2025

Análise Matemática I

Nome: Análise Matemática I
Cód.: MAT12877L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Nesta unidade curricular são abordados os conhecimentos de análise matemática essenciais para a formação dos alunos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os resultados esperados de aprendizagem nesta unidade curricular são:
Aprender as noções básicas de Análise Matemática;
Saber aplicar os principais conceitos adquiridos e fazer demonstrações de forma rigorosa, justificando os diversos passos;
Saber formular matematicamente um problema e identificar e implementar as estratégias adequadas à sua resolução analítica;
Dominar os principais conceitos e ferramentas do cálculo diferencial e integral em R e saber aplicá-los nos contextos diversos das unidades curriculares da especialidade que esta unidade curricular serve;
Demonstrar capacidades de análise, cálculo e raciocínio dedutivo;
Desenvolver o raciocínio abstrato.
As competências desenvolvidas nesta unidade são as seguintes:
Capacidade de compreender os problemas matemáticos e de os resolver;
Capacidade de construção de modelos matemáticos;
Capacidade de abstração, de intuição criativa e espírito crítico;
Capacidade de expressão oral e escrita de resultados matemáticos.

Conteúdos Programáticos

1. Sucessões e Séries
2. Limites e continuidade de funções reais de variável real
3. Cálculo diferencial em R
4. Cálculo Integral em R

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, com exposição dos conceitos, resultados e respetivas demonstrações, bem como exemplos de aplicação; e aulas práticas, onde são resolvidos exercícios nos quais se aplicam os conceitos aprendidos. É dado especial enfâse a problemas que interligam as ferramentas desenvolvidas com os conceitos estudados e são disponibilizadas listas de exercícios para cimentar dos conhecimentos apresentados. São disponibilizados horários de atendimento aos alunos, para o esclarecimento de dúvidas .

Avaliação

A avaliação de conhecimentos compreende duas vertentes alternativas: avaliação contínua e avaliação por exame. A avaliação contínua é composta por três frequências (a nota final é a média aritmética das três frequências, cada uma com nota mínima de 7 valores), realizadas durante o período de aulas. A avaliação por exame é constituída pela realização de um exame global, o qual será realizado na época normal e/ou na época de recurso.

Bibliografia

1. Apostol, T., Cálculo, Vol 1, Reverté, 1994.
2. Campos Ferreira, J., Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
3. Demidovich, B., Problemas e Exercícios de Análise Matemática, Escolar Editora, 2010
4. Figueira, M., Fundamentos de Análise Infinitesimal, 5ª Edição, 2011
5. Lages Lima, E. , Curso de Análise, vol. 1, Impa, 1995.
6. Minhós, F., Análise Matemática I, 2012, 142 pags.
7. Sarrico, C., Análise Matemática - Leituras e exercícios, 8.ª edição, Gradiva, 2017.
8. Stewart, J., Cálculo, vols. 1 e 2, 7.ª edição, Cengage Learning, 2014.