2023

Turismo Social

Nome: Turismo Social
Cód.: SOC13866L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular tem como principal objetivo apresentar e discutir o conceito de Turismo Social, bem como caracterizar e analisar o contexto da oferta e procura do Turismo Social a nível regional, nacional e internacional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular tem como principal objetivo apresentar e discutir a ligação do turismo ao desenvolvimento das sociedades, destacando o conceito de Turismo Social, bem como caracterizar e analisar o contexto da oferta e procura do Turismo Social a nível regional, nacional e internacional. Pretende-se que no final do semestre os alunos tenham adquirido as competências essenciais para trabalhar as especificidades de cada um dos segmentos alvo deste produto, num contexto organizacional de crescente competitividade, no domínio do planeamento e desenvolvimento do produto de acordo com as necessidades e expectativas de mercado e as respetivas tendências de desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos

I. Notas introdutórias sobre Turismo e Desenvolvimento
1. Turismo e Desenvolvimento económico
1.1 Economia Social
2. Turismo e Desenvolvimento social
2.1. Justiça Social
2.2. Exclusão Social
3. Constrangimentos à prática Turística
4. Efeitos do Turismo
4.1. Nos Turistas
4.2. Nos destinos

II. Turismo Social
1. Conceito e evolução
2. População-alvo
- seniores
- famílias economicamente carenciadas
- pessoas com incapacidade
- crianças e jovens
3. Programas e organizações internacionais
4. Desafios e modelos de gestão

Métodos de Ensino

As aulas serão teorico-práticas. A estratégia de aprendizagem e ensino é projetada para fornecer aos alunos uma compreensão crítica introdutória das inter-relações entre o turismo social e a sociedade.
Os métodos de aprendizagem e ensino incluem:
• Aulas expositivas e com recurso ao método interrogativo, elaboradas para fornecer uma estrutura de conhecimento
• Casos de estudo para promover o pensamento crítico

O aluno pode optar pelo regime de avaliação continua ou exame final. AC: a avaliação consistirá em um teste (40%); elaboração, em grupo ou individualmente, de trabalhos práticos de aplicação de conhecimentos adquiridos e outros elementos de avaliação (assiduidade, participação nas aulas, iniciativa, dedicação realizada em trabalhos práticos ...) (60%). Exame final: teste escrito (100%)

Bibliografia

Minnaert, L., Maitland, R., and Miller, G. (2011) What is social tourism? Current Issues in Tourism, 14(5), 403-–415.
Lima, J. & Eusébio, C. (Eds) (2021). “Social Tourism: Global Challenges and Approaches”, CABI.
Diekmann, A. & McCabe, S. (Eds) (2020), “Handbook of Social Tourism”, Edward Elgar Publishing. ISBN: 978 1 78811 242 0.
McCabe, S.; Minnaert, L. & Diekmann, A. (2012). Social tourism in Europe: theory and practice. Chanel View Pubs.
Lima, J. (2015) "Turismo em Família: A importância do turismo para famílias economicamente carenciadas." PhD thesis, University of Aveiro, Aveiro, Portugal. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/14779/1/TESE.pdf
Abranja, N.; Marques, A.; Coelhoso, F. & Carneiro, I. (Org.) (2010). "Turismo Acessível: Estudos e Experiências", pp. 129-152. Edições Pedago/ISCE.

Equipa Docente