P*0.2+T1*0.35+T2*0.35
Se NF>= 9.5 ^ L>= 9.5 ^ P>= 9.5 ^ T1>= 8.0 ^ T2>= 8.0 então aluno Aprovado.
ii) AVALIAÇÃO FINAL: NF=L*0.1+P*0.2+E*0.7
Se NF>= 9.5 ^ L>= 9.5 ^ P>= 9.5 ^ E>= 9.5 então aluno Aprovado.
Bibliografia
[1] Anderson, J.D., Bowden, M. (2022). Introduction to Flight (9th ed.), McGraw-Hill.
[2] Eden, P. E., & Moeng, S. (2018). Aircraft anatomy: A technical guide to military aircraft from World War II to the modern-day, Amber Books, London.
[3] Schimel, J. (2012). Writing Science, Oxford University Press, Oxford.
[4] Pelegrin, W., & Hollister, M. (1993). Concise encyclopedia of aeronautics and space systems, Pergamon Press, Oxford.
[5] Brandt, S. A., Stiles, R. J., Bertin, J. J., & Whitford, R. (2015). Introduction to Aeronautics: A Design Perspective (3rd edition), AIAA Education Series.
[6] Anderson, J. D., & Eberhardt, S. (2010). Understanding Flight (2nd ed.), McGraw-Hill.
[7] Shevell, R. S. (1989). Fundamentals of flight. Prentice-Hall, New Jersey.
[8] Jane's Information Group. (2021). Janes All the Worlds Aircraft, London.
[9] Marques, J.M.G. (2022). Introdução ao Voo Atmosférico e Espacial - Resumo teórico, exercícios resolvidos e aplicações. Universidade de Évora.
[2] Eden, P. E., & Moeng, S. (2018). Aircraft anatomy: A technical guide to military aircraft from World War II to the modern-day, Amber Books, London.
[3] Schimel, J. (2012). Writing Science, Oxford University Press, Oxford.
[4] Pelegrin, W., & Hollister, M. (1993). Concise encyclopedia of aeronautics and space systems, Pergamon Press, Oxford.
[5] Brandt, S. A., Stiles, R. J., Bertin, J. J., & Whitford, R. (2015). Introduction to Aeronautics: A Design Perspective (3rd edition), AIAA Education Series.
[6] Anderson, J. D., & Eberhardt, S. (2010). Understanding Flight (2nd ed.), McGraw-Hill.
[7] Shevell, R. S. (1989). Fundamentals of flight. Prentice-Hall, New Jersey.
[8] Jane's Information Group. (2021). Janes All the Worlds Aircraft, London.
[9] Marques, J.M.G. (2022). Introdução ao Voo Atmosférico e Espacial - Resumo teórico, exercícios resolvidos e aplicações. Universidade de Évora.
Equipa Docente
- Joaquim Manuel Guerreiro Marques [responsável]