2023

Química Analítica

Nome: Química Analítica
Cód.: QUI14651L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar aos alunos um conjunto de conhecimentos no domínio da Química Analítica. Especificamente, pretende-se que os estudantes compreendam os conceitos teóricos fundamentais, nomeadamente os princípios das técnicas e métodos analíticos, clássicos ou modernos, de modo a garantir uma formação sólida e abrangente nesta área da Química. Assim, os alunos devem compreender os fundamentos de técnicas clássicas como as volumetrias, mas também dos métodos avançados de análise como os métodos cromatográficos e as respetivas técnicas hifenadas, nomeadamente as Cromatografias Líquida (LC) e Gasosa (GC) acopladas à Espectrometria de Massa (MS), que se tornaram, nas últimas décadas, fundamentais para a análise de uma grande diversidade de compostos com vasta aplicação no quotidiano. Devem ainda conseguir resolver problemas relacionados com conceitos teóricos e ser capazes de realizar projetos no laboratório utilizando as várias técnicas analíticas.

Conteúdos Programáticos

- Introdução à Química Analítica: tipos de análise química; análise quantitativa e qualitativa; amostragem e preparação da amostra; tipos de erro e análise estatística dos resultados.
- Introdução aos Métodos Volumétricos: Titulações diretas, por retorno e indiretas; padrões; ponto final e ponto de equivalência de uma titulação; classificação dos métodos volumétricos.
- Volumetrias de precipitação, ácido-base, complexação e oxidação redução: revisões dos conceitos básicos; derivação das curvas de titulação; funcionamento dos vários tipos de indicadores; exemplos de aplicação.
- Introdução aos Métodos Cromatográficos: fundamentos teóricos da cromatografia; classificação dos métodos cromatográficos; cromatografia em camada fina (TLC); cromatografia em Coluna (CC); cromatografia líquida de elevada eficiência (HPLC); cromatografia gasosa (GC); técnicas hifenadas, HPLC e GC acopladas à espectrometria de massa (MS); novos desenvolvimentos como metabolómica e proteómica.

Métodos de Ensino

Para lecionar os conteúdos programáticos serão utilizados métodos didáticos interativos, além de atividades de e-learning e trabalhos laboratoriais, capazes de motivar e promover a participação crítica dos alunos nas sessões presenciais e a sua aprendizagem individual.
A componente prática laboratorial da disciplina é avaliada de uma forma contínua, com base na assiduidade e desempenho observado durante a execução dos trabalhos, na elaboração de relatórios e na resolução de questões orais e/ou escritas sobre os trabalhos executados.
A componente teórica e prática não laboratorial são avaliadas individualmente por escrito em duas modalidades optativas: avaliação contínua (duas frequências) ou exame final. A nota final será obtida através de média ponderada: 30% da componente prática laboratorial e 70% da nota obtida nas componentes teórica e prática não laboratorial.

Bibliografia

- D. A. Skoog, F. J. Holler & S. R. Crouch (2018). Principles of Instrumental Analysis, (7th ed.). Cengage Learning, Boston, USA.

- D. A. Skoog, D. M. West, F. J. Holler & S. R. Crouch (2013). Fundamentals of analytical chemistry (9th ed.). Brooks Cole, Belmont, USA.

- D. C. Harris (2010). Quantitative chemical analysis (8th ed.). W.E. Freeman and Company, New York, USA.

- S. P. J. Higson (2004). Analytical chemistry. Oxford University Press, New York, USA.

- G. H. Jeffery, J. Bassett, J. Mendham & R. C. Denney (1989). VOGEL’S Textbook of quantitative chemical analysis (5th ed.). Longman Scientific & Technical, New York, USA.

Equipa Docente