2023

Física Aplicada às Ciências Farmacêuticas

Nome: Física Aplicada às Ciências Farmacêuticas
Cód.: FIS13726I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Física

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Os conteúdos desta UC incluem os tópicos de Física geralmente considerados relevantes para alunos de mestrados integrados em Ciências Farmacêuticas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O estudante deve:
-adquirir um conjunto de conhecimentos estruturados e conceitos fundamentais de física essenciais às ciências da vida, e interligá-los com os fenómenos químicos e biológicos;
- resolver exercícios de modo autónomo;
- realizar trabalhos experimentais com base em guias de experiências disponibilizados pelo docente;
- elaborar relatórios das atividades experimentais com rigor e clareza;
- desenvolver competências que lhes permitam a aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia e oportunidade.

Conteúdos Programáticos

Introdução e revisão de conceitos básicos: Forças. Leis de Newton. Momento linear e momento angular. Equilíbrio estático. Energia e trabalho.
Sólidos: Tensão e deformação. Elasticidade. Lei de Hooke, módulos de Young, Poisson, compressibilidade e rigidez. Torção e módulo de rigidez. Flexão e módulo de Young.
Fluidos: propriedades dos fluidos (tensão superficial e capilaridade; viscosidade, fluidos newtonianos e não newtonianos). Lei fundamental da hidrostática. Lei de Pascal. Impulsão e lei de Arquimedes. Escoamento de fluidos ideais e equação de Bernoulli. Escoamento de fluidos viscosos e lei de Hagen-Poiseuille. Escoamento de fluido incompressível em tubos. Lei de Stokes, velocidade terminal e sedimentação. Difusão de partícula e lei de Fick. Análise dimensional e semelhança. Teorema PI de Riabouchinsky-Buckingham.
Ondas: Oscilações e ondas mecânicas. Ondas sonoras. Ondas eletromagnéticas. Princípio de Fermat. Leis da ótica geométrica.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: exposição dos conteúdos programáticos, com recurso à oralidade e aos meios audiovisuais, e com algumas demonstrações práticas. É recomendado que os alunos assistam às aulas com a maior atenção e tirem apontamentos.
Aulas Teórico-práticas: trabalho individual e em grupo na resolução de problemas de aplicação dos conteúdos programáticos.
Aulas de laboratório: trabalho em grupo, com manipulação de equipamento experimental para consolidar conceitos lecionados nas aulas teóricas, e elaboração de relatórios. Estas aulas são de frequência obrigatória.
Avaliação:
- Avaliação contínua: 2 frequências (nota mínima em cada teste de 8 valores) + nota laboratorial (nota mínima de 9 valores).
Nota final: 0.60*nota da média das 2 frequências + 0.40* nota de laboratório
- Avaliação por exame: exame (nota mínima de 8 valores) + nota laboratorial (nota mínima de 9 valores).
Nota final: 0.60*nota do exame + 0.40* nota de laboratório

Bibliografia

1. Raymond A. Serway, John W. Jewett. Physics for Scientists and Engineers, Brooks/Cole, 8th edition, 2009
2. Francis W. Sears, Mark W. Zemansky, Hugh D. Young. Física, Vols. 1 – 4, LTC, 1985
3. José E. R. Durán. Biofísica: Fundamentos e Aplicações, Prentice Hall, 2003.
4. Guia de Trabalhos Laboratoriais do Departamento de Física

Equipa Docente