2023

Turismo de Nichos

Nome: Turismo de Nichos
Cód.: SOC13859L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

x

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Após a conclusão desta Unidade Curricular, os alunos devem ser capazes de:
• Identificar as várias formas de produtos turísticos de nicho e a sua relação com a procura turística.
• Explicar as diferenças entre o turismo de nicho e o turismo de massas e demonstrar a importância do turismo de nicho.
• Analisar o dinamismo do turismo de nicho e identificar as variáveis que precisam ser consideradas para o seu desenvolvimento.
• Compreender as componentes do comportamento do consumidor no turismo relevantes para a captação de mercados de turismo de nicho inovadores

Conteúdos Programáticos

1- Conceito de Turismo de Nichos e a sua relevância para a indústria turística
2- O processo de decisão de compra em Turismo
3- A procura turística e mercados
4- Tipologias de Turistas e o Processo de Segmentação do Mercado Turístico
5- Desenho de experiências turísticas
Análise de estudos de caso

Métodos de Ensino

Metodologias de Ensino:
• Método expositivo apoiado na projeção de Powerpoint;
• Estudos de casos práticos
• Palestras com oradores convidados
• Visitas de estudo
• Análise documental
• Aprendizagem autónoma através da realização de um projeto de pesquisa em grupo

Avaliação:
A avaliação contínua é constituída pelos seguintes elementos de avaliação:
• 1 prova escrita intercalar (60%)
• Trabalho prático (40%)

A avaliação por exame:
• Prova escrita (100%)

Bibliografia

• Fayos- Solà, E. & Cooper, C. (2019). The Future of Tourism, innovation and sustainability. Cham, Switzerland: Springer
• Hoer, S & Swarbrooke, J. (2016). Consumer Behaviour in Tourism (3ªed), Oxon, USA: Routledge
• Novelli, M. (2005). Niche Tourism, contemporary issues and cases. Oxford, UK: Butterworth-Heinemann
• Dixit, SK (2017). The Routhledge Handbok of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Oxon, USA: Routledge

Equipa Docente