2025

Sociologia do Turismo

Nome: Sociologia do Turismo
Cód.: SOC13848L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Compreender o papel do trabalho e do tempo livre ao longo da história, na sua relação com o lazer e o turismo
2.Conhecer e compreender a abordagem sociológica ao turismo
3.Entender as principais tipologias de turismo e de turista e os seus contextos históricos e sociológicos de emergência;
4.Analisar as múltiplas vertentes sociológicas do turismo, nomeadamente ao nível dos estilos de vida, relações sociais de género, identidades e imaginários sociais;
5.Entender as dimensões e os impactes socioculturais do turismo, no contexto dos desafios das sociedades contemporâneas, nomeadamente catástrofes, guerras, migrações, envelhecimento, mudanças climáticas e revolução digital.
6. Analisar a relação entre comunidades recetoras e visitantes em diferentes estádios, qualitativos e quantitativos, da relação entre a oferta e a procura, avaliando os seus impactes na qualidade da experiência turística e na qualidade de vida dos anfitriões.

Conteúdos Programáticos

1.A evolução do conceito sociológico de trabalho e os efeitos na relação "tempo de trabalho /tempo de lazer-turismo"
2.A sociedade de consumo e a relação com o lazer/turismo
3.Abordagem sociológica ao turismo
4.A evolução do turismo: entre a antiguidade e a pós-modernidade
5.Turismo, motivações, consumo e experiências: a perspetiva sociológica
6.O turismo como setor económico: evolução, emprego, capacitação de recursos humanos
7.A(s) relação(ões) entre as comunidades recetoras e visitantes
8.As dimensões e os impactes socioculturais do turismo
9. Turismo e sociedade: perspetivas de futuro

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são aplicados os seguintes métodos e técnicas pedagógicas:
Método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e indicação de bibliografia geral e específica, em aulas teóricas de apresentação das linhas de orientação teórica, analítica e metodológica da disciplina e de sistematização e problematização dos conteúdos programáticos.
Método ativo em aulas teórico-práticas organizadas em torno da discussão coletiva sobre textos ou outros materiais de trabalho; leitura, apresentação e discussão crítica de textos selecionados em torno de autores, perspetivas e casos de aplicação empírica; apresentação e discussão de exercícios desenvolvidos pelos alunos.
Método interrogativo de estímulo à participação ativa dos estudantes.

Avaliação

Entendendo-se a avaliação como parte integrante do processo de aprendizagem, considera-se que para além da realização de uma prova escrita individual, é fundamental a realização de um trabalho prático, realizado em grupo, direcionado para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, mas também para o desenvolvimento de competências socio comportamentais, nomeadamente relacionadas com o trabalho em equipa, dada a sua realização em grupo.

Avaliação contínua: Teste escrito: 40% + Trabalho prático em grupo: 60 % (nota mínima de 8 valores em cada elemento) + 75% presenças (exceto regimes especiais).
Avaliação final: teste escrito (100%) + 75% presenças (exceto regimes especiais).

Perante o perfil da UC, o trabalho prático materializar-se-á na elaboração de um estudo de caso, cujo tema (ou temas) a selecionar decorrerão das dinâmicas sociais mais atuais.

Bibliografia

MACCANNEL, D. (1999). The tourist: a new theory of the leisure class. Berkeley: University of California Press.
MAZÓN, T. (2001). Sociología del turismo. Madrid: Centro de Estudios Ramón Areces
SANTOS, N. (2008). Lazer: da libertação do tempo à conquista das práticas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
SHARPLEY, R. (2018). Tourism, Tourists and Society. (5ªed.) New York: Routledge.
ROBERTS, K. (2006). Leisure in Contemporary Society. Wallingford: Cabi Publishing.
TEBOUL, R. (2004). Culture et Loisirs dans la Société du Temps Libre. Paris: Editions de L?aube
URRY, J. e LARSEN, J. (2011). The tourist gaze 3.0. London: Sage Publications.

Equipa Docente