2024
Química Orgânica Aplicada às Ciências Farmacêuticas
Nome: Química Orgânica Aplicada às Ciências Farmacêuticas
Cód.: QUI13728I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A UC apresenta diversos aspetos sobre a estrutura, propriedades físico-químicas, e métodos de síntese e caraterização dos grupos funcionais mais representativos em Química Orgânica importantes na área de Ciências Farmacêuticas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Nesta unidade curricular, pretende-se que os alunos:
- adquiram conhecimentos fundamentais sobre a estrutura, propriedades físico-químicas e os métodos de síntese dos grupos funcionais mais representativos em Química Orgânica;
- compreendam os aspetos estruturais que condicionam a reatividade dos compostos orgânicos e consigam prever o seu comportamento químico;
- descrevam e interpretem a reatividade das moléculas orgânicas e o mecanismo dessas reações;
- conheçam os fundamentos dos métodos espetroscópicos de ressonância magnética nuclear de 1H e de 13C, de infravermelho e de ultravioleta-visível, e a espetrometria de massa, e utilizem estes métodos para interpretar os espetros e proceder à elucidação estrutural dos compostos orgânicos.
Pretende-se ainda que o aluno continue a desenvolver a sua destreza e segurança no laboratório, a desenvolver as capacidades de conceção e execução do trabalho laboratorial, bem como o sentido crítico e a capacidade de resolução de problemas.
- adquiram conhecimentos fundamentais sobre a estrutura, propriedades físico-químicas e os métodos de síntese dos grupos funcionais mais representativos em Química Orgânica;
- compreendam os aspetos estruturais que condicionam a reatividade dos compostos orgânicos e consigam prever o seu comportamento químico;
- descrevam e interpretem a reatividade das moléculas orgânicas e o mecanismo dessas reações;
- conheçam os fundamentos dos métodos espetroscópicos de ressonância magnética nuclear de 1H e de 13C, de infravermelho e de ultravioleta-visível, e a espetrometria de massa, e utilizem estes métodos para interpretar os espetros e proceder à elucidação estrutural dos compostos orgânicos.
Pretende-se ainda que o aluno continue a desenvolver a sua destreza e segurança no laboratório, a desenvolver as capacidades de conceção e execução do trabalho laboratorial, bem como o sentido crítico e a capacidade de resolução de problemas.
Conteúdos Programáticos
1. Métodos espectroscópicos e espectrométricos aplicados à elucidação estrutural das moléculas orgânicas: ressonância magnética nuclear de protão e de carbono-13, infravermelho e ultravioleta-visível, e espectrometria de massa.
2. Estudo da estrutura, propriedades físico-químicas e espectrais, processos de síntese e reatividade dos compostos orgânicos com os seguintes grupos funcionais:
- álcoois,
- fenóis,
- éteres,
- tióis,
- halogenetos de alquilo,
- aminas,
- aldeídos,
- cetonas,
- ácidos carboxílicos,
- derivados de ácidos carboxílicos: haletos de ácido, anidridos carboxílicos, ésteres, amidas e nitrilos.
3. Heterociclos alifáticos e aromáticos: nomenclatura, estrutura, propriedades e principais vias de síntese e reatividade.
2. Estudo da estrutura, propriedades físico-químicas e espectrais, processos de síntese e reatividade dos compostos orgânicos com os seguintes grupos funcionais:
- álcoois,
- fenóis,
- éteres,
- tióis,
- halogenetos de alquilo,
- aminas,
- aldeídos,
- cetonas,
- ácidos carboxílicos,
- derivados de ácidos carboxílicos: haletos de ácido, anidridos carboxílicos, ésteres, amidas e nitrilos.
3. Heterociclos alifáticos e aromáticos: nomenclatura, estrutura, propriedades e principais vias de síntese e reatividade.
Métodos de Ensino
O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado na bibliografia recomendada pelo docente. As aulas teóricas são aulas de exposição, havendo lugar ao esclarecimento de dúvidas e discussão de temas relevantes. As aulas teórico-práticas permitem o aprofundamento dos conhecimentos através da resolução de exercícios. As aulas laboratoriais recorrem ao planeamento e execução de trabalho laboratorial que concretize exemplos práticos de conteúdos lecionados.
A avaliação baseia-se na aferição da aquisição e compreensão de conhecimentos e do desenvolvimento de competências do aluno. A avaliação da componente teórica e teórico-prática é efetuada pela realização de frequências ou por exame final (75%). A avaliação da componente prática é obtida com base na participação nas aulas, na execução de trabalhos práticos e elaboração dos relatórios pelo aluno (25%).
A avaliação baseia-se na aferição da aquisição e compreensão de conhecimentos e do desenvolvimento de competências do aluno. A avaliação da componente teórica e teórico-prática é efetuada pela realização de frequências ou por exame final (75%). A avaliação da componente prática é obtida com base na participação nas aulas, na execução de trabalhos práticos e elaboração dos relatórios pelo aluno (25%).
Bibliografia
- Solomons, G.; Fryhle, C.; Snyder, S, Organic Chemistry, 12th ed., John Wiley and Sons, New York, 2016.
- Clayden, J.; Greeves, N.; Warren, S.; Wothers, P., Organic Chemistry, 2nd Edition, Oxford University Press, Oxford, 2012.
- Morrison, R.; Boyd, B., Química Orgânica, 16ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.
Silverstein, R. M.; Webster, F. X.; Kiemle, D. J.; Bryce, D. L., Spectrometric Identification of Organic Compounds, 8th edition, John Wiley and Sons, 2014.
- Clayden, J.; Greeves, N.; Warren, S.; Wothers, P., Organic Chemistry, 2nd Edition, Oxford University Press, Oxford, 2012.
- Morrison, R.; Boyd, B., Química Orgânica, 16ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.
Silverstein, R. M.; Webster, F. X.; Kiemle, D. J.; Bryce, D. L., Spectrometric Identification of Organic Compounds, 8th edition, John Wiley and Sons, 2014.
Equipa Docente
- António Paulo da Silva Teixeira [responsável]