2024
Futuros e Opções
Nome: Futuros e Opções
Cód.: GES12671M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos fiquem: a conhecer as temáticas gerais e de enquadramento dos mercados de produtos derivados; habilitados para a avaliação de contratos de futuros e opções; a conhecer e implementar estratégias de especulação e cobertura de risco.
São ainda desenvolvidas as competências:
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Capacidade de tomada de decisão, de implementação de estratégias e de resolução de problemas;
- Capacidade de abstracção, construção de modelos e espírito crítico;
- Capacidade de expressão oral e escrita e de aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;
- Capacidade de investigar.
São ainda desenvolvidas as competências:
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Capacidade de tomada de decisão, de implementação de estratégias e de resolução de problemas;
- Capacidade de abstracção, construção de modelos e espírito crítico;
- Capacidade de expressão oral e escrita e de aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;
- Capacidade de investigar.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 Introdução aos mercados de derivados
Módulo 2 Os mercados de futuros e o seu funcionamento
Módulo 3 - Determinação dos preços de futuros
Módulo 4 - Os mercados de opções e o seu funcionamento
Módulo 5 - Determinação dos preços das opções
Módulo 6 Os Gregos e introdução à gestão de risco.
Módulo 2 Os mercados de futuros e o seu funcionamento
Módulo 3 - Determinação dos preços de futuros
Módulo 4 - Os mercados de opções e o seu funcionamento
Módulo 5 - Determinação dos preços das opções
Módulo 6 Os Gregos e introdução à gestão de risco.
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas, com exposição das temáticas subjacentes à identificação, caracterização e valorização de futuros e opções financeiras, com a demonstração de aplicações práticas a situações concretas. Suportadas por apresentações em powerpoint, material disponível na plataforma de e-learning Moodle (também usada para promover maior contacto e interação e auto-aprendizagem), em todas as aulas é usado o quadro para resolução das exercícios e demonstração de resultados. É promovido o espírito crítico dos alunos no questionamento da realidade.
O modelo pedagógico assenta: no ensino centrado na aprendizagem do estudante; no desenvolvimento de
competências disciplinares e transversais; no uso de recursos digitais como ferramentas de aprendizagem e de gestão de comunicação e flexibilização; em práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes; na articulação ensino e investigação.
A forma de avaliação permite a consolidação dos conhecimentos.
O modelo pedagógico assenta: no ensino centrado na aprendizagem do estudante; no desenvolvimento de
competências disciplinares e transversais; no uso de recursos digitais como ferramentas de aprendizagem e de gestão de comunicação e flexibilização; em práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes; na articulação ensino e investigação.
A forma de avaliação permite a consolidação dos conhecimentos.
Avaliação
A nota final da Unidade Curricular é obtida:
- em regime de avaliação contínua pela realização: de um teste individual (60%); de um trabalho de grupo com aplicação dos modelos a uma situação real (estudo de caso) (30%); e, de um trabalho de grupo com análise crítica de um artigo (10%). Em qualquer um dos elementos de avaliação é necessária a obtenção de 7 valores de nota mínima para continuação neste regime de avaliação.
- em regime de avaliação final: pela realização de 1 teste individual (100%).
- em regime de avaliação contínua pela realização: de um teste individual (60%); de um trabalho de grupo com aplicação dos modelos a uma situação real (estudo de caso) (30%); e, de um trabalho de grupo com análise crítica de um artigo (10%). Em qualquer um dos elementos de avaliação é necessária a obtenção de 7 valores de nota mínima para continuação neste regime de avaliação.
- em regime de avaliação final: pela realização de 1 teste individual (100%).
Bibliografia
Hull, J., 2021, Options, Futures and Other Derivatives. 11th Edition, Pearson College, London.
Dubofsky, D.A,. 1992, Options and Financial Futures. McGraw-Hill, Inc.
Kolb, R. e Overdahl, J.A., 2007. Futures, Options and Swaps. 4th Edition, Oxford: Blackwell Publishers.
Dubofsky, D.A,. 1992, Options and Financial Futures. McGraw-Hill, Inc.
Kolb, R. e Overdahl, J.A., 2007. Futures, Options and Swaps. 4th Edition, Oxford: Blackwell Publishers.
Equipa Docente
- José Eduardo Boto Correia [responsável]