Sociologia das Organizações
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos:
1. Identificar as principais características do fenómeno organizacional
2. Definir a Sociologia das Organizações
3. Conhecer os objectivos e métodos da Sociologia das Organizações
4. Conhecer as grandes correntes teóricas, os principais autores e os respectivos contributos para a Sociologia das Organizações
5. Desenvolver uma perspectiva analítica e compreensiva sobre os fonómenos organizacionais.
As competências a adquirir nesta unidade curricular são:
- desenvolvimento da capacidade de análise crítica sobre o papel das organizações nas sociedades contemporâneas;
- compreensão das teorias e dos métodos próprias da Sociologia das Organizações;
- conhecimento dos principais traços estruturantes das organizações na sociedade portuguesa e da sua inserção no espaço europeu.
Conteúdos Programáticos
1.1. Definição e objectivos da sociologia das organizações
1.2. A renovação do olhar sobre os funcionamentos organizacionais
Módulo 2. Reflexões sobre o conceito de Organização
2.1. As definições de organização
2.2. As componentes da estrutura organizacional
Módulo 3. Evolução das teorias da organização
3.1. As organizações como sistemas racionais
3.2. As organizações como sistemas humanos e sociais
3.3. Abordagens contemporâneas das organizações
Módulo 4. Dinâmica dos indivíduos e grupos nas organizações
4.1. Os atores e as relações de poder no contexto organizacional
4.2. Perspetivas de intervenção sociológica nas organizações
Métodos de Ensino
Sessões tutoriais e de auto-estudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em aulas essencialmente teórica-práticas.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
a) Avaliação continua:
- I Frequência (1 teste escrito) = 50%;
- 1 Trabalho (paper) = 50% (25% texto escrito + 25% apresentação oral e diapositivos).
b) Avaliação por exame:
- Prova escrita = 50%;
- Prova oral = 25%;
- Trabalho prático individual = 25%.
Avaliação
a) Avaliação continua:
- I Frequência (1 teste escrito)
- 1 Trabalho (paper)
b) Avaliação por exame:
- Prova escrita e oral +Trabalho prático individual
Bibliografia
Bilhim, J. (1996). Teoria Organizacional. Estrutura e Pessoas. Lisboa: ISCSP
Chiavenato, I. (1983). Introdução à Teoria Geral da Administração, 3ª ed., São Paulo, McGraw-Hill
Etzioni, A. (1985). Organizações modernas. São Paulo: Pioneira
Filleau, M. & Ripoull, C. (2002) [1999]. Teorias da Organização e da Empresa. Oeiras: Celta
Foudriat, M. (2005). Sociologie des organisations. Paris: Pearson Education
Friedberg, E. (1995). O poder e a regra. Dinâmicas da acção organizada. Lisboa: Inst. Piaget
Mayntz, R. (1990). Sociología de la organización. Madrid: Alianza Ed
Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Dom Quixote
Morgan, G. (1995) [1986]. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas
Pimentel, D. (2012). Sociologia da empresa e das organizações. Lisboa: Escolar Editora
Reed, M. (1992). The Sociology of Organizations. Themes, Perspetives and Prospects. Londres: Harvester, Wheatsheaf
Equipa Docente
- Maria Manuel Renga Capelão Serrano [responsável]