2025

Processos de Fabrico

Nome: Processos de Fabrico
Cód.: EME13015L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Mecânica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes um contacto abrangente aos principais processos de fabrico de sistemas mecatrónicos, promovendo a compreensão teórica e prática necessária para a sua aplicação na engenharia. Esta unidade curricular permite: (i) Desenvolver uma compreensão dos aspetos teóricos dos principais processos de fabrico de sistemas mecatrónicos complementadas por exemplos práticos;
(ii) Capacitar os estudantes para a seleção criteriosa de processos de fabrico considerando os requisitos do produto. Estes objetivos contribuem para o desenvolvimento das competências técnicas fundamentais na área dos processos de fabrico.

Conteúdos Programáticos

1) Introdução: fundamentos teóricos para os processos de fabrico.
2) Processos tecnológicos de enformação plástica: complementos de enformação em massa e de chapa.
3) Processos tecnológicos de corte por arrombamento e puncionamento CNC.
4) Simulação numérica de processos de deformação plástica.
5) Maquinagem. Máquinas-ferramentas.
6) Processos de soldadura, brasagem e colagem.
7) Fundição.
8) Moldação e injeção de plásticos.
9) Software de simulação de processos de fabrico: estampagem, forjamento, injeção de plásticos, fundição.
10) Fabricação de compósitos.
11) Prototipagem rápida / modelação 3D.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e de aprendizagem desta unidade curricular estão estruturadas de forma a integrar teoria e prática, promovendo a aplicação direta dos conceitos em contextos teóricos ou simulados. As aulas teóricas utilizam apresentações em PowerPoint e vídeos ilustrativos para introduzir os fundamentos teóricos dos processos de fabrico estudados. São ainda realizados Questionários (Quizzes) de auto-avaliação em algumas das aulas teóricas. As aulas teórico-práticas são complementadas com exercícios, estudos de caso e a discussão de exemplos de aplicação do software especializado para simulação de processos de fabrico. Em pelo menos uma das aulas teórico-práticas é organizada uma visita de estudo a uma empresa da região, onde se possa ilustrar um dos processos de fabrico estudados. O modelo pedagógico é ainda reforçado pelo uso de plataformas digitais Moodle onde são disponibilizados os materiais de apoio.

Avaliação

Os elementos de avaliação da unidade curricular são classificados utilizando o intervalo [0, 20]. Avaliação contínua ou por exame final de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora.

São os seguintes os elementos de avaliação:
[P] Lista de 5 problemas (25%);
[T] Teste (75%);
[E] Exame final.

O aluno poderá escolher um de dois possíveis regimes de avaliação, em que a Nota Final [NF] é calculada da seguinte forma:
1) AVALIAÇÃO CONTÍNUA: NF = 0.25*P + 0.75*T
Se NF>= 9.5 ^ P>= 9.5 ^ T>= 8.0 então aluno Aprovado.

2) AVALIAÇÃO FINAL: NF = E
Se NF>= 9.5 então aluno Aprovado.

Bibliografia

[1] Jorge Rodrigues e Paulo Martins; Tecnologia Mecânica - Vol. I e II: 2010 Escolar Editora.
[2] J. R. Walker and B. Dixon; Machining Fundamentals: 2014 Goodheart-Weillcox Publisher.
[3] D. Gay; Matériaux Composites: 1991 Hermes.
[4] Marcelo F. S. F. de Moura, Alfredo B. de Morais, António G. de Magalhães; Materiais Compósitos - Materiais, Fabrico e Comportamento Mecânico: 2006 Publindústria.
[5] Donald F. Adams, Leif A. Carlsson and R.Byron Pipes; Experimental Characterization of Advanced Composites Materials: 2003 CRC Press, Boca Raton, USA.
[6] Rui Janela, Desenvolvimento de uma Fresadora CNC de 3 Eixos, Projeto de Mestrado em Engenharia Mecatrónica, 2023, Universidade de Évora.
[7] Pedro Prates; Estudo de processos de maquinagem aeroespacial de um estabilizador vertical, Projeto de Mestrado em Engenharia Mecatrónica, 2024, Universidade de Évora.

Equipa Docente