2024
Biologia das Plantas com Sementes
Nome: Biologia das Plantas com Sementes
Cód.: BIO12413L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Identificar e compreender a diversidade vegetal como objetivo principal. A consciencialização sobre a biodiversidade promoverá a sua valorização como recurso biológico a utilizar de forma sustentável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimento da diversidade morfo-funcional das Espermatófitas e interpretação das estratégias
adaptativas às condições ambientais. Compreensão das relações filogenéticas entre as diferentes
categorias taxonómicas das Espermatófitas. Conhecimento das normas de nomenclatura botânica.
Aquisição de técnicas de colheita, identificação e herborização de plantas. Noções de fitogeografia.
Capacidade de interpretação de modificações adaptativas das Espermatófitas. Capacidade de
reconhecimento e interpretação de linhas filogenéticas. Capacidade de utilização de meios bibliográficos e
ópticos conducentes à identificação. Capacidade de identificação de espécimes vegetais. Capacidade de
utilização de termos botânicos com rigor científico. Capacidade de aplicação de técnicas de herborização.
Capacidade de discriminação e decisão, com carácter crítico. Capacidade de trabalho autónomo e
aprendizagem independente. Desenvolvimento de rotinas em trabalhos de laboratório.
adaptativas às condições ambientais. Compreensão das relações filogenéticas entre as diferentes
categorias taxonómicas das Espermatófitas. Conhecimento das normas de nomenclatura botânica.
Aquisição de técnicas de colheita, identificação e herborização de plantas. Noções de fitogeografia.
Capacidade de interpretação de modificações adaptativas das Espermatófitas. Capacidade de
reconhecimento e interpretação de linhas filogenéticas. Capacidade de utilização de meios bibliográficos e
ópticos conducentes à identificação. Capacidade de identificação de espécimes vegetais. Capacidade de
utilização de termos botânicos com rigor científico. Capacidade de aplicação de técnicas de herborização.
Capacidade de discriminação e decisão, com carácter crítico. Capacidade de trabalho autónomo e
aprendizagem independente. Desenvolvimento de rotinas em trabalhos de laboratório.
Conteúdos Programáticos
TEÓRICOS:
1. Bases de organização vegetal e principais tipos estruturais das Espermatófitas;
2. Adaptações a diferentes condições ambientais;
3. Contextualização taxonómica e evolutiva das Espermatófitas;
4. Diversidade e evolução das Espermatófitas;
5. Distribuição das Espermatófitas.
PRÁTICOS:
1. Estudo comparativo das adaptações dos órgãos das Espermatófitas;
2. Técnicas de colheita, secagem e herborização de material vegetal;
3. Identificação de plantas de famílias representativas da diversidade e evolução das Espermatófitas;
4. Aplicação de metodologias em trabalhos de investigação.
1. Bases de organização vegetal e principais tipos estruturais das Espermatófitas;
2. Adaptações a diferentes condições ambientais;
3. Contextualização taxonómica e evolutiva das Espermatófitas;
4. Diversidade e evolução das Espermatófitas;
5. Distribuição das Espermatófitas.
PRÁTICOS:
1. Estudo comparativo das adaptações dos órgãos das Espermatófitas;
2. Técnicas de colheita, secagem e herborização de material vegetal;
3. Identificação de plantas de famílias representativas da diversidade e evolução das Espermatófitas;
4. Aplicação de metodologias em trabalhos de investigação.
Métodos de Ensino
Módulo teórico presencial com exposição e discussão dos temas programáticos, recorrendo à utilização
integrada de diferentes meios tecnológicos. Disponibilização on-line do material utilizado e de materiais
complementares.
Módulo prático presencial em laboratório com interpretação gráfica da diversidade
estrutural das espermatófitas, identificação de espécimes e aplicação de técnicas de herborização,
registados num caderno de laboratório, que deve reflectir o trabalho realizado em cada sessão. O módulo
prático será complementado com a realização de saída de campo/visita de estudo com observação
interpretativa da diversidade vegetal.
Módulo tutorado para elaboração de um herbário e de uma monografia temáticos.
Avaliação continua: Prova teórica: 30%; Prova prática: 30%; Caderno de laboratório: 10%; Herbário: 15%; Monografia temática: 15%.
Avaliação Final: Prova teórica: 35%; Prova prática: 35%; Herbário: 15%; Monografia temática: 15%.
integrada de diferentes meios tecnológicos. Disponibilização on-line do material utilizado e de materiais
complementares.
Módulo prático presencial em laboratório com interpretação gráfica da diversidade
estrutural das espermatófitas, identificação de espécimes e aplicação de técnicas de herborização,
registados num caderno de laboratório, que deve reflectir o trabalho realizado em cada sessão. O módulo
prático será complementado com a realização de saída de campo/visita de estudo com observação
interpretativa da diversidade vegetal.
Módulo tutorado para elaboração de um herbário e de uma monografia temáticos.
Avaliação continua: Prova teórica: 30%; Prova prática: 30%; Caderno de laboratório: 10%; Herbário: 15%; Monografia temática: 15%.
Avaliação Final: Prova teórica: 35%; Prova prática: 35%; Herbário: 15%; Monografia temática: 15%.
Bibliografia
1) Aguiar, Carlos (2018). Manual de Botânica Vol I: estrutura e reprodução. Bragança: Instituto Politécnico.
2) Flora-On: Flora de Portugal Interactiva. (2014). Sociedade Portuguesa de Botânica. www.flora-on.pt.
3) Angiosperm Phylogeny Group (APG IV). 2016. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG II. Botanical Journal of the Linnean Society 181: 1-20.
4) Simões, M.P. 1995. Morfologia Vegetal: Órgãos Vegetativos das Espermatófitas. Universidade de Évora, Évora. 5) Mauseth, J.D. 1995. Botany An Introduction to Plant Biology. 2nd ed.Saunders Col. Pub., USA.
2) Flora-On: Flora de Portugal Interactiva. (2014). Sociedade Portuguesa de Botânica. www.flora-on.pt.
3) Angiosperm Phylogeny Group (APG IV). 2016. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG II. Botanical Journal of the Linnean Society 181: 1-20.
4) Simões, M.P. 1995. Morfologia Vegetal: Órgãos Vegetativos das Espermatófitas. Universidade de Évora, Évora. 5) Mauseth, J.D. 1995. Botany An Introduction to Plant Biology. 2nd ed.Saunders Col. Pub., USA.