2025

Sistemas de Aeronaves

Nome: Sistemas de Aeronaves
Cód.: EME13230L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Aeroespacial

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular é a inserção dos princípios envolvidos no funcionamento dos sistemas de aeronaves e de os operar. Princípios de aquisição de dados para sistemas de aeronaves; Trabalhar com o MATLAB para aquisição e processamento de dados; Modelação e simulação da dinâmica de sistemas de aeronave (sistemas eléctricos, eletrónicos, hidráulicos e pneumáticos de aeronaves); Projectar controladores automáticos para o controlo da dinâmica dos sistemas das aeronaves (PID e LQR).

Conteúdos Programáticos

Electrónica Instrumental - Rectificadores. Semicondutores e transístores. Amplificadores. Filtros. Decomposição espectral; Teorema de Nyquist-Shannon; Aquisição de dados: Amostragem, Conversões A/D e D/A; Processamento de sinais.

Sistemas de Aeronaves - Generalidades sobre os sistemas de aeronaves. Sistemas eléctricos. Sistemas hidráulicos. Sistemas pneumáticos. Actuadores de superfícies de controlo. Sistemas de pressurização. Trem de aterragem. Sistemas de anti-gelo/degelo. Sistemas de emergência. Sistemas de combustível.

Controlo de Sistemas de Aeronaves - Transformada de Laplace e Função de transferência. Sistemas da primeira e da segunda ordem. Análise temporal e análise frequencial. Modelação no espaço de estado. Critérios de Estabilidade. Projectos de controladores PID e LQR.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas utilizam apresentações em PowerPoint. As aulas teórico-práticas são complementadas com a resolução de exercícios. Em pelo menos uma das aulas teórico-práticas é organizada um Seminário com especialista convidado. O modelo pedagógico é ainda reforçado pelo uso de plataformas digitais Moodle onde são disponibilizados os materiais de apoio.

Avaliação

Os elementos de avaliação da unidade curricular são classificados utilizando o intervalo [0, 20]. Avaliação contínua ou por exame final de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora.

São os seguintes os elementos de avaliação:
[P] Lista de 5 problemas (25%);
[T] Teste (75%);
[E] Exame final.

O aluno poderá escolher um de dois possíveis regimes de avaliação, em que a Nota Final [NF] é calculada da seguinte forma:
1) AVALIAÇÃO CONTÍNUA: NF = 0.25*P + 0.75*T
Se NF>= 9.5 ^ P>= 9.5 ^ T>= 8.0 então aluno Aprovado.

2) AVALIAÇÃO FINAL: NF = E
Se NF>= 9.5 então aluno Aprovado.

Bibliografia

R.C. Dorf, R.H. Bishop. Modern Control Systems, Pearson Publishing, 13th Edition, 2016.
R. H. Drake. Aircraft Electrical Systems, Hydraulic Systems, and Instruments, Literary Licensing, LLC, 2013.
B.D. Hahn, D.T. Valentine. Essential Matlab for Engineers and Scientists, 5th Edition, Butterworth-Heinemann, 2013.
A. Malvino. Electronic Principles, Career Education, 1998.
I. Moir, A. Seabridge. Aircraft Systems: Mechanical, Electrical and Avionics Subsystems Integration, Wiley, 2008.
H. R. Taylor. Data Acquisition for Sensor Systems, Springer, 2010.
S. Wang, M. Tomovic, H. Liu. Commercial Aircraft Hydraulic Systems, Academic Press, 2015.