2024
Francês I
Nome: Francês I
Cód.: LLT13838L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português, Francês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC de Francês I pretende fornecer competências linguísticas iniciais aplicadas a situações de serviço no contexto do turismo.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Nível QECR: A1
I. Objetivos:
Compreender e usar expressões e enunciados muito simples; apresentar-se e apresentar outros; perguntar e responder sobre aspetos pessoais; comunicar de modo simples.
II. Competências:
A. Produção oral: pode produzir expressões simples sobre pessoas e lugares.
B. Produção escrita: pode escrever frases simples.
C. Compreensão oral: pode seguir um discurso muito pausado e bem articulado.
D. Compreensão na leitura: pode entender textos muito curtos e simples.
E. Interação oral: pode interagir de maneira simples; pode fazer e responder a perguntas simples, iniciar e responder a afirmações simples no domínio das necessidades imediatas/familiares.
F. Interação escrita: pode pedir ou transmitir informações pessoais.
G. Vocabulário: tem um repertório vocabular elementar (palavras isoladas e expressões relativas a situações concretas).
H. Gramática:mostra um controlo limitado de algumas estruturas e formas gramaticais simples que pertencem a um repertório memorizado
I. Objetivos:
Compreender e usar expressões e enunciados muito simples; apresentar-se e apresentar outros; perguntar e responder sobre aspetos pessoais; comunicar de modo simples.
II. Competências:
A. Produção oral: pode produzir expressões simples sobre pessoas e lugares.
B. Produção escrita: pode escrever frases simples.
C. Compreensão oral: pode seguir um discurso muito pausado e bem articulado.
D. Compreensão na leitura: pode entender textos muito curtos e simples.
E. Interação oral: pode interagir de maneira simples; pode fazer e responder a perguntas simples, iniciar e responder a afirmações simples no domínio das necessidades imediatas/familiares.
F. Interação escrita: pode pedir ou transmitir informações pessoais.
G. Vocabulário: tem um repertório vocabular elementar (palavras isoladas e expressões relativas a situações concretas).
H. Gramática:mostra um controlo limitado de algumas estruturas e formas gramaticais simples que pertencem a um repertório memorizado
Conteúdos Programáticos
- Exprimir ações presentes, passadas e futuras,
- Frase afirmativa, negativa e interrogativa,
- Os advérbios,
- Exprimir uma ordem/desejo.
- Frase afirmativa, negativa e interrogativa,
- Os advérbios,
- Exprimir uma ordem/desejo.
Métodos de Ensino
De acordo com os descritores estabelecidos para o nível A1 no QECR para as línguas do Conselho da Europa, a metodologia adotada incide na aquisição e desenvolvimento de competências orais e escritas (produção, receção e interação), gramática e vocabulário:
(1) exposição direta ao uso autêntico da língua (através de materiais tais como: vídeos, textos escritos, Internet, CD-ROM;
(2) participação direta em interação comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/atividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidática, por estudo orientado feito por si próprio.
Escolha entre 2 tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos diversos (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).
(1) exposição direta ao uso autêntico da língua (através de materiais tais como: vídeos, textos escritos, Internet, CD-ROM;
(2) participação direta em interação comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/atividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidática, por estudo orientado feito por si próprio.
Escolha entre 2 tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos diversos (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).
Bibliografia
Girardet, J., C. Gibbe. Echo A1, Cle Internationale, 2010.
Anne Akyuz, B. Bazelle-Shahmaei, J. Bonenfant. Les exercices de grammaire Niveau A1, corrigés intégrés. Hachette, 2006.
C. Barnoud, E. Sirejols. Grammaire, Niveau Débutant, Cle International. 1991.
Robert P. Le Petit Robert, Dictionnaire Alphabétique et Analogique de la Langue Française, Le Robert.
Librairie Hatier. Le Nouveau Becherelle, La Grammaire Pour Tous, Hatier.
Librairie Hatier. La Conjugaison, 12 000 Verbes, Hatier, 1990.
Bescherelle 2. Lorthographe pour tous, Didier.
Anne Akyuz, B. Bazelle-Shahmaei, J. Bonenfant. Les exercices de grammaire Niveau A1, corrigés intégrés. Hachette, 2006.
C. Barnoud, E. Sirejols. Grammaire, Niveau Débutant, Cle International. 1991.
Robert P. Le Petit Robert, Dictionnaire Alphabétique et Analogique de la Langue Française, Le Robert.
Librairie Hatier. Le Nouveau Becherelle, La Grammaire Pour Tous, Hatier.
Librairie Hatier. La Conjugaison, 12 000 Verbes, Hatier, 1990.
Bescherelle 2. Lorthographe pour tous, Didier.
Equipa Docente
- Fernando dos Santos Gomes [responsável]