2024
Psicologia da Saúde Ocupacional
Nome: Psicologia da Saúde Ocupacional
Cód.: PSI13239M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Promover o conhecimento dos fundamentos teóricos da Psicologia da Saúde Ocupacional;
2. Reconhecer a influência recíproca da envolvente do meio de trabalho sobre o homem e do homem sobre a envolvente;
3. Conhecer os reflexos do trabalho na saúde ocupacional dos trabalhadores;
4. Promover o conhecimento e a utilização das metodologias de investigação e intervenção utilizadas pela Psicologia da Saúde Ocupacional;
5. Promover o desenvolvimento pessoal e o auto-conhecimento.
2. Reconhecer a influência recíproca da envolvente do meio de trabalho sobre o homem e do homem sobre a envolvente;
3. Conhecer os reflexos do trabalho na saúde ocupacional dos trabalhadores;
4. Promover o conhecimento e a utilização das metodologias de investigação e intervenção utilizadas pela Psicologia da Saúde Ocupacional;
5. Promover o desenvolvimento pessoal e o auto-conhecimento.
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos teóricos e históricos da Psicologia da Saúde Ocupacional
2. Gestão do bem-estar no trabalho
2.1. Limitações ao bem-estar devido às relações sociais do meio laboral
2.1.1. Stress laboral
2.1.2. Burnout
2.1.3. Violência e Assédio psicológico no local de trabalho (mobbing, bullying)
2.1.4. Assédio sexual
2.2. Limitações ao bem-estar devido à instabilidade no emprego
2.2.1.Desemprego
2.2.2.Trabalho Temporário
2.2.3.Pré-reforma e Reforma
2.3. Limitações vs. promoção do bem-estar devido à relação entre o trabalho e a família
2.3.1. Interferência trabalho-família e família-trabalho
2.4. Limitações ao bem-estar devido a riscos sociais, económicos e tecnológicos emergentes
2.5. O trabalho como fonte de bem-estar
2.5.1. Engagement com o trabalho
2. Gestão do bem-estar no trabalho
2.1. Limitações ao bem-estar devido às relações sociais do meio laboral
2.1.1. Stress laboral
2.1.2. Burnout
2.1.3. Violência e Assédio psicológico no local de trabalho (mobbing, bullying)
2.1.4. Assédio sexual
2.2. Limitações ao bem-estar devido à instabilidade no emprego
2.2.1.Desemprego
2.2.2.Trabalho Temporário
2.2.3.Pré-reforma e Reforma
2.3. Limitações vs. promoção do bem-estar devido à relação entre o trabalho e a família
2.3.1. Interferência trabalho-família e família-trabalho
2.4. Limitações ao bem-estar devido a riscos sociais, económicos e tecnológicos emergentes
2.5. O trabalho como fonte de bem-estar
2.5.1. Engagement com o trabalho
Métodos de Ensino
Prevê-se a combinação de método expositivo com métodos ativos, nomeadamente trabalhos de investigação em grupo, discussões e debates temáticos orientados, promovendo a participação ativa dos alunos.
Avaliação
A avaliação é realizada através de uma de duas possibilidades:
1. Avaliação contínua:
a) Trabalho de revisão de literatura sobre estratégias de intervenção primária, secundária e terciária relativas às variáveis que se constituem como limitações ao bem-estar, enumeradas no programa da UC. Este trabalho deve ser entregue por escrito e apresentado oralmente (30%).
b) Apresentação de um instrumento de avaliação, traduzido e validado para a população portuguesa, que se constitua como elemento de diagnóstico das limitações ao bem-estar, enumeradas no programa da UC (30%).
c) Frequência de avaliação (40%).
2. Avaliação final:
Trabalho de revisão de literatura descrito em 1)a (40%) e exame final (60%).
1. Avaliação contínua:
a) Trabalho de revisão de literatura sobre estratégias de intervenção primária, secundária e terciária relativas às variáveis que se constituem como limitações ao bem-estar, enumeradas no programa da UC. Este trabalho deve ser entregue por escrito e apresentado oralmente (30%).
b) Apresentação de um instrumento de avaliação, traduzido e validado para a população portuguesa, que se constitua como elemento de diagnóstico das limitações ao bem-estar, enumeradas no programa da UC (30%).
c) Frequência de avaliação (40%).
2. Avaliação final:
Trabalho de revisão de literatura descrito em 1)a (40%) e exame final (60%).
Bibliografia
Bakker, A. & Leiter, M. (2010). Work Engagement: a handbook of essential theory and research. Hove: Psychology Press.
Barling, J., Kelloway, E. K., Frone, M. R. (Eds) (2015). Handbook of work stress. Thousand Oaks: Sage.
Chambel, M. (coord). (2016). Psicologia da Saúde Ocupacional. Lisboa: Pactor.
Clarke. S., Probst, T., Guldenmund, F., Passmore, J. (2016). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. Chichester: Wiley-Blackwell.
Cunningham C., & Black, K. J. (2021). Essentials of Occupational Health Psychology. New York: Routledge.
Hera, C., Íñigo, D., Mazo, F. & Bilbao, R. (2004). Introducción à la Psicología del Trabajo. Madrid: Mc Graw-Hill.
Pitt-Catsouphes, M., Kossek, E. & Sweet, S. (2005) (Eds.). The work and family handbook. Kentucky: Routledge.
Quick, J. C., & Tetrick, L. E. (Eds.) (2003). Handbook of Occupational Health Psychology. Washington, DC: APA.
Barling, J., Kelloway, E. K., Frone, M. R. (Eds) (2015). Handbook of work stress. Thousand Oaks: Sage.
Chambel, M. (coord). (2016). Psicologia da Saúde Ocupacional. Lisboa: Pactor.
Clarke. S., Probst, T., Guldenmund, F., Passmore, J. (2016). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. Chichester: Wiley-Blackwell.
Cunningham C., & Black, K. J. (2021). Essentials of Occupational Health Psychology. New York: Routledge.
Hera, C., Íñigo, D., Mazo, F. & Bilbao, R. (2004). Introducción à la Psicología del Trabajo. Madrid: Mc Graw-Hill.
Pitt-Catsouphes, M., Kossek, E. & Sweet, S. (2005) (Eds.). The work and family handbook. Kentucky: Routledge.
Quick, J. C., & Tetrick, L. E. (Eds.) (2003). Handbook of Occupational Health Psychology. Washington, DC: APA.
Equipa Docente
- Carla Sofia Carrilho Lopes Santarém Semedo [responsável]