2024

Turismo e Desenvolvimento

Nome: Turismo e Desenvolvimento
Cód.: SOC13851L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo genérico é dotar o Aluno com capacidade para intervir numa organização com responsabilidades no processo de desenvolvimento, particularmente no que diz respeito à definição estratégias e/ou instrumentos adequados de intervenção face ao contexto em que atuam. Competências: Analisar o contexto político, económico-social e físico-ambiental que influencia o desenvolvimento sustentável do turismo e projetar os processos de intervenção mais adequados; Interpretar as principais políticas nacionais e supranacionais para o desenvolvimento do turismo e transpô-las para a realidade organizacional e territorial; Enunciar, à luz das principais teorias e modelos de planeamento, os processos e instrumentos mais adequados para o planeamento e gestão de um destino turístico; Identificar os atores e suas responsabilidades no processo de desenvolvimento e interagir com eles em contextos de valorização do destino, acautelando especificidades próprias do espaço urbano ou rural.

Conteúdos Programáticos

Módulo I – Turismo e Desenvolvimento
1. Desenvolvimento local e regional
2. Abordagens ao desenvolvimento do turismo
3. Turismo e desenvolvimento sustentável
4. Turismo, território e desenvolvimento
4.1- Em espaço rural
4.2- Em espaço urbano
5. Estudos de caso
Módulo II – Planeamento do turismo
1. Planeamento e desenvolvimento turístico
2. Abordagens ao planeamento turístico
2.1- Em espaço rural
2.2- Em espaço urbano
3. Planeamento, Desenvolvimento e Gestão de Destinos turísticos
4. Estudos de caso
Módulo III – Plano de Desenvolvimento Turístico: Projeto
1. Plano de Desenvolvimento Turístico para um Concelho
2. Plano de Desenvolvimento Turístico para uma Cidade

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão abordadas nas aulas teórico-práticas,não só utilizando os métodos expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas também fomentando o diálogo, o debate e a análise de casos para aprofundar as questões. O Aluno será incentivado a identificar fontes de informação complementares às indicadas, recorrendo a diversos instrumentos de pesquisa. Sempre que possível prevê-se a realização de visitas de estudo ou a participação em conferências para o Aluno contactar com diferentes realidades e consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula. A abordagem modular está individualizada por temáticas, mas as reflexões e debates baseiam-se numa visão integradora e cumulativa de todas as matérias abordadas ao longo das aulas em integração, sempre que pertinente, ao conhecimento adquirido em outras unidades curriculares.

Avaliação

A avaliação desta UC obedece aos regimes previstos no RGUE:
? Avaliação Contínua - prova escrita (50%) + trabalho de grupo (50% = 60% relatório escrito + 40% apresentação oral)
? Avaliação final: prova escrita (100%)

Bibliografia

Brito, M. & Silveira, L. (2023). Blue planning ? a planning model for the development of Blue Tourism in Blue Spaces. Tourism Recreation Research. DOI: 10.1080/02508281.2023.2167909.
Brito, M. (2015). Percursos de sustentabilidade: políticas e práticas de planeamento para o desenvolvimento turístico no Município de Sines. Paris: Nota de Rodapé. ISBN: 978-989-20-6002-6.
Cunha, L. (2017). Turismo e desenvolvimento: realidades e perspetivas. LIDEL. ISBN: 978-989-752-069-3.
Halkier, H.; Kozak, M.; & Svensson, B. (2015). Innovation and tourism destination development. Routledge. ISBN: 9780415566278.
Saarinen, J. (ed.). (2020). Tourism and sustainable development goals: research on sustainable tourism geographies. Routledge. ISBN: 978-0-367-34166-4.
Sharma, A. (ed.) 2020. Sustainable tourism development: futuristic approaches. Apple Academic Press. ISBN: 978-1-77188-772-4.
Silva, F. & Umbelino, J. (coord.) (2017). Planeamento e Desenvolvimento Turístico. LIDEL.

Equipa Docente