2023

Seminário de Química II

Nome: Seminário de Química II
Cód.: QUI13576D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular Seminário de Química II envolve a preparação, apresentação, e discussão pelo estudante, numa sessão aberta a todos os estudantes e docentes do Programa de Doutoramento em Química, de uma monografia sobre um tópico avançado. O tema a abordar carece da aprovação prévia do júri da UC e deverá ser sobre um tópico avançado relacionado com o tema da tese do estudante e relevante tendo em conta os objetivos e as competências que se pretende aprofundar no Programa de Doutoramento em Química.
O objetivo principal é o de assegurar que cada estudante domina os princípios teóricos fundamentais da sua área de investigação, compreende o contributo que o seu trabalho poderá fazer para o desenvolvimento científico e societal e tem consciência de eventuais aspetos polémicos da área de trabalho.
Pretende-se desenvolver a capacidade de autonomia dos estudantes no planeamento e execução do trabalho, na organização e apresentação da informação, bem como a integração em investigação.

Conteúdos Programáticos

O conteúdo programático não é fixo, mas é adaptado às necessidades particulares de cada estudante. O tema a abordar carece da aprovação prévia do júri da unidade curricular. Deverá estar relacionado com o tema de tese do estudante e deverá ser relevante tendo em conta os objetivos e as competências que se pretende aprofundar no Programa de Doutoramento em Química. Na monografia o estudante poderá apresentar um resumo histórico, mas deverá salientar todo o trabalho publicado recente de maior destaque e também fazer referência às implicações científicas e societais. Poderá incluir resultados obtidos pelo estudante e com a análise dos resultados realizada pelo estudante.
Os estudantes têm também de assistir a palestras. Exemplos de palestras organizadas pelos docentes da unidade curricular são: “A concentração e as aplicações térmicas da energia solar” (M. Collares Pereira, UÉ); "Porous carbon: An efficient and sustainable material for catalysis" (I. Matos, REQUIMTE).

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é aprendizagem centrada no estudante. Nesta tarefa, o trabalho de preparação da monografia e da sua apresentação pública é acompanhado individualmente pelos orientadores respetivos de cada estudante que se comprometem a providenciar as condições necessárias para a realização do trabalho, nomeadamente ao nível de bibliografia e, quando tal se justifica, participação num congresso ou um curso breve noutra instituição. Todo o processo é monitorizado pela equipa docente da unidade curricular que também tem responsabilidade pela avaliação e atribuição da nota final.
A nota final é baseada em i) avaliação da monografia (8 a 14 valores ou 0 se não satisfaz), ii) apresentação (2 a 4 valores ou 0 se não satisfaz) e iii) frequência e participação em palestras ou cursos (0 a 2 valores).

Bibliografia

A bibliografia não é fixa mas varia conforme o tema do trabalho. É da responsabilidade dos estudantes pesquisarem a bibliografia adequada com base nas indicações dadas pelos seus orientadores de Tese. Tendo em conta a natureza da monografia a ser elaborada, é expectável que a bibliografia seja extensa.