2023

Práticas de Operadores Turísticos I

Nome: Práticas de Operadores Turísticos I
Cód.: SOC13860L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A presente unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimentos sobre o funcionamento de uma agência de viagens e turismo no âmbito das suas atividades próprias e acessórias, explorando a utilização do software Galileo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A presente unidade curricular visa dotar os alunos de conhecimentos sobre o funcionamento de uma agência de viagens e turismo no âmbito das suas atividades próprias e acessórias, nos seguintes domínios de competência:
• Planear, programar, operacionalizar e vender as viagens turísticas, considerando as principais variáveis para as viagens organizadas e para as viagens por medida.
• Propor os serviços turísticos adequados à satisfação das motivações e expectativas do cliente.
• Identificar e selecionar fornecedores e serviços que correspondam à filosofia do negócio e às necessidades do seu público de clientes.
• Identificar e analisar o quadro normativo em vigor, nacional e internacional, relativo às operações de intermediação.
• Desenvolver competências básicas para utilizar tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao turismo: efetuar uma reserva e emissão de um bilhete para uma viagem em transporte aéreo, através da utilização do sistema de reservas Galileo.

Conteúdos Programáticos

1. Noções introdutórias
1.1. Notas históricas sobre organização das viagens
1.2. Principais agentes a operar em Portugal
1.3. Associações profissionais, nacionais e internacionais
1.4. Glossário
2. Agências de viagens e turismo
2.1. Noção e tipologias
2.2. Atividades próprias e acessórias
2.3. Organização e relação departamental
3. Viagens turísticas
3.1. Viagens turísticas: noção e espécies
3.2. Estrutura da distribuição turística
4. Sistemas informáticos de distribuição
4.1. Sistema de reservas computorizado | Computer Reservation Systems
4.2. Sistemas globais de distribuição | Global Distribution Systems
4.3. Estudo de caso: utilização do software Galileo

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão abordadas nas aulas teórico-práticas, utilizando os métodos expositivo, para transmissão dos conhecimentos essenciais, e também fomentando o diálogo e o debate para aprofundar os conteúdos. Serão analisados estudos de caso e realizados exercícios práticos no sentido de promover uma adequada compreensão dos conteúdos. Os Alunos serão incentivados a identificar fontes de informação complementares às indicadas para cada tema, não só recorrendo aos instrumentos tradicionais de pesquisa, mas também aos meios eletrónicos disponíveis. Para lecionação de alguns módulos do software Galileo será utilizado o método de experimentação para os Alunos contactarem com o programa. Este software utiliza a língua inglesa e todos os materiais de apoio também estão em inglês.

Bibliografia

Abranja, N. Alcântara, A. e Braga, C. (2012). Gestão de Agências de Viagens e Turismo, Lidel, Lisboa.
BUHALIS, D. & LAWS, E. (2001). Tourism Distribution Channels. London: Thomson.
Braga, D. (2008). Agências de Viagens e Turismo: práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier.
Cunha, L. (2009). Introdução ao Turismo. 4.ª Ed. Lisboa: Verbo. [Capítulo 8].
Salvado. J. (2009) Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal. Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro. Disponível em: http://biblioteca.sinbad.ua.pt/teses/2009001043.
Salvado, J. (2013). Cocriação de valor na distribuição turística. A força que vai modelar o negócio das agências independentes em Portugal. Tese de Doutoramento em Turismo, Universidade de Aveiro. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/11355
Silva, M.J. (2009). A distribuição turística e as Redes nas Agências de Viagens em Portugal, Tese de Mestrado, Universidade de Aveiro. Disponível em: http://biblioteca.sinbad.ua.pt/teses/2009001206.

Equipa Docente