Língua Estrangeira - Francês
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Compreender:
Ouvir:
Compreender expressões e um vocabulário muito frequente relativos ao seu meio ambiente (por ex. ele próprio, sua família, compras, o trabalho). Entender o essencial de anúncios e de mensagens simples e claras.
2. Ler:
Ler textos curtos muito simples. Encontrar uma informação específica previsível em documentos correntes tais como publicidades, prospetos, menus e horários e ler cartas pessoais curtas e simples.
3. Falar:
Participar numa conversa:
Comunicar aquando de tarefas simples e habituais que não exijam mais do que uma troca de informações simples e direta sobre temas e atividades habituais.
Exprimir-se oralmente em contínuo:
Utilizar uma série de frases ou expressões para descrever, em termos simples, a sua família e outras pessoas, as suas condições de vida, a sua formação e a sua atividade profissional atual ou recente.
4. Escrever:
Tomar apontamentos e mensagens simples e curtas. Escrever uma carta pessoal muito simples, por exemplo de agradecimentos.
Conteúdos Programáticos
- Produção oral :
- Ler um texto e malta voz,
- Fazer uma exposição simples seguindo os apontamentos ou comentar dados visuais (diagramas, desenhos, quadros, etc.),
- Representar um papel que foi repetido,
- Falar espontaneamente sobre temas simples.
- Produção escrita :
- Produzir cartazes, panfletos,
- Tomar apontamentos ditados,
- Escrever textos livres,
- Escrever cartas pessoais ou de negócios, etc.
- Audição e compreensão oral
- Ouvir anúncios (informações, ordens, avisos, etc.) e compreender a informação global,
- Compreender a interacção entre nativos e as gravações de emissões de rádio e de televisão na condição de a dicção ser claras e o débito lento.
- Leitura ou compreensão da escrita
- Ler para se orientar,
- Ler para se informar, utilizando obras de referência, por exemplo,
- Ler e seguir instruções,
- Ler para compreender a correspondência,
- Ler por prazer.
- Gramática
- A frase simples,
- O presente, o “passé composé” e o imperfeito do indicativo.
- O “futur proche”.
Métodos de Ensino
De acordo com os parâmetros estabelecidos para o nível A1, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, a metodologia adoptada focalizar-se-á sobre a aquisição e o desenvolvimento das competências orais e escritas, a prática gramatical e o aumento de vocabulário.
Os estudantes devem desenvolver as suas competências pela (1) exposição directa a documentos autênticos (por ex. escuta/visionamento de gravações, leitura de textos diversos); (2) participação interactiva na sala de aula; (3) apresentações, explicações, exercícios de aplicação orais e escritos).
Avaliação
De acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora e o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos definido pelo Departamento de Linguística e Literaturas os alunos poderão escolher entre 3 tipos de avaliação: (1) contínua, (2) mista ou (3) por exame.
a) Avaliação Contínua (Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012) – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; b) Avaliação Final (n.º 4, Art.º 17º e Capítulo VI do REI) - O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 30% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino; c) Avaliação Mista – O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 50% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino;
(1) Avaliação contínua: 1 Prova escrita (50%), 1 Prova oral (50%), ou 2 provas escritas,
(2). Avaliação mista:1 Prova escrita (80%), e Trabalhos escritos diversos (20 %),
(3) Avaliação exame Final e exame de recurso: Uma prova escrita (100%).
Bibliografia
- Jacky Girardet, Jacques Pécheur. Echo A1, Cle International, 2010.
- Jacky Girardet, Jacques Pécheur. ÉchoA1 - Cahierpersonneld'apprentissage. Cle International, 2010.
- Anne Akyuz, B. Bazelle-Shahmaei, J. Bonenfant, Les exercices de grammaire Niveau A2, corrigés intégrés. Hachette, 2006.
- C. Barnoud, E. Sirejols, Grammaire, Niveau Débutants, Cle International. 1991.
- Robert P., Le Petit Robert, Dictionnaire Alphabétique et Analogique de la Langue Française, Le Robert.
- Librairie Hatier, Le Nouveau Becherelle, La Grammaire Pour Tous, Hatier.
- Librairie Hatier, La Conjugaison, 12 000 Verbes, Hatier, 1990.
- Bescherelle 2, L’orthographe pour tous, Didier.
Equipa Docente
- Fernando dos Santos Gomes [responsável]
- João Manuel Ferreira Velada