2023

Espanhol II

Nome: Espanhol II
Cód.: LLT13841L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português, Espanhol
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC de Espanhol II permite adquirir competências linguísticas básicas no contexto de serviços do turismo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR: A2)
I. Objectivos:
- compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata; comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.
II. Competências:
A.Produção oral: É capaz de fazer uma descrição simples ou uma apresentação de uma pessoa, das condições de vida ou de trabalho, das actividades quotidianas, daquilo de que gosta ou não, etc.
B.Produção escrita: É capaz de escrever uma série de expressões e de frases simples.
C.Compreensão do oral: É capaz de compreender expressões e palavras-chave relacionadas com áreas de prioridade imediata.
D.Compreensão na leitura: É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente, quotidiana ou relacionada com o trabalho.

Conteúdos Programáticos

- Revisão geral prática dos conteúdos adquiridos durante o semestre anterior.
- O pretérito indefinido: Formas, usos e irregularidades.
- Os marcadores de tempo.
- O pretérito perfecto: Formas, usos e irregularidades.
- Pronomes de complemento directo e indirecto.
- Contraste entre o pretérito indefinido e o pretérito perfecto.
- As contracções.
- A acentuação.
- Regras gerais de acentuação: palavras agudas, graves e esdrúxulas.
- Regras particulares de acentuação: os monossílabos.
- A acentuação de diptongos, triptongos e hiatos.
- O condicional simple: Formas, usos e irregularidades.
- O pretérito pluscuamperfecto: Formas, usos e irregularidades.
- O futuro perfecto: Formas, usos e irregularidades.
- O contraste entre o futuro perfecto, o futuro imperfecto e o condicional simple.

Métodos de Ensino

(1) exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos – jornais, revistas, etc. – Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação directa em interacção comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Bibliografia

- Xicota, Núria y Carlos Sanz (2019). Turismo 2. Madrid: SGEL.
- Sánchez, Martín, Matilla. Gramática práctica de español para extranjeros. Sgel. Madrid.
- J. Alcina y J.M. Blecua. Gramática española. Ariel. Barcelona.
- Hermann Willers. Gramática de español ( Tradução de Isidro Silva). Editorial Presenta. Lisboa.
- Rafael Fernández Díaz. Practicas de Gramática española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid
- Rafael Fernández Díaz. Prácticas de Fonética española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid
- Ángeles Sanz Juez. Prácticas de léxico español para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid.
- C.A. Duarte. Diferencias de usos gramaticales entre español y portugués. Edinumen. Madrid.

Equipa Docente