2024
Laboratório de Artes Visuais I
Nome: Laboratório de Artes Visuais I
Cód.: VIS13619M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Arte Multimédia, Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Tendo em conta a necessidade de conhecimento das técnicas artísticas para a construção da obra, pretende-se:
Realizar pesquisa e experimentação de técnicas, tecnologias e materiais, desenvolvendo e/ou aprofundando conhecimentos novos ou já adquiridos, nas áreas digital, bi ou tridimensional;
Estruturar e desenvolver um trabalho, com um discurso personalizado e coerente, elaborado através de pesquisa individual. Tendo como objectivo a aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas e do conhecimento adquirido, demonstrar a progressão e o conhecimento aprofundado através da investigação pessoal.
Realizar pesquisa e experimentação de técnicas, tecnologias e materiais, desenvolvendo e/ou aprofundando conhecimentos novos ou já adquiridos, nas áreas digital, bi ou tridimensional;
Estruturar e desenvolver um trabalho, com um discurso personalizado e coerente, elaborado através de pesquisa individual. Tendo como objectivo a aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas e do conhecimento adquirido, demonstrar a progressão e o conhecimento aprofundado através da investigação pessoal.
Conteúdos Programáticos
Metodologia de investigação prática.
Aquisição de novos conhecimentos ou aprofundamento de técnica e/ou técnicas específicas do interesse do aluno e do seu projeto, no âmbito das práticas da expressão pessoal.
Elaboração de um projeto individual para aplicação e consolidação do trabalho desenvolvido.
Pensar com o objectivo da aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas que abrangem o conhecimento das Técnicas Digitais, da Escultura, Pintura, Desenho, Fotografia, Técnicas de Impressão, Vídeo, Instalação, Arte Sonora, entre outras técnicas de expressão mais contemporâneas.
Aquisição de novos conhecimentos ou aprofundamento de técnica e/ou técnicas específicas do interesse do aluno e do seu projeto, no âmbito das práticas da expressão pessoal.
Elaboração de um projeto individual para aplicação e consolidação do trabalho desenvolvido.
Pensar com o objectivo da aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas que abrangem o conhecimento das Técnicas Digitais, da Escultura, Pintura, Desenho, Fotografia, Técnicas de Impressão, Vídeo, Instalação, Arte Sonora, entre outras técnicas de expressão mais contemporâneas.
Métodos de Ensino
Sessões laboratoriais que poderão ser leccionadas em bloco de acordo com as necessidades dos estudantes;
Apresentação da pesquisa efectuada na área elegida por cada aluno;
Aprofundamento do estudo da área selecionada;
Experimentação plástica laboratorial.
Da avaliação consta:
Síntese dos objectivos e conteúdos gerais da compreensão da prática;
Materialização e domínio plástico e expressivo da(s) técnica(s) estudadas;
Experimentação, criatividade e rigor conceptual.
Regime de avaliação contínua:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
Regime de avaliação final:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Apresentação da pesquisa efectuada na área elegida por cada aluno;
Aprofundamento do estudo da área selecionada;
Experimentação plástica laboratorial.
Da avaliação consta:
Síntese dos objectivos e conteúdos gerais da compreensão da prática;
Materialização e domínio plástico e expressivo da(s) técnica(s) estudadas;
Experimentação, criatividade e rigor conceptual.
Regime de avaliação contínua:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
Regime de avaliação final:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Bibliografia
COLDWELL, P. (2010). Printmaking: A Contemporary Perspective. London: Black Dog Publishing.
EVANS, D. (ed.) (2009). Appropriation (Whitechapel: Documents of Contemporary Art). London: The MIT Press, Whitechapel Art Gallery.
Fondation Cartier Pour l'Art Contemporain (2007). Ron Mueck. London: Thames & Hudson.
HOFFMANN, J. (ed.) (2012). The Studio (Whitechapel: Documents of Contemporary Art). London: The MIT Press, Whitechapel Art Gallery.
IGOE, T. (2007). Making Things Talk. New York: OReilly.
LICHT, A. (2007). Sound Art. New York: Rizzoli International Publications, Inc.
MEYER, R. (2002). Manual do Artista, técnicas e materiais. S. Paulo: Martins Fonte.
MOLINA, J. J. G. (coord.) (1999). Estratégias del dibujo en el arte contemporáneo. Madrid: Editiones Cátedra.
ROSSIER, P. (2001). La sculpture, méthodes et matériaux nouveaux. Turin: Dessain et Tolra.
RUSH, M. (2005). New Media in Art. London: Thames & Hudson Ltd.
EVANS, D. (ed.) (2009). Appropriation (Whitechapel: Documents of Contemporary Art). London: The MIT Press, Whitechapel Art Gallery.
Fondation Cartier Pour l'Art Contemporain (2007). Ron Mueck. London: Thames & Hudson.
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