2024

História e Filosofia das Ciências

Nome: História e Filosofia das Ciências
Cód.: HIS14151L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Estuda-se o método, natureza e evolução das ciências, a criatividade científica e sua especificidade épocal, recorrendo ao estudo de importantes filósofos da ciência e à análise histórica de momentos cruciais, desde a grande revolução científica, até ao actual complexo tecno-científico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Perceber a dimensão histórica e social das ciências, compreendendo o caminho que conduziu ao actual domínio técno-científico da vida moderna, ao Antropoceno. Perceber como esta área pode ser aplicada ao ensino secundário, melhorando o entendimento dos conceitos contemporâneos.
Reflectir sobre o método, natureza e desenvolvimento da prática científica, sobre a criatividade científica e sua especificidade épocal, compreendendo a filosofia como fundamental na evolução das ideias científicas. Estudar autores decisivos como Aristóteles, Descartes, Kant, Helmholtz, Whewell, Mach, Duhem, Poincaré, Popper, Kuhn, O. Darrigol, H. Martins.
Conhecer e analisar alguns momentos cruciais no desenvolvimento científico, como a passagem da cosmovisão aristotélica à da grande revolução científica, o predomínio e ultrapassagem do paradigma mecanicista, a contribuição de Lavoisier, o transformismo biológico, a tabela periódica, a revolução dos quanta e da relatividade, o actual complexo tecno-científico.

Conteúdos Programáticos

A pluralidade de abordagens na história e na filosofia da ciência e seu interesse para o ensino. A cosmovisão aristotélica.
- As navegações portuguesas e as condições da Revolução Científica.A revolução científica - de Copérnico a Newton. Lavoisier e Química.
A construção da tabela periódica. A Cosmovisão Laplaciana e o desenvolvimento da Termodinâmica e da Mecânica Estatística. O transformismo biológico e suas implicações na visão do homem. Quanta e relatividade e suas implicações filosóficas. Kant e a teoria do conhecimento. Whewell em consiliência de induções. Maxwell sobre analogia científica. Duhem sobre subdeterminação. Poincaré e o convencionalismo geométrico. Popper sobre demarcação. Kuhn sobre as revoluções científicas. António Sérgio e o valor educativo da história das ciências. Darrigol e a estrutura modular da teoria científica. Hermínio Martins sobre a tecnociência contemporânea. A ciência e os valores.

Métodos de Ensino

Os tópicos abordados no programa constituem objecto de lições por parte do docente e de comunicações dos estudantes. Para cada tópico estará disponível bibliográfica pertinente. Serão analisados textos ou excertos de textos de autores e de obra de referência, nomeadamente da autoria dos filósofos mencionados. Os estudantes devem apresentar dois ensaios sobre tópicos do programa (um com cerca de 1000 palavras, e o segundo com 2500 palavras), dos quais devem também fazer uma apresentação oral; o primeiro ensaio (E1) deve ser um comentário a um texto previamente fornecido; o segundo (E2) deve demonstrar reflexão profunda sobre um dos tópicos, escolhido por acordo com o professor. Haverá um exame escrito final (EX). A classificação será uma média pesada dos ensaios e da apresentação oral, segundo a fórmula: Classificação final= 0,1E1+0,3E2+0,6E3.

Bibliografia

Abrantes, P. (2020). Método e ciência. Belo Horizonte: Fino Traço.
Cohen, F. (1994) The Scientific Revolution: A Historiographical Inquiry. Chicago: Univ. of Chicago Press.
Darrigol, O. (1992). From c-numbers to q-numbers. Berkeley: Univ. of California Press.
Darrigol, O. (2014). Physics and necessity. Oxford: Oxford Univ. Press.
Martins, H. (2011). Experimentum humanum. Lisboa: Relógio de Água.1
de Paz, M. & Príncipe, J. (editores) (2018) Évora Studies in the Philosophy and History of Science Volume Two From Ontology To Structure. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
Koyré, A. (2001). Do mundo fechado ao universo infinito. Lisboa: Gradiva.
Kuhn, T. S. (1997). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectivas.
Príncipe, J. (2015). Évora Studies in the Philosophy and History of Science In Memoriam Hermínio Martins, prefácio e edição de João Príncipe. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
Stengers, I. e Bensaúde-Vincent, B. (1996) História da Química. Lisboa: Instituto Piaget

Equipa Docente