2023

Língua Estrangeira - Inglês

Nome: Língua Estrangeira - Inglês
Cód.: LLT02285L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Línguas e Literaturas

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Objectivos Gerais:


 


-          Auxiliar na prática das habilidades necessárias para o estudo da área de especialização através da língua inglesa;


-          Desenvolver técnicas e estratégias fundamentais para a compreensão e produção de textos académicos, escritos e orais, em geral, e nas áreas de Engenharia Informática, Relações Internacionais, e Enfermagem, em específico, em língua inglesa.


 


2. Objectivos Específicos/Competências a serem adquiridas:


 


-          Desenvolver técnicas e estratégias fundamentais para a compreensão de textos escritos na área de especialização em língua inglesa;


-          Reconhecer aspectos de estrutura textual;


-          Desenvolver técnicas e estratégias de reconhecimento do significado de palavras/expressões desconhecidas;


-          Aprofundar o conhecimento da gramática inglesa;


-          Desenvolver competências comunicativas em língua inglesa baseado nas suas necessidades, características e recursos;


-          Participar em actividades linguísticas para sua utilização no interior do domínio profissional (actividades e relações do indivíduo no exercício da sua profissão) nos seguintes contextos: lugar, instituições, pessoas, objectos, acontecimentos, operações e textos.

Conteúdos Programáticos

A. Topics:


 


- Education


- Technology


- Food, drink and culture


- Cities of the world


- Brain power


- Staying alive


 


B. Developing reading skills:


 


- linking ideas: expressing contrast; predicting content


- skimming and scanning; getting information from diagrams and pictures


- identifying the writer’s opinion


- looking at data (tables, charts and graphs); using headings to find information


- organizing notes


- using text and visuals to understand statistics


 


C. Writing:


 


- letter/email


- description of a device


- summary


- statistics


 


D. Vocabulary:


 


- spelling rules


- homophones


- prefixes


- identifying parts of a word


- numbers

Métodos de Ensino

-exposição directa ao uso autêntico da língua;


-participação directa em interacção comunicativa;


-apresentações, explicações, exercícios;


-trabalho individual, em pares, em grupo em sala de aula;


-participação em discussões formais/informais;


-estudo acompanhado;


-trabalho independente com materiais de auto-aprendizagem.

Avaliação

De acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora e o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos definido pelo Departamento de Linguística e Literaturas, os alunos poderão ser avaliados das seguintes formas: (1) contínua, (2) mista ou (3) por exame.


 


(1) Avaliação contínua (75% de presenças):


 


A avaliação contínua consistirá na realização de duas provas escritas durante o período de aulas, às quais serão atribuídas as percentagens de 50% cada e cuja nota, em cada frequência, não poderá ser inferior a 8:


 


Freq. I: Nov, 2013


Freq. II: Dez, 2013


 


(2) Mista (50% de presenças):


 


A avaliação mista consistirá na realização de duas provas escritas, uma durante o período de aulas (Frequência I ou II), e um exame, às quais serão atribuídas as percentagens de 20% para a frequência e 80% para o exame cuja nota não poderá ser inferior a 8.


 


Exame: Jan, 2014


 


(3) Exame (30% de presenças):


 


Os alunos avaliados por exame realizarão uma prova escrita com a percentagem de 100%.


 


Exames (Normal e recurso): Jan, 2014


 


Nota importante:


Aos alunos de regimes especiais (REI, Art. 13º, nº 2) não se aplica a regra das percentagens para assiduidade.

Bibliografia

HARRISON, R. (2011). Headway Academic Skills: reading, writing and study skills, Level 1, Oxford: OUP.


 


Compêndios de Gramática:


 


(1992) Collins Cobuild English Usage. London: Harper Collins.


(1995) Collins Cobuild English Grammar. London: Harper Collins.


AZAR, B. S. (1989). Fundamentals of English Grammar. Englewood Cliffs: Prentice Hall Regents.


AZAR, B. S. (1989). Basic English Grammar. Englewood Cliffs: Prentice Hall Regents.


MURPHY, R. (1989). Grammar in Use. Cambridge: CUP.


SWAN, M. (1984). Practical English Usage. Oxford: OUP.


 


Dicionários:


 


(1998) Dicionário de Português-Inglês. Porto: Porto Editora


(1998) Dicionário de Inglês-Português. Porto: Porto Editora.


(2000) The New Penguin English Dictionary. London: Penguin Books.


(2000) Oxford Advanced Learner’s Dictionary. Oxford: OUP.


(1995) Collins Cobuild English Dictionary. London: Harper Collins.


(2001) Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners. London: Harper Collins.


(1992) Dicionário Ilustrado Inglês e Português Oxford-Duden. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, S.A.

Equipa Docente