2025
Gestão das Operações
Nome: Gestão das Operações
Cód.: GES02332L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta unidade curricular é sobre as atividades, os problemas e as decisões enfrentadas pelos responsáveis pela produção dos bens e serviços nas organizações.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Compreender o posicionamento da função de operações dentro da organização e o seu papel estratégico e o seu contributo para a competitividade da empresa;
- Compreender as decisões críticas em gestão de operações;
- Saber utilizar os conceitos, métodos e ferramentas de gestão de operações na análise de problemas reais, tanto em empresas industriais com em empresas de serviços;
- Saber utilizar software útil na gestão de operações (Folhas de Cálculo, MRP, Excel OM).
As competências desenvolvidas nesta unidade são as seguintes:
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão;
- Capacidade de abstração, construção de modelos e espírito crítico;
- Capacidade de expressão oral e escrita;
- Capacidade para transmitir e receber ideias e informação;
- Domínio de pelo menos uma língua estrangeira.
- Compreender as decisões críticas em gestão de operações;
- Saber utilizar os conceitos, métodos e ferramentas de gestão de operações na análise de problemas reais, tanto em empresas industriais com em empresas de serviços;
- Saber utilizar software útil na gestão de operações (Folhas de Cálculo, MRP, Excel OM).
As competências desenvolvidas nesta unidade são as seguintes:
- Capacidade de trabalho em equipa;
- Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão;
- Capacidade de abstração, construção de modelos e espírito crítico;
- Capacidade de expressão oral e escrita;
- Capacidade para transmitir e receber ideias e informação;
- Domínio de pelo menos uma língua estrangeira.
Conteúdos Programáticos
Parte 1 - Introdução à Gestão de Operações
1.1. O que é a gestão de operações
1.2. Estratégia de operações
1.3. Métodos de previsão da procura
Parte 2 - Design, análise e melhoria do sistema de operações
2.1. Gestão da qualidade e controlo estatístico da qualidade
2.2. Design do produto/serviço
2.3. Processos, tecnologia e capacidade
Parte 3 - Gestão do sistema de Operações
3.1. Gestão da cadeia de valor
3.2. Gestão de stocks com procura independente
3.3. Planeamento agregado da produção
3.4. Planeamento de recursos: MRP, CRP e ERP
3.5. Lean Production
3.6. Programação da produção
3.7. Teoria das restrições
1.1. O que é a gestão de operações
1.2. Estratégia de operações
1.3. Métodos de previsão da procura
Parte 2 - Design, análise e melhoria do sistema de operações
2.1. Gestão da qualidade e controlo estatístico da qualidade
2.2. Design do produto/serviço
2.3. Processos, tecnologia e capacidade
Parte 3 - Gestão do sistema de Operações
3.1. Gestão da cadeia de valor
3.2. Gestão de stocks com procura independente
3.3. Planeamento agregado da produção
3.4. Planeamento de recursos: MRP, CRP e ERP
3.5. Lean Production
3.6. Programação da produção
3.7. Teoria das restrições
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem a resolução de exercícios práticos e estudo de casos, participando os alunos ativamente na sua resolução ou discussão. Para além das sessões, os alunos são incentivados a resolverem sozinhos exercícios práticos, de forma a desenvolver o espírito de autonomia. Os alunos realizam um trabalho prático em grupo. Neste trabalho os alunos assumem o papel de uma empresa de consultoria que tem a missão de ajudar a resolver um determinado problema de gestão de operações, usando software apropriado e elaborando um relatório que inclui a análise do problema e as recomendações.
Avaliação
Na avaliação contínua a nota final dá um peso de 20% ao trabalho prático de grupo, 30% à nota da 1ª frequência e 50% à nota da 2ª frequência. No regime de avaliação final, a nota final é baseada na nota do trabalho prático (20%) e do exame (80%). Em cada uma das provas, incluindo o trabalho prático, a nota mínima é 7 valores. Nos exames de recurso, de época especial e de época extraordinária, a prova de exame tem um peso de 100%.
Bibliografia
Livro recomendado/recommended book
- Russell and Taylor, 2021, Operations and Supply Chain Management, John Wiley & Sons, EMEA Edition.
Outros livros alternativos/other alternative books
- Anupindi, R., Chopra, S., Deshmukh, S. D., Van Mieghem, J.A., Zemel, E. 2014. Managing Business Process Flows. Edimburg: Person Education Limited.
- Jacobs,F.R. & Chase, R.B. (2020) ISE Operations and Supply Chain Management. New York: McGraw-Hill, 17ª edição.
- Greasley, Andrew, 2013, Operations Management, John Wiley and Sons, 3rd edition.
- Heizer, J. and B. Render, 2020, Operations Management, Pearson Education, 11th edition.
- Russell and Taylor, 2021, Operations and Supply Chain Management, John Wiley & Sons, EMEA Edition.
Outros livros alternativos/other alternative books
- Anupindi, R., Chopra, S., Deshmukh, S. D., Van Mieghem, J.A., Zemel, E. 2014. Managing Business Process Flows. Edimburg: Person Education Limited.
- Jacobs,F.R. & Chase, R.B. (2020) ISE Operations and Supply Chain Management. New York: McGraw-Hill, 17ª edição.
- Greasley, Andrew, 2013, Operations Management, John Wiley and Sons, 3rd edition.
- Heizer, J. and B. Render, 2020, Operations Management, Pearson Education, 11th edition.