2024
Marketing e Turismo
Nome: Marketing e Turismo
Cód.: GES13850L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
x
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Domínio dos conceitos básicos e das técnicas e instrumentos de marketing turístico.
- Sensibilidade para a especificidade do marketing nas organizações turísticas.
- Capacidade de analisar estratégias de marketing turístico.
- Capacidade de interrelacionar os tópicos tratados na unidade curricular
- Sensibilidade para a especificidade do marketing nas organizações turísticas.
- Capacidade de analisar estratégias de marketing turístico.
- Capacidade de interrelacionar os tópicos tratados na unidade curricular
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
- O conceito de marketing e o turismo
- O papel do marketing no planeamento estratégico das organizações
- As características específicas do marketing dos serviços turísticos
2. A Estratégia de Marketing
- O ambiente de marketing
- Objetivos e opções estratégicas fundamentais: Segmentação, Posicionamento e Marca
3. Políticas de Marketing-Mix
- Gestão dos 7 Ps do Marketing de Serviços
- O conceito de marketing e o turismo
- O papel do marketing no planeamento estratégico das organizações
- As características específicas do marketing dos serviços turísticos
2. A Estratégia de Marketing
- O ambiente de marketing
- Objetivos e opções estratégicas fundamentais: Segmentação, Posicionamento e Marca
3. Políticas de Marketing-Mix
- Gestão dos 7 Ps do Marketing de Serviços
Métodos de Ensino
Regime presencial em sala fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático. Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral. Análise e discussão de estudos de caso.
A divulgação dos conteúdos das aulas, bibliografia (com indicação dos textos fundamentais), é disponibilizada na plataforma de e-learning: www.moodle.uevora.pt.
A divulgação dos conteúdos das aulas, bibliografia (com indicação dos textos fundamentais), é disponibilizada na plataforma de e-learning: www.moodle.uevora.pt.
Avaliação
Regime de avaliação contínua: Teste escrito a realizar individualmente, que abrangerá toda a matéria da disciplina (65%). Resolução e discussão de casos práticos em grupo (35%)
Regime de avaliação em exame: teste escrito individual, que abrangerá toda a matéria da disciplina (100%)
Os alunos serão aprovados à disciplina com uma nota global igual ou superior a 10 valores, desde que não tenham uma nota inferior a 8 valores em qualquer das provas de avaliação.
A presença nas aulas é obrigatória. Para obter aprovação na disciplina os alunos deverão assistir a pelo menos 75% das aulas.
Regime de avaliação em exame: teste escrito individual, que abrangerá toda a matéria da disciplina (100%)
Os alunos serão aprovados à disciplina com uma nota global igual ou superior a 10 valores, desde que não tenham uma nota inferior a 8 valores em qualquer das provas de avaliação.
A presença nas aulas é obrigatória. Para obter aprovação na disciplina os alunos deverão assistir a pelo menos 75% das aulas.
Bibliografia
? Baynast, A., Lendrevie, J. Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues V. (2021). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 18ª Ed. (atualizada) Lisboa, Publicações Dom Quixote.
? Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, J. C., (2018). Marketing Turístico. 6ª Ed. Pearson Educación.
? Zeithaml, V., Gremmeler, D. D., Bitner, M- J. (2014). Marketing de Serviços. A empresa com foco no cliente. 6ª Ed., McGraw Hill Education; Bookman.
? Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, J. C., (2018). Marketing Turístico. 6ª Ed. Pearson Educación.
? Zeithaml, V., Gremmeler, D. D., Bitner, M- J. (2014). Marketing de Serviços. A empresa com foco no cliente. 6ª Ed., McGraw Hill Education; Bookman.
Equipa Docente
- Cristina Isabel Galamba Oliveira Costa Marreiros [responsável]